Câmara lança série de reportagens sobre a Regional 1; local recebe a 1ª edição do “Meu bairro, nossa Câmara”

29/05/2023 - Anna Regadas

A primeira edição do projeto será realizada no Marco Zero da Barra do Ceará, no próximo sábado, 3, a partir das 8h

A Regional 1 abriga belas paisagens, espaços de convivência, de cultura e de encontros da juventude, além de polos econômicos que movimentam o comércio da cidade. Mas quando se fala da região, a Barra do Ceará se destaca por ser considerado o berço histórico, onde se iniciou a colonização do Estado. Com quase 80 mil habitantes, o bairro foi escolhido para receber o lançamento do projeto “Meu bairro, nossa Câmara”. O encontro está marcado para o próximo sábado, 3 de junho, no Marco Zero, a partir das 8h.

Em sua primeira edição, o projeto da Câmara Municipal de Fortaleza, vai levar diversos serviços da Central da Cidadania, dentre eles, a emissão de bilhete único, carteira de estudante, carteira de trabalho e cartão do idoso. O evento também contará com atendimento ao eleitor, vacinação, atendimento ao trabalhador, espaço recreativo para criança, escolinha de trânsito da AMC e a Feira do Empreendedor.

A proposta é que por meio da oferta de serviços, seja realizada uma escuta e diálogo com a população em relação as demandas locais. O projeto, que tem como objetivo aproximar ainda mais a população do Parlamento, irá percorrer as 12 Regionais da Capital.

Nossa equipe preparou uma série de reportagens sobre a Regional 1, que serão publicadas ao longo desta semana. Nesta primeira matéria, vamos abordar as potencialidades da região no empreendedorismo, cultura, educação e saúde.

Sobre a Regional 1:

A Regional 1 abrange 5 territórios, e possui dez bairros compondo o seu espaço geográfico, são eles: Vila Velha, Jardim Guanabara, Barra do Ceará, Cristo Redentor, Pirambu, Carlito Pamplona, Jacarecanga, Jardim Iracema, Floresta e Álvaro Weyne. Segundo o censo de 2010 do IBGE, o bairro mais populoso é a Barra do Ceará, com 79.842 habitantes e o menos populoso é a Jacarecanga com 15.658.

Na educação, os alunos que moram na região são assistidos por 41 escolas públicas municipais, sendo 3 em Tempo Integral. Além de 19 Centros de Educação Infantil e 11 creches parceiras. Nesse ano, o prefeito José Sarto (PDT) anunciou um pacote de investimentos na ordem de R$ 358 milhões que visa ampliar ainda mais o atendimento da rede municipal de ensino na Capital, incluindo a Regional 1.

Na área da saúde, os moradores da Regional 1 contam com atendimento em 16 postos de saúde, no hospital Gonzaguinha da Barra e na UPA Cristo Redentor, que foi a primeira do Brasil a conquistar certificado nível máximo de acreditação, se tornando a única com o padrão de excelência, segurança e gestão.

Além da unidade de Acolhimento Mário Cleiton Marçal e do Hospital Infantil Filantrópico (SOPAI), a região também possui o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Dr. Airton Monte, (CAPS AD). Já quem busca atendimento no CAPS geral precisa se deslocar para o bairro vizinho, Monte Castelo, onde fica o Centro de Atenção Psicossocial Nise da Silveira.

A região também é expressiva comercialmente, tendo no Centro Fashion um polo econômico de moda da Capital que atrai turistas e comerciantes de diversos estados do Brasil. Localizado no bairro Jacarecanga, o shopping popular conta com quase 5 mil boxes e mais de 400 lojas. Na regional 1 também fica o Mercado dos Peixes do Vila do Mar e o Mercado do Carlito Pamplona.

Na área cultural, a Regional 1 abriga o primeiro Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte de Fortaleza (Cuca), criado em 2009. O equipamento, localizado na Barra do Ceará possui uma infraestrutura com salas multiuso, estúdios de rádio, música, TV e fotografia, salas de artes cênicas, teatro, cinema, ginásio poliesportivo, piscinas semiolímpica e infantil, quadra de areia, salas de artes marciais e biblioteca. A unidade oferta diversas atividades, desde práticas esportivas, cursos de artes (dança, teatro e música), cursos de formação (nas áreas de tecnologia, linguagens, ciência e educomunicação), além de oficinas e capacitações profissionalizantes, garantindo oportunidades para a juventude que reside na região.

Projeto “Meu Bairro, Nossa Câmara” – Regional I

• Local: Marco Zero – Rua Dr. José Roberto Sales