Operação Tira-Treco recolhe materiais de grande porte e evita formação de pontos de lixo em Fortaleza

31/03/2023 - Câmara Municipal de Fortaleza

A previsão é que durante todo o mês de abril, todas as regionais receberam o serviço, que acontece sempre nos finais de semana.

Com foco na prevenção de formação de pontos de lixo, a Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), está realizando a operação Tira-|Treco, que é uma iniciativa inédita de limpeza urbana. O início da operação aconteceu no sábado passado nos bairros da Regional 11, e no domingo (26/03), na Regional 5. Na ação foram recolhidos móveis e eletrodomésticos velhos e restos de materiais volumosos nas portas das residências e comércios, evitando o acumulo dos mesmos em vias públicas, rios e lagoas.

A Operação segue nos dias 1 e 2 de abril nas Regionais 10 e 8, ainda em caráter piloto. Conforme a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, a previsão é que durante todo o mês de abril, todas as regionais receberam o serviço, que acontece sempre nos finais de semana. Para a tarefa a Prefeitura está disponibilizando caminhões para a realização do serviço nos bairros. A operação se junta ao esforço da Gestão no sentido de reduzir os danos e alagamentos causados pela quadra chuvosa.

Conforme a gestão municipal, o caminhão Tira-Treco terá o itinerário iniciando pelas áreas de risco de alagamento mapeadas pela Defesa Civil de Fortaleza e pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). Durante a semana antes da atividade, as comunidades serão alertadas, por meio de um carro de som, sobre a chegada da Operação no bairro, comunicando os dias e horários.

Segundo o coordenador especial de Limpeza Urbana da SCSP, Thiago Mafra, a operação visa reduzir os materiais dispostos de maneira irregular nas ruas e principalmente em mananciais e canais, o que acaba causando alagamentos nessa época de chuvas. Ele pontua que o trabalho é muito importante também para evitar doenças, como as arboviroses.

Durante a Operação Tira-Treco, serão recolhidos móveis velhos, eletrodomésticos, pneus e outros materiais de grande porte. No caso dos entulhos, a responsabilidade é de quem o gera, seja pessoa física ou empresas construtoras. Os entulhos devem ser descartados em contêiner e posteriormente encaminhados para a destinação correta. Para os materiais que não estão incluídos na operação, a Prefeitura já realiza com frequência a chamada Coleta Especial Urbana, direcionada ao recolhimento de resíduos descartados de maneira imprópria.

Lixo domiciliar também não entra no material recolhido pelo caminhão Tira-Treco. Para isso, a Prefeitura mantém coleta sistemática três vezes por semana. Já eletroeletrônicos não são recebidos pela Prefeitura, uma vez que são classificados como resíduos perigosos e devem ser devolvidos à empresa de origem, que providencia a logística reversa do produto.

Ecopontos

Fortaleza já possui 90 Ecopontos em todas as Regionais, equipados exatamente para o recebimento de materiais volumosos, como também restos de podas e de entulhos, além de recicláveis. Com relação a esse equipamento, a Prefeitura oferece programas de benefícios para o munícipe que descartar os resíduos corretamente. Pelo Recicla Fortaleza, o fortalezense que levar resíduos recicláveis, ensacados e livres de restos de alimentos, para o Ecoponto mais próximo, pode ganhar desconto na conta de energia. Já o programa E-Carroceiro beneficia diretamente os carroceiros cadastrados que levam seus materiais até um ecoponto. Os resíduos também são pesados e o valor é convertido em crédito, em parceria com o Banco Palmas, a ser usado em comércios locais.

Foto: ASCOM/PMF