Legislativo entrega Medalhas do Mérito Jurídico aos advogados Cássio Felipe e Lucas Asfor

31/03/2023 - Anna Regadas

As homenagens foram propostas pelos vereadores Pedro Matos e Bruno Mesquita, e aprovadas por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa.

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou Sessão Solene, na manhã desta sexta-feira (31/03), para a entrega das Medalhas do Mérito Jurídico Municipal José de Albuquerque Rocha aos advogados Cássio Felipe Góes Pacheco e Lucas Asfor Rocha Lima. As comendas foram propostas pelos vereadores Pedro Matos (PL) e Bruno Mesquita (PL) por meio dos requerimentos n° 1904/2022 e nº 5579/2022. A solenidade foi comandada pelo presidente Gardel Rolim (PDT).

Para o vereador Bruno Mesquita, as honrarias prestigiam e congratulam duas grandes figuras da advocacia cearense. Ele destacou que o homenageado Lucas é dono de um currículo com vasta experiência. “Chamou atenção pela sua juventude, inteligência e respeito pelas pessoas. Dono de um currículo invejável e de uma vasta experiência. Razão de todo o seu empenho, nada mais justo o reconhecimento pela sua atuação no campo jurídico e é uma honra pra mim entregar essa medalha ao advogado Lucas”, ressaltou.

Pedro Matos declarou que os homenageados são ” ilustres juristas, incansáveis trabalhadores e empreendedores do direito, estudiosos da disciplina ao quais advogam. Ambos são para mim como faróis, são referências humanas e profissionais pelas quais me guio, pela ética, pela honestidade, pelo saber praticado com fraternidade e gentiliza a cada conflito e contraditório enfrentado. Fico feliz pela honrosa missão de reconhecer e homenagear dois nomes de inconfundíveis destaques por inteligência e humanidade e grandes atuantes do direito em seus territórios”.

Após a entrega da Medalha e do diploma da mesma, o advogado Cássio Felipe fez uso da palavra. “Dividir esse momento especial com você meu amigo Lucas traz um sentimento ainda maior de orgulho e gratidão. De início agradeço a Deus pelo dom da vida e pela oportunidade de compartilhá-la com minha família, esposa Liana, meus filhos Artur e Laís, e meus amigos. Agradeço com saudosa honra o meu pai, que sempre esteve comigo e suas preciosas lições serão sempre diretrizes nas minhas decisões. Devoto ainda a minha gratidão à minha mãe Rejane, que sempre incansável na proteção, formação e direcionamento dos seus filhos. Agradeço aos meus irmãos e aos meus familiares em nome da minha tia Edna aqui presente por todo amor, apoio e companheirismo de sempre”, declarou.

O segundo homenageado do dia, Lucas Asfor afirmou: ” É uma data que sem dúvida ficará marcado na minha história e para mim é uma satisfação, alegria e imensa honra dividir este momento com todos vocês. A outorga da medalha do Mérito Jurídico Municipal José de Albuquerque Rocha me enche de orgulho, primeiramente pelo nome que ela carrega consigo e o outro motivo é que recebedor desta medalha passo a figurar ao lado de grandes personalidades que assim como eu tiveram a honra de recebê-la como o ilustre desembargador Teodoro Silva e meu irmão Tiago Asfor, figuras de destaque no jurídico, que assim como o autor do nome dado à comenda, fazem do direito valiosa ferramenta em prol de uma sociedade mais justa e igualitária”.

Mesa de honra foi composta pelo presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Gardel Rolim (PDT), pelos autores da homenagem, vereadores Pedro Matos (PL) e Bruno Mesquita (PL), deputado federal Domingos Neto, presidente da OAB-Brasil, Beto Simonetti, presidente da OAB-Ceará, Erinaldo Dantas, desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará, Teodoro Silva Santos, Conselheiro do Tribunal de Contas do Ceará, Domingos Filhos, presidente do Centro de Estudos de Sociedades de Advogados, Secção do Ceará (CESA/CE), Tiago Asfor e representando o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cândido Albuquerque, a procuradora-geral da UFC, Janaína Castelo Branco.

Solenidade de entrega das medalhas do mérito jurídico municipal José de Albuquerque Rocha aos advogados Cássio Felipe Góes e Lucas Asfor Rocha Lima.

Perfil dos Homenageados

Cássio Felipe Góes Pacheco é advogado, graduado pela Universidade de Fortaleza, com especialização e mestrando em Gestão e Políticas Públicas pela Universidade de Lisboa. Foi Conselheiro Estadual (2016-2018) na Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará, onde desenvolveu relevantes serviços à advocacia e à sociedade cearense, fato reconhecido em condecoração outorgada pela instituição. No mesmo período, ocupou o cargo de membro efetivo da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-CE.

Em 2021, foi eleito para o mandato de Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, mandato 2022-2024, representando o Estado do Ceará. No âmbito da Justiça Eleitoral, em 2016, foi escolhido e nomeado pelo Presidente da República para o cargo de Juiz Titular do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Ceará, conquistando a posição de membro efetivo do Colégio Permanente de Juristas da Justiça Eleitoral. Também é sócio fundador do RWPV Advogados, escritório com notabilidade no âmbito nacional, intensificando a atuação, além do Direito Público/Administrativo e Eleitoral, com equipe especializada em Direito Empresarial/Societário, Tributário, Imobiliário e Ambiental.

Lucas Asfor Rocha Lima é graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceara (UFC), Especialista em Direito Administrativo pela Universidade de Lisboa (FDUL), Mestre em Ciências Políticas pela FDUL. Além de doutorando em Direito Processual Civil pela Universidade de São Paulo (USP).

Participou da delegação de observadores Internacionais da Transparência Eleitoral credenciada para acompanhar as eleições Presidenciais da Colômbia de 2022; foi auditor do Superior Tribunal de Asiática Desportiva do Futebol (STJD), por dois mandatos (2012-2020), e exerceu cargos de assessoramento jurídico e técnico na Secretaria de Turismo do Município de Fortaleza/CE (SETFOR) e no extinto Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceara (TCM/CE).

Em 2022, assumiu a presidência da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE), entidade vinculada à OAB-CE e que atua principalmente em ações assistenciais à classe advocatícia, para o biênio 2022-2024. Também é sócio-fundador do escritório Asfor Gomes de Matos Advogados Associados.

Foto: Érika Fonseca