Escola do Parlamento realiza palestra sobre ciência e arte no mundo acadêmico

31/03/2023 - Ana Clara Cabral

Palestrante fala da importância da criatividade e multiplicidades na sala de aula para uma aprendizagem fluida.

A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de Fortaleza (EPFor) realizou, nesta quinta-feira (30) a Roda de Conversa “Entre a ciência e a arte – experiências exitosas no mundo acadêmico”, conduzida pela professora e antropóloga Abda Medeiros. O evento, que aconteceu no formato online, foi voltado para estudantes em geral.

Ticiana Mota, coordenadora da Escola do Parlamento, falou sobre o objetivo do tema: “a ideia é pensar por meio da arte (o desenho) e da linguagem audiovisual (Podcast/Videocast) os usos das tecnologias e demais recursos de aprendizagem como ferramentas pedagógicas construtivas e reflexivas na construção do saber acadêmico reflexivo crítico e a arte comprometida com a diversidade entre humanos e não humanos, possibilitando, assim, encontros em salas de aula distantes da visão tradicional de ensino-aprendizagem para uma experiência fluida, lógica e criativa”.

“A gente vai mostrar aqui as possibilidades e as multiplicidades que o conhecimento pode nos oferecer mesmo dentro das ciências jurídicas”, disse a professora Abda Medeiros, que acredita que as ferramentas possibilitam uma sala de aula diferente do convencional, promovendo uma aprendizagem criativa e fluida. “A gente precisa de criatividade. A gente precisa de um rigor acadêmico, sim, mas a gente precisa permitir que a aprendizagem seja uma coisa que Rubem Alves coloca: ‘uma coceira nas ideias”, completou.

Abda Medeiros é antropóloga com pesquisas referentes às Cidades, Corporalidades, Culturas Juvenis, Musicalidades, aos Rituais, à Performance e ao Mercado. Atua também como Produtora Cultural na Associação Cultural Cearense do Rock (ONG). É membro da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) desde 2009. Já em 2019, passou a atuar no Programa de Estudos em Cultura Urbana, Audiovisual e Artes na Periferia (PROCURA na Periferia), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), especialmente na Universidade do Comum. Em dezembro de 2021, tornou-se docente da Faculdade Uninta-Fortaleza.