Pedido de CPI para investigar a Enel é destaque no Pequeno Expediente

30/03/2023 - Anna Regadas

Saúde, reforma de praça e solicitação de iluminação pública também foram assuntos destacados pelos parlamentares.

Apontando a insatisfação dos fortalezenses com a prestação dos serviços da Enel, o vereador Márcio Martins (PROS), durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 30, convocou os vereadores para assinarem o requerimento de sua autoria, que solicita a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a empresa.

“A insatisfação dos fortalezenses com a Enel é em todos os aspectos. Desde a cobrança abusiva, cortes arbitrários e a desorganização dos cabos instalados pela cidade. E o que estamos percebendo é que com o anúncio de saída da empresa da Capital, a população está sofrendo ainda mais com os desmandos, falta de respeito e a má prestação dos serviços. Então vamos começar a recolher assinaturas para a instalação de uma CPI nesta Casa a fim de investigar e cobrar da Enel que ela cumpra o seu papel”, ressaltou.

Equipamentos de esporte e lazer

Destacando a importância da manutenção dos equipamentos públicos de esporte e lazer para as comunidades, os vereadores Pedro Matos (PL) e Ronivaldo colocaram em pauta, respectivamente, a reforma da Praça Joana Darc, no bairro Vicente Pinzon e o pedido de iluminação pública na Areninha do Parque Dom Aloísio Lorscheider.

Pedro agradeceu a prontidão do secretário da regional 2, que atendeu ao requerimento do seu mandato e licitou a obra da praça do Vicente Pinzón. “Agradecer ao secretário, pois nos próximos 15 dias, a obra deverá ser iniciada. E a gente espera uma reforma que entregue para a população uma praça limpa, arborizada e com parque infantil para que a criançada possa aproveitar”, afirmou.

Já Ronivaldo reforçou a responsabilidade da Prefeitura de Fortaleza pela manutenção dos equipamentos públicos da cidade, inclusive daqueles que foram entregues pelo Governo do Estado, e aproveitou a ocasião para solicitar a iluminação da areninha do Parque Dom Aloísio Lorscheider. “Solicitar que a iluminação da areninha do parque possa funcionar plenamente. É necessário que seja religado os refletores que não estão sendo ligados”, pediu.

Saúde

O vereador Professor Enilson (Cidadania) esclareceu que o fechamento da emergência do Gonzaguinha da Barra possibilitou o aumento do número de cirurgias e de partos na unidade. O parlamentar destacou que mais da metade de atendimentos realizados pelo hospital eram de responsabilidade da atenção primária e afirmou que esses casos agora estão sendo direcionados ao posto de saúde da região. “Eles aumentaram 47 leitos de internação e me passaram documento demonstrando porque realmente fecharam a emergência. Então sabemos dos desafios da saúde mas antes de criticar é necessário que se analise as estatísticas e os dados”, ressaltou.

Dr. Vicente (PT) evidenciou o trabalho do secretário de saúde de Fortaleza, dr. João Borges e desejou as boas vindas ao novo titular da pasta, dr. Galeno Taumaturgo. “Não sei os motivos da sua saída, mas quero aqui agradecer ao dr. Borges pelo trabalho que ele iniciou e também desejar as boas vindas ao Galeno, que já foi secretário na gestão do Juraci e fez um grande trabalho. Se Deus quiser vai fazer um bom trabalho”, desejou.

Danilo Lopes (Avante) também repercutiu a saída do dr. João Borges da secretaria de saúde e afirmou que o gestor mesmo em pouco tempo fez um bom trabalho. O parlamentar afirmou que o novo secretário vai encontrar um cenário desafiador, citando a possibilidade de greve dos profissionais por conta da retirada de 8 horas da Educação Permanente.

Decisão do TRE – CE

A vereadora Professora Adriana Almeida (PT) repercutiu a decisão por unanimidade do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), pela improcedência da ação movida pelo ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT), que pedia a cassação da chapa do governador Elmano de Freitas. “A decisão ocorre ao entender que não há provas da prática da denúncia e esses que se dizem democratas deveriam respeitar o resultado das eleições”, afirmou a parlamentar, comemorando também a divulgação dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que registrou um crescimento de 4.330 empregos no Ceará.

Foto: Érika Fonseca