CPS anuncia resultado das eleições para Agentes de Cidadania e Controle Social

30/03/2023 - Câmara Municipal de Fortaleza

Eleição para agentes de cidadania e controle social - Foto: PMF

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Participação Social (CPS), anunciou nesta quinta-feira (30/03) o resultado das eleições para Agentes de Cidadania e Controle Social (ACCS) de Fortaleza, para o biênio 2023/2024. Ao todo, foram preenchidas 481 vagas para atuação em 39 territórios da cidade, que estão distribuídos nas áreas das 12 Regionais de Fortaleza. Participaram do processo 598 candidatos

A votação para os agentes de cidadania foi realizada pela primeira vez por meio das urnas eletrônicas, utilizando o mesmo banco de dados de eleitores do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). A parceria entre o órgão da Justiça Eleitoral e a Prefeitura de Fortaleza resultou na disponibilidade de mais de 200 urnas eletrônicas para o processo de escolha dos novos representantes do povo junto à administração municipal.

Puderam votar os cidadãos que comprovaram domicílio no município de Fortaleza, com idade igual ou superior a 16 anos, quites com a Justiça Eleitoral. A eleição teve início no dia 13 de março passado pela Regional 1, e foi concluída no dia 28, pela Regional 12. Cada dia, as urnas foram levadas para os locais de votação das 12 Regionais.

Os Agentes de Cidadania e Controle Social (ACCS) são membros da sociedade civil eleitos para representar o território no qual residem junto à Prefeitura Municipal de Fortaleza. Esses agentes atuam em busca de melhorias para suas comunidades, informando à gestão as reais necessidades da área. Para além de pleitear serviços e melhorias para os munícipes de Fortaleza, o papel dos agentes consiste em mobilizar e participar de fóruns territoriais e do planejamento dos trabalhos da gestão, por meio do Ciclo de Planejamento Participativo, ocasião em que são escolhidas as propostas prioritárias de cada território da cidade para análise na Câmara Municipal de Fortaleza.

Veja aqui o resultado das eleições

Foto: PMF