Piso da Enfermagem volta a ser debatido no Pequeno Expediente

29/03/2023 - Ana Clara Cabral

Vereador defende criação de Medida Provisória do governo federal para garantir o piso da categoria.

Na sessão ordinária desta quarta-feira (29), durante o Pequeno Expediente, o vereador Dr. Vicente (PT) defendeu a luta pelo piso salarial para os profissionais da Enfermagem: “o Congresso já aprovou o piso salarial e até hoje o Governo ainda não se definiu para pagar. São profissionais que estão ali na frente, dedicados ao paciente o tempo todo, trabalham às vezes em 2 ou 3 empregos para melhorar o rendimento. Quero que o presidente da República faça logo essa Medida Provisória dando o piso para a categoria”, disse.

Projeto Saúde Mental nas Escolas de Fortaleza

Pedro Matos (PL) usou a tribuna para dar ênfase ao projeto de indicação nº 441/23, de sua autoria, que sugere a criação do Programa Saúde Mental nas escolas do Município de Fortaleza, protocolado hoje.

O parlamentar justificou: “acho muito importante a gente pautar essa questão, principalmente nas escolas públicas. A gente tem visto alguns atentados ocorrendo Brasil a fora e em SP. É muito importante cuidar da saúde mental das crianças para evitar esse tipo de desespero. Irei dialogar com a Secretaria de Educação e de Saúde para futuramente melhorar a qualidade do ensino e saúde mental de toda a juventude”.

Audiência pública

O vereador Jorge Pinheiro (PSDB) repercutiu a audiência pública que aconteceu ontem, no auditório da Câmara Municipal, para debater a contribuição, a eficiência e a aplicação do Método de Ovulação Billings (MOB). A ocasião contou com a presença de representantes da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), Dr. Lino Alexandre e Dra. Débora Brito; também representando a SMS, Dra. Léa Dias, enfermeira articuladora da área técnica da saúde da mulher, representando os secretário João Borges; além da Lúcia de Fátima Studart Menezes e Lupércio Lemos de Menezes, coordenadores do Ministério Shalom de planejamento da família.

Dilma no Banco do Brics

Ronivaldo Maia parabenizou a ex-presidenta da República Dilma Rousseff, que assumiu a presidência do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), também conhecido como Banco do Brics. Na ocasião, ele fez uma crítica aos veículos de imprensa: “não tenho dúvida da capacidade de Dilma, até por ser economista. Mas a abordagem dos veículos de comunicação é vincular ao salário. Independente de quem exerce o cargo, a empresa paga a quem está lá”.

Mobilidade Urbana

Ronaldo Martins (Republicanos) pediu à Secretaria de Conservação que a situação da iluminação pública de Fortaleza seja melhorada. Ele citou a Av. do Aeroporto, Av. Paulino Rocha, Av. Silas Munguba e Av. da Abolição como exemplos e justificou: a falta de iluminação prejudica a visão dos motoristas, além de favorecer a prática de crimes”.

Ao final do pronunciamento, o parlamentar pediu mais atenção da Prefeitura aos buracos nas vias: “é preciso que haja colaboração entre os órgãos do Município e a Cagece. Me comprometo a buscar soluções para esses problemas da cidade. Vamos continuar trabalhando para uma Fortaleza mais iluminada e acessível para todos”.

A Adriana Nossa Cara protocolou um requerimento na Câmara Municipal de Fortaleza pedindo a retirada das catracas duplas nos ônibus da cidade, sugerindo que outra solução seja pensada para evitar que as pessoas “pulem a catraca”, usando o transporte público sem pagar a passagem. Ela ressaltou a dificuldade das pessoas utilizarem o novo equipamento: “tem gente que precisa passar pela catraca quatro vezes por dia”.

Já Adail Júnior (PDT), elogiou a evolução da mobilidade urbana da capital, desde a primeira gestão de Roberto Cláudio. “A gestão do prefeito Roberto Cláudio recebeu o prêmio da cidade que mais melhorou a mobilidade urbana do mundo. Aumentou a velocidade do transporte em 282% e Sarto está dando continuidade, com reformas nos terminais, wi-fi nos ônibus, entre outros”, concluiu.

Foto: Érika Fonseca