Parlamentares reforçam atuação integrada na prevenção de calamidades públicas

29/03/2023 - Adriana Albuquerque

Dentre os assuntos da plenária também foi destaque a violência sofrida por professores em sala de aula

Na plenária desta quarta-feira, 29, os vereadores destacaram a situação de munícipios cearenses com as fortes chuvas, sendo declarado estado de calamidade pública em cidades como Milhã e Senador Pompeu. O vereador Ronivaldo falou sobre o compromisso do governador Elmano de Freitas (PT) no auxílio as localidades afetadas pelas chuvas e que o momento reforça a importância de ações preventivas.

Ronivaldo citou os impactos do aquecimento global diante dos registros das chuvas no Ceará. O vereador ressaltou ainda os problemas enfrentados pelas grandes cidades com pontos crônicos de alagamento.

Em aparte o vereador Lúcio Bruno (PDT) chamou a atenção para a realização de um pacto envolvendo as três esferas de governo (Federal, Estadual e Municipal). O parlamentar falou da problemática envolvendo a Avenida Heráclito Graça, uma intervenção de drenagem que envolve recursos em torno de R$ 100 milhões e que afetaria a rotina de vários bairros da cidade. Uma obra, que segundo o vereador, é necessária mas precisa de apoio do Governo Federal e Estadual.

A vereadora Professor Adriana Almeida (PT) trouxe na tribuna a questão da violência praticada contra professores em sala de aula no país. Segundo ela, dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) coloca o país em evidência no ranking das agressões contra professores. Dentre os tipos de violência sofrida estão chutes, empurrões, mordidas, gritos, perseguição, roubo e ridicularizarão.

O pronunciamento colocou em destaque o caso de violência registrado na última segunda-feira, 27, na Escola Estadual Thomazia Montoro, em São Paulo, que vitimou uma professora e deixou outras quatro pessoas feridas.

Outro assunto de destaque no Grande Expediente foi o processo licitatório nº 8961/2023, que prevê verbas para publicidade e propaganda em Fortaleza. A temática foi apresentada no tempo da liderança da oposição, pela vereadora Priscila Costa (PL), que solicitou explicações sobre a aplicação dos recursos.

O líder do Governo na Casa, vereador Carlos Mesquita (PDT), falou da importância da atuação do parlamento no acompanhamento dos processo da Prefeitura e que diante da questão apresentada pela vereadora irá solicitar as informações sobre a licitação. Segundo o parlamentar, a licitação envolve a publicidade do município, não ficando restrita a uma área específica.

Pela liderança do Avante, o vereador Danilo Lopes destacou as demandas do profissionais da saúde, em especial, os seletitas da Odontologia. Segundo ele, a categoria tem desempenhado o mesmo trabalho de concursados e contratados das OSC, mas com um salário inferior. O parlamentar pediu uma atenção da gestão municipal para a situação, cobrando ainda a questão da educação permanente de 8 horas semanais acordada pelo então prefeito Roberto Cláudio.

Foto: Érika Fonseca