Indicação propõe criação de ambulatórios de fisioterapia esportiva na Rede Cuca

28/03/2023 - Câmara Municipal de Fortaleza

Segundo a proposta, os ambulatórios deverão ser equipados com os instrumentos necessários à prevenção e tratamento de lesões.

A vereadora Cláudia Gomes (PSDB) está propondo o projeto de indicação n° 1246/2022, que autoriza o Poder Público a criar ambulatórios de fisioterapia esportiva na Rede Cuca do município de Fortaleza. Segundo a proposta, os ambulatórios deverão ser equipados com os instrumentos necessários à prevenção e tratamento de lesões, tais como mecanoterapia, eletroterapia, crioterapia, cinesioterapia e acessórios complementares.

A unidade ambulatorial de fisioterapia esportiva consistirá em um espaço físico a ser instituída nos centros urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte. A criação dos ambulatórios de fisioterapia esportiva tem por objetivo: garantir o acesso a saúde aos praticantes de esporte; promover a atuação preventiva e curativa de atletas e praticantes de esportes da rede Cuca, a ser realizado pelo profissional de fisioterapia; planejar a rotina de exercícios para ajudar o atleta a retornar a função pré-lesão no local funcional.

E ainda: determinar a prescrição de exercícios de forma personalizada para melhorar as restrições de mobilidade; realizar métodos preventivos de lesões e a diagnóstico para atletas por meio de processos de triagens e exercícios; ajudar a alcançar o desempenho atlético de pico; realizar o acompanhamento do atleta. A parlamentar destaca que para alcançar esses objetivos, é fundamental a atuação de fisioterapeutas esportivos para a recuperação da saúde dos atletas.

“O Cuca é um equipamento muito voltado para a prática de atividades físicas, então, como fisioterapeuta eu entendo que é necessário que os praticantes das atividades tenham um acompanhamento profissional no local. Sabemos que muitas pessoas se lesionam durante a prática esportiva, sendo essa pessoa profissional ou não. Por isso, o fisioterapeuta é o profissional indicado para lidar com esses atletas, acompanhando a prática do exercício, ajudando no fortalecimento muscular e também ajudando a aumentar a performance esportivas desses atletas ou praticantes de atividade física. Eu acredito que esse projeto vai trazer muitos benefícios para os frequentadores do equipamento,” destacou a vereadora.

Foto: Érika Fonseca