Câmara concede o título de cidadão de Fortaleza ao professor Leonardo de Almeida Monteiro

27/03/2023 - Câmara Municipal de Fortaleza

Leonardo de Almeida Monteiro, nasceu no dia 22 de junho de 1974 na cidade de Barra do Piraí (RJ), é professor titular da UFC e pesquisador do CNPq.

A Câmara Municipal de Fortaleza, realizou Sessão Solene, nesta segunda-feira (27/03), no plenário Fausto Arruda para a entrega do Título de Cidadão Honorário de Fortaleza ao senhor Leonardo de Almeida Monteiro, atendendo ao Decreto Legislativo nº 1.084, de 08 de dezembro de 2022, oriundo do projeto de Decreto Legislativo 82/2022, de autoria do vereador Didi Maravilha (PMB), aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo vereador Stélio Frota (PDT), no ato representando o presidente da CMFor, Gardel Rolim (PDT).

Em sua saudação, o vereador Didi Maravilha disse que Leonardo Monteiro adotou o Ceará, “é uma pessoa que Deus colocou na minha vida, que gosta de ajudar o próximo e vem se dedicando a essa causa. Estive com ele numa ação junto ao Fujisan de doação de sangue, onde conseguiu unir várias pessoas e vejo que o Leonardo se preocupa muito com o próximo e isso pra mim é muito importante. Quero dizer que é de coração que estou falando. Me sinto honrado de entregar esse título a você. Eu vinha contando os dias e as horas para que isso acontecesse. Quero desde já falar que a Maçonaria vem fazendo um trabalho brilhante. Eu não conhecia muito esse lado dessa organização, mas depois que conheci Leonardo vi o que fez e vem fazendo pelo bem do próximo, quem se aproxima dele pode testemunhar isso”, argumentou.

Em seguida, o presidente do Procon, Wellington Saboia se pronunciou: “Ao receber esse título, você se torna de fato e de direito cidadão de Fortaleza. Sou daqueles que acredita que homenagem deve ser feita o mais breve possível e em vida. Quando nós podemos homenagear uma pessoa em vida, que ainda tem muito a dar a Fortaleza, lutar e promover a justiça social e trabalhar por uma sociedade mais igualitária, devemos fazê-lo para que se sinta reconhecida e querida e se motive ainda mais a trabalhar!” frisou.

Homenagem

Depois falou o presidente da Cruz Vermelha, Allan Damasceno e afirmou que em primeiro lugar vê que o amor e a filantropia é que movem as ações de Leonardo e seus pares. “Esse título faz justiça a sua trajetória,” afirmou. Ato contínuo, Leonardo de Almeida Monteiro recebeu o título de cidadão de Fortaleza das mãos do vereador Didi Maravilha e fez seus agradecimentos.

“Receber esse título é uma honra que vocês não tem ideia, pois é inigualável, não poderia estar mais grato a esse reconhecimento, e tenho certeza que a partir desse momento, além de me considerar fortalezense da gema, levarei esse título com muito zelo, orgulho e carinho. Quando eu vim à Fortaleza pela primeira vez, em 2010, estava concluindo meu doutorado na UNESP, e houve um concurso na UFC. Um professor me ligou perguntando se eu não teria interesse em vir, mas eu havia passado para a Seropédica, perto onde meus pais moravam. O concurso ocorreu, mas não teve inscritos e foi reaberto. O professor voltou a me ligar perguntando se não tinha interesse. Decidi vir a Fortaleza e conheci a universidade e me encantei. Vi que a reabertura das inscrições para o concurso tinha sido obra de Deus e então fiz o concurso e passei. O resultado saiu 22 de junho de 2010, dia do meu aniversário!,” pontuou.

Leonardo observa que a UFC é um orgulho para todos cearenses e uma das melhores universidades do Nordeste. “Além disso, trabalhar com esses jovens me motiva. Quando me mudei para Fortaleza, nunca pensei que seria tão bem acolhido. O povo de Fortaleza sabe acolher e tratar, essa cidade é maravilhosa. O Rio de Janeiro é lindo, é onde mora minha família, mas não troco. Senti o calor humano, aprendi a amar as tradições, a cultura e a história dessa cidade. Quero agradecer de coração a Câmara Municipal de Fortaleza, ao vereador Didi Maravilha que me concedeu essa grandiosa honraria. O que mais sinto é estar longe de meus pais e de minha família, mas temos uma missão a cumprir. Esse título é um reconhecimento não só do trabalho que venho fazendo, mas pela contribuição que temos dado a esse Estado. Continuarei com a minha missão de olhar para o lado, olhar para o próximo e fazer algo. Esse é o nosso compromisso e nossa responsabilidade!” finalizou.

A mesa solene foi composta pelo propositor da solenidade, vereador Didi Maravilha; Presidente do Procon Fortaleza, Wellington Sabóia; Presidente da Cruz Vermelha do Ceará, Allan Damasceno; Grão-Mestre Estadual Adjunto, Amaury Neves Marinho e pelo secretário de Administração do GOB/CE, Paulo Barbosa Alves Júnior.

Perfil

Leonardo de Almeida Monteiro, nasceu no dia 22 de junho de 1974 na cidade de Barra do Piraí —Rio de Janeiro. Filho da professora Maria das Dores Almeida Monteiro e do engenheiro metalúrgico Helio Antônio de Paiva Monteiro. E casado ha 8 anos com a fisioterapeuta e cearense Andressa Aguiar Paulino Monteiro. Tem uma filha de 15 anos, a Alycia Fernandes de Macedo Monteiro.

Leonardo Monteiro é Professor Universitário, graduado em Agronomia e Licenciatura Plena em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Mestre e Doutor em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP, campus de Botucatu (SP).

Em 2010, Leonardo Monteiro, prestou concurso para a Universidade do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Ceará (UFC) onde foi aprovado nos 2 certames, porém optou por assumir o cargo de Professor na UFC, por entender e acreditar no potencial educacional dessa instituição. Atualmente está como Professor Titular pela Universidade Federal do Ceará e é pesquisador do CNPq.

E autor dos livros Operação com Tratores Agrícolas e Prevenção de Acidentes com Tratores Agrícolas e Florestais, é Fundador e Coordenador do Labora terio de Investigação de Acidentes com Máquinas Agrícolas — LIMA. Foi Presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará no biênio 2015-2017, onde pode dar sua contribuição e conhecimento àquela instituição. Leonardo Monteiro ocupa atualmente o maior cargo da Maçonaria Cearense do Grande Oriente do Brasil do Estado do Ceará, intitulado Grão-Mestre Estadual.

Fotos: André Lima