Shopping Parangaba acolhe posto de coleta móvel do Hemoce até dia 25 de maio

24/03/2023 - Rochelle Nogueira

O posto de coleta estará no Piso L1 do centro comercial até o dia 25 de maio, de segunda-feira a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 13h às 20h.

Mais um posto de coleta temporário no Shopping Parangaba será inaugurado nesta segunda-feira (27) pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). Situado no Piso L1 do centro comercial, os voluntários poderão doar sangue e realizar o cadastro para doação de medula óssea. A nova unidade do equipamento, vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), funcionará até o dia 25 de maio, de segunda-feira a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 13h às 20h.

Vale ressaltar que esta é a segunda vez que o Hemoce instala um posto no local. De dezembro de 2021 a fevereiro de 2022, período em que o espaço ficou ativado, o hemocentro coletou mais de 1.150 bolsas de sangue e realizou 201 cadastros de medula óssea. O equipamento faz anualmente, ainda, coletas externas no empreendimento comercial com a unidade móvel.

“O shopping, além de reunir diversão e entretenimento, traz essa visibilidade sobre a importância da doação de sangue e de medula óssea, sensibilizando, aproximando e atraindo novos doadores. Nesse período em que buscamos preparar o estoque de hemocomponentes para o feriado de Semana Santa, principalmente. Nós agradecemos ao Shopping Parangaba por essa parceria que ajuda a salvar vidas”, destaca a diretora-geral do Hemoce, Luciana Carlos.

A ação faz parte do projeto Hemoce Perto de Você e tem como objetivo facilitar o acesso da população aos serviços da instituição. A iniciativa é realizada em parceria com o Instituto Pró-Hemo (IPH), responsável pela estrutura dos postos de coleta do hemocentro cearense.

O espaço adaptado possui capacidade para atender 50 voluntários por dia. Uma equipe de profissionais formada por médicos, enfermeiros e técnicos em Enfermagem fica disponível no local.

Além de atender às solicitações da população residente na região e dos seguidores das redes sociais do Hemoce, a escolha do empreendimento foi movida também pela parceria com o Shopping Parangaba e a quantidade de público que passa diariamente pelo espaço – de 15 a 20 mil pessoas.

Requisitos para doação de sangue

Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter de 16 a 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento padrão assinado por pais ou responsável legal.

Na capital cearense, além do posto de coleta no Shopping Parangaba, a população também pode doar na sede do Hemoce, na Av. José Bastos, 3390 – Rodolfo Teófilo; no posto de coleta da Praça Carlos Alberto Studart Gomes (Praça das Flores), na Av. Desembargador Moreira, s/n – Aldeota; e na unidade do Hemoce no Instituto Dr. José Frota (IJF), na Rua Barão do Rio Branco, 1816 – Centro.

Os voluntários podem agendar um horário pelo site ou pelos telefones de contato. Em Fortaleza, os doadores podem ligar para (85) 3101-2305 ou (85) 99681-7597 – WhatsApp.

Serviço:
Posto de coleta do Hemoce no Shopping Parangaba
Local: Piso L1 do Shopping Parangaba (Rua Germano Franck, 300 – Parangaba – Fortaleza)
Data: segunda-feira (27), às 10h
Atendimento: segunda a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 13h às 20h.
Agendamento de doações ou pelos telefones (85) 3101-2305 e (85) 99681-7597 (WhatsApp)

Com informações do Governo do Estado do Ceará.