Câmara Municipal realiza Sessão Solene em homenagem à Associação Pestalozzi de Fortaleza

23/03/2023 - Câmara Municipal de Fortaleza

Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos, integrante da rede Pestalozziana no Brasil. Foi fundada em 10/03/1956, com o objetivo de atuar na defesa dos direitos das pessoas com deficiências.

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta quinta-feira (23/03), Sessão Solene em homenagem Associação Pestalozzi de Fortaleza, por seu relevante esforço assistencial às pessoas portadoras de deficiência. A solenidade foi proposta pelo vereador Professor Enilson (Cidadania) através do requerimento 7254/2022, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. O próprio autor do requerimento presidiu a Sessão, no ato representando o presidente da Câmara Municipal, Gardel Rolim (PDT)

Em sua saudação aos presentes e aos homenageados, o vereador Professor Enilson afirmou ser com muita alegria que presta a homenagem, “Fui procurado por uma jovem que me falou que a Associação Pestalozzi comemorou 67 anos. Eu nunca estive presencialmente lá, mas acompanhava seu trabalho, apesar de ser pai de autista. Meu filho primogênito de 14 anos é meu orgulho. Sua chegada abriu um mundo pra mim. No início, a gente fica temeroso, entramos num mundo desconhecido ao receber esse presente de Deus. Até hoje, o autismo não é conhecido pela grande maioria da sociedade, criam-se paradigmas, preconceitos. Pela ignorância cria-se o temor. Mesmo com tantas entidades, a sociedade peca pela ignorância”, frisou.

“Aqui na Câmara, estamos fazendo um movimento, na Legislatura passada tínhamos o vereador Márcio Martins que começou um movimento pelas pessoas com deficiência. Mas nessa Legislatura agora, temos mais três vereadores pais de autistas, Bruno Mesquita, Eudes Bringel e eu, Nesse mês instalamos, pela primeira vez na história da Casa, a Frente Parlamentar em Defesa do Autismo. Vamos fazer um mutirão para que todos projetos que estejam nessa casa falando de deficientes e autistas sejam aprovados. Também faremos uma cartilha para chegar essa informação para todos. Para isso, vamos precisar dos movimentos e associações que trabalham nesse segmento. Queremos facilitar para a sociedade esse acesso,” pontuou.

O vereador disse que seu filho é campeão de matemática, e conseguiu vencer e superar as dificuldades, com estimulação precoce e acompanhamento especializado, “por isso não poderia deixar de homenagear a Associação Pestalozzi, que deu o pontapé inicial no cuidado das pessoas com deficiência. Mas temos muito trabalho ainda pela frente e temos que continuar lutando. Vocês trouxeram essa luz, abraçaram as famílias. Não há limites para esses anjos. Muito me alegra e fico muito feliz pelo trabalho que realizam. Deus abençoe vocês, os pais, os benfeitores, a Associação Pestalozzi! Muito obrigado!”

Homenagens

Em seguida, foram feitas as homenagens da noite, com a entrega de certificados para as seguintes personalidades: Nirla Tais Machado Lima, que atua há 23 anos na Associação, é pedagoga; Ana Fabíola Moura Dias, professora, psicopedagoga, 15 anos atuando na educação especial; Maria Abigail Melo, pedagoga, professora da Associação Pestalozzi, palestrante, 25 anos atuando na Associação; Farlianny da Silva Magalhães, aluna da Associação Pestalozzi, foi candidata a vereadora em 2016.

Em nome dos homenageados falou Nirla Tais Machado Lima. “É Com imensa alegria e gratidão que externo meu contentamento pela homenagem à Associação Pestalozzi de Fortaleza, por seus 67 anos. Diante diante desse momento faz-se necessário trazer algumas memórias. Em 1956, uma mulher teve uma visão de futuro. Eunice Barroso Damasceno, vendo a dificuldade dos pais terem seus filhos com deficiência serem atendidos nas escolas, começou um movimento e participou da criação da a associação nacional das Associações Pestalozzi. Esse foi o primeiro movimento criando para pessoas com deficiência no Brasil”.

“Antigamente as pessoas com deficiência eram deixadas a margem da sociedade, sem voz e sem vez. Eunice já defendia igualdade de oportunidades para elas. Ela convenceu ad famílias a deixarem seus filhos saírem do confinamento e para serem inseridos na sociedade, criou-se o Instituto Pestallozi e depois tornou-se Associação. Hoje temos 330 beneficiados que entram com zero ano e saem quando querem,” destacou

“As famílias são atendidas e é trabalhada a autonomia dos nossos alunos, recebemos apoio, mas o recursos é escasso e há atrasos, e só atende 15% das nossas necessidades. Mesmo com as dificuldades continuamos em frente. Reconhecemos o trabalho de quem veio antes de nós. Faço uma solicitação ao vereador Professor Enilson, que em seus projetos emendas, ações e propostas possa acolher nossa casa, nossas famílias e nossos beneficiados, reconhecendo seus direitos legítimos como cidadãos e que um dia possamos retornar a essa casa, sendo reconhecida pelas demais autoridades constituídas. Porque o nosso lema é “Nada sobre nós, sem nós!” concluiu.

A Mesa Solene foi composta por André Marinho, secretário-executivo da Juventude do Governo do Estado; Nila Tais Machado Lima, vice-presidente e diretora administrativa da Associação Pestalozzi de Fortaleza; Ana Fabíola Moura Dias, coordenadora da Associação Pestalozzi de Fortaleza e a professora Maria Abigail Melo Lima.

Associação Pestalozzi

A Associação Pestalozzi de Fortaleza é uma entidade de assistência social, localizada na Rua Barão de Aracati, numeração 696, no Bairro Meireles. Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos, integrante da rede Pestalozziana no Brasil. Foi fundada em 10/03/1956, com o objetivo de atuar na defesa dos direitos das pessoas com deficiências intelectuais e múltiplas e TGO (Transtornos Globais do Desenvolvimento) e oferecer serviços especializados em assistência social, educacional, de saúde, trabalho, esporte, cultura e lazer.

Dentre os diversos serviços prestados, podemos citar o atendimento clínico, pedagógico, os serviços de fonoaudiologia, musicoterapia, fisioterapia, além das rodas de conversas, debates e palestras, tendo sempre em vista a conscientização e melhoria da qualidade de vida das pessoas portadoras de deficiência.

Fotos: André Lima