Comissão recebe secretário e técnicos da Saúde para apresentação do relatório do último quadrimestre de 2022

22/03/2023 - Ana Clara Cabral

Na ocasião, foram apresentados os destaques e principais desafios do período.

A Comissão de Saúde e Seguridade Social recebeu na Câmara Municipal, na manhã desta quarta-feira (22), o secretário Dr. João Borges e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde para a prestação de contas do último quadrimestre de 2022. Ao final de cada tema abordado, os parlamentares puderam aprofundar mais as discussões, sugerindo melhorias.

Na ocasião, Dr. João Borges declarou: “apesar de estarmos à frente da Secretaria desde janeiro, ficamos honrados de compartilhar as ações da SMS. O prefeito tem nos ajudado muito e acredito que logo devemos começar a mostrar resultados positivos da nossa gestão”.

Ainda, o secretário pontuou que passamos agora em março por um dos meses mais críticos para a saúde, por questões de demandas da quadra chuvosa e arboviroses. “Nossa equipe é sempre muito atenta e preocupada. Esse momento é um dos mais cruciais e sabemos que na saúde as pessoas não podem esperar”, disse.

Carmem Cemires, coordenadora de Planejamento e Governança (Coplag) da SMS, enfatizou a transparência, visibilidade, fiscalização, avaliação e controle da gestão da Saúde como objetivos da ocasião.

Ela apresentou as diretrizes que guiam o Plano Municipal de Saúde 2022-2025 e listou os destaques no período:

• Fila de hemodiálise controlada;
  • Fila de cardiologia pediátrica controlada;
  • Redução de 30.000 pacientes na fila de US abdominal total;
  • Fila de transplantes hepático, renal e córnea controladas;
  • Fila de consulta para cirurgia em urologia pediátrica reduzida em 97% em 5 meses (1.400 para 38);
  • Redução de quase 10.000 na fila de RX Tórax;
  • Fila de cirurgia otorrinolaringológica pediátrica controlada;
  • Realização de 4.338 cirurgias eletivas no Hospital Universitário Walter Cantídio – HUWC, com destaque para hernioplastias e colecistectomias;
  • Fila de consulta para oftalmologia geral reduzida em 10.000 pacientes, em 2 meses de qualificação;
  • Fila de cirurgia urológica pediátrica controlada;
  • Redução de 53.000 pacientes na fila de ECG;
  • Planejamento de novos fluxos e protocolos para as especialidades médicas ofertadas.

E citou os principais desafios:

• Fortalecer o monitoramento da oferta das agendas pelos prestadores da rede própria, filantrópica e privada;
  • Qualificar e reduzir os encaminhamentos para a atenção especializada;
  • Ampliar o poder microrregulatório da APS e, gradativamente, ofertar o máximo de agendamentos diretos no território;
  • Reduzir filas em um cenário de restrição financeira;
  • Avançar no processo de monitoramento das instituições pelas Comissões de Acompanhamento de Contratualização – CAC instituidas;
  • Buscar a revisão da Programação Pactuada Integrada PPI de Referência e/ou o cofinanciamento estadual.

Participaram da apresentação os técnicos Helena Guerra, da Coordenadora de Regulação, Avaliação, Controle e Auditoria das Ações e Serviços de Saúde; Anamaria Cavalcante e Silva, da Coordenadora de Educação em Saúde, Ensino, Pesquisa e Programas Especiais; Nélio Morais, Coordenador de Vigilância à Saúde; Erlemus Soares, Coordenador de Redes de Atenção Primária e Psicossocial; Luziete Furtado, coordenadora de Redes Pré- Hospitalar e Hospitalar; Nívia Tavares, coordenadora da Assistência Farmacêutica; Camille Calheiros Coordenadora Administrativa; além de Carmem Cemires, coordenadora de Planejamento e Governança (Coplag).

Foto: JL Rosa