Programa de Pesquisa da UFC oferece avaliação e Pilates gratuito para pessoas com dores lombares

21/03/2023 - Câmara Municipal de Fortaleza

Através de um projeto de pesquisa do Programa de Pós-Graduação do curso de Fisioterapia, da Universidade Federal do Ceará (UFC), está sendo disponibilizada uma avaliação para pessoas com dor na lombar e Pilates gratuito. A pesquisa está sendo desenvolvida no Laboratório de Pilates Clínico, pelo Mestrado em Fisioterapia e Funcionalidade da UFC.

Segundo Victor Bruno, aluno de mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Fisioterapia e Funcionalidade Humana, que está a frente da pesquisa, a ideia do projeto atual se inspirou no projeto anterior, que tratou 132 pacientes, baseados nos exercícios do método Pilates. Ele ressalta que o objetivo é investigar a qualidade de movimento dentro de alguns exercícios do método Pilates em participantes com dor lombar crônica; avaliar o grau de ativação muscular de alguns grupos musculares e observar como a dor se comporta entre cada exercício

A pesquisa será concluída, de acordo com Victor Bruno, quando for completado o número máximo de participantes, ou seja, 40. Por dia, são atendidas duas pessoas. Para que a pesquisa obtenha sucesso é importante a divulgação para pessoas que sintam dor lombar e que tenham dificuldade de ter atendimento na rede pública ou privada. Para participar da pesquisa, a pessoa deve preencher alguns critérios, tais como: ter entre 18 e 60 anos de idade e sentir dor na lombar por mais de 3 meses.

Os interessados devem manter contato pelo número (85) 98237-7706 (por WhatsApp ou ligação).

Foto: UFRN