CMFor celebra programa Unidade Amiga da Primeira Infância em lançamento de livro

21/03/2023 - Adriana Albuquerque

A obra apresenta as ações e os resultados alcançados na Unidades de Atenção Básica de Saúde de Fortaleza voltados para a primeira infância

Fortaleza ao longo dos últimos seis anos vem fortalecendo as ações na atenção básica voltadas para a primeira infância. No reconhecimento desse trabalho, a Câmara Municipal de Fortaleza lançou nesta terça-feira, 21, o livro “Unidade Amiga da Primeira Infância – Ineditismo de Fortaleza para o Fortalecimento da Puericultura”, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. A publicação retrata a mobilização de gestores e profissionais da saúde no fortalecimento da atenção básica nos primeiros anos de vida da criança, começando na gestação.

O presidente da Câmara, Gardel Rolim (PDT), destacou a importância de reconhecer os resultados alcançados pela cidade na efetivação de políticas públicas voltadas para a primeira infância, fortalecendo o papel do Legislativo na construção de projetos voltados para o programa. O parlamentar ressaltou a aprovação do Marco Regulatório da Primeira Infância na Capital em 2020 e a produção do livro em parceria com a Casa do Povo. “Tenho a oportunidade de lançar esse livro, que ficará gravado na história do povo de Fortaleza. Ele marca essa história que foi construída para a primeira infância”, falou.

“A nossa cidade passa a ser referência nacional para a primeira infância. Quero aqui dedicar um parabéns muito especial para todos que se dedicam a construir essa política”, evidenciou. O presidente Gardel Rolim falou sobre a importância de estimular novas publicações voltadas para ações inovadoras e que tem alcançado resultados positivos na melhoria da qualidade de vida da população.

A coordenadora do Programa Unidade Amiga da Primeira Infância, Gerly Anne Nobrega, evidenciou os impactos da atenção durante a gestação e pós-natal, no desenvolvimento da primeira infância, trabalho retratado no livro “Unidade Amiga da Primeira Infância – Ineditismo de Fortaleza para o Fortalecimento da Puericultura”. “O livro conta toda a trajetória do UAPI e estimula os profissionais, mostrando que a puericultura é uma coisa simples de ser resolvida e de ser realizada”, destacou.

O livro celebra a consistência da política da primeira infância em Fortaleza, como destaca a coordenadora da Primeira Infância de Fortaleza, Angélica Leal. “Uma política inédita no Brasil, com uma repercussão positiva sobre a consistência da política, com um livro feito em parceria com a Câmara, que vai inspirar outros municípios”, apontou.

Programa Unidade Amiga da Primeira Infância

Planejado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o programa UAPI (Unidade Amiga da Primeira Infância) fortalece o atendimento de puericultura, compreendido como perspectivas de cuidado preventivo e de educação em saúde para a promoção de uma infância saudável. As ações englobam diversas medidas para garantir o desenvolvimento neurológico, cognitivo, psicomotor e emocional voltado para a Primeira Infância.

As UAPS (postos de saúde), que aderem ao programa passam por uma avaliação diante dos atendimento realizados dentro dos primeiros mil dias de vida das crianças atendidas pela unidade. E conforme os resultados são consideradas amigas da primeira infância e receberam certificação concedida pela Sociedade Cearense de Pediatria – SOCEP juntamente com a Associação Brasileira de Enfermagem – ABEN –CE. O programa recebeu apoio e assessoria técnica do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, com a elaboração de metodologia e sistematização, descrevendo os passos a serem seguidos dentro da iniciativa.

O momento contou com a presença dos vereadores Léo Couto (PSB), Ronivaldo Maia (sem partido), Fábio Rubens (PSB), Kátia Rodrigues (Cidadania), Didi Maravilha (PMB), Adriana Gerônimo (PSOL), Estrela Barros (Rede), Márcio Martins PROS), Iraguassú Filho (PDT), Júlio Brizzi (PDT), Lúcio Bruno (PDT); do secretário de Saúde do Município, João Borges; o secretário-adjunto de Educação, Jefferson Maia; o presidente do Iprede, Sulivan Mota; o chefe do escritório do Unifec Fortaleza, Rui Aguiar; a coordenadora da Primeira Infância, Angélica Leal; a coordenadora de políticas públicas Sociedade Cearense de Pediatria, Jocileide Sales Campo; a ex-primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra; e a diretora financeira da Aben/CE, Camila Salustiano.

Fortaleza, CE. 21.03.2023: Câmara Municipal de Fortaleza lança o livro Unidade Amiga da Primeira Infância - Ineditismo de Fortaleza para o Fortalecimento da Puericultura. O evento foi realizado no Auditório Ademar Arruda e contou com a presença de Gar

Foto: Mateus Dantas