Câmara Municipal realiza Sessão Solene para celebrar o Dia do Artesão

21/03/2023 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta terça-feira, 21 de março, Sessão Solene para celebrar o Dia do Artesão, que transcorreu no dia 19 de março. A solenidade foi proposta pelo vereador Márcio Martins, através do requerimento 11/2022, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo vereador Márcio Martins, em nome do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Gardel Rolim (PDT).

O vereador Márcio Martins fez a saudação aos presentes e aos homenageados da noite. Segundo ele, existe uma fala do Papa Francisco que a política usada da forma correta é um dos maiores instrumentos de caridade. “Se cada um fizesse seu trabalho, quantas e quantas vidas estariam sendo transformadas? E isso, nós aqui buscamos fazer todos os dias,” argumentou.

“Sou autor da lei que criou o Dia Municipal do Artesão e o artesanato está presente em todas as eras da evolução do homem. O homem sempre teve que fazer artesanato em todas as fases da vida, e ainda hoje no mundo tecnológico o artesanato continua a fazer parte de nossa vida. Nunca digam que o artesanato está incluso apenas na arte. Sejam bem claros e digam que o artesanato faz parte de uma cadeia econômica”

“Confesso que desde crianças sempre admirei as mais diversas artes, mas sempre me desempenhei mal em tudo que tentei na ´área artística, mas queria trabalhar na arte e então fui ser produtor. Hoje, estamos tornando público e imortalizando essa data, para que quando vocês replicarem isso nas suas redes sociais, as pessoas saibam que os artesãos são reconhecidos. Essa é a terceira vez que realizo essa sessão e comigo o artesão terá sempre voz e vez”, pontuou.

Homenagens

Em seguida, foram feitas as homenagens da noite com a entrega de certificados para: Oxente Feira Criativa, representada pela senhora Andressa Martins Rebouças; Feira Artes do Ceará, representada pela senhora Angelice Custódio; Feirinha Feliz, representada pela senhora Fábia Pereira; Empresa Catarina Mina, representada pela senhora Celina Cavalcante; Verônica Vieira dos Santos; Francisca Aldenice de Sousa Félix; Maria Helena Angelina Monteiro, Oguicleide Moreira da Silva, representada pela senhora Conceição Marques.

E ainda: Transformarte – “Feirinha do Jardim América”; Auê Feira, representada por Bruno Valente; Federação das Cooperativas e Associações de Artesãos do Ceara- FECARCE, representada pela senhora Angelice Custódio; Chamego Feira, representada pela senhora, Eliziane Lima da Silva; Feirinha da DN, representada por Janderson Iran Martins Pereira; Feira Zen, representada pelas senhoras Vitória Sam, Valeria Soares, Cristina Porto; Feira do sol, Vitoria Sam, Valeria Duarte e Cristina Porto;

E por fim: Edismar Arruda da Silva; Antônio Jader Pereira dos Santos (Dim Brinquedim); Feira das Mulheres Empreendedoras do Aracapé, representada pela senhora Rafaele Gurgel; Feira Chama as Amigas, representada pela senhora Fátima Sousa; Feira do Empreendedor da Câmara Municipal de Fortaleza, Marias empreendedorismo feminino, representada pela senhora Glautenis Sousa da Cunha

Em nome dos homenageados falou Celina Cavalcante, que iniciou sua fala dando parabéns a todos artesãos e artesãs, principalmente as mulheres que luta pelo artesanato cearense. “O artesanato é um lugar de trabalho, artesanato é importante para a cultura e geração de renda e riqueza. Fico feliz em ver tantas feiras, tantas redes tantos coletivos. Quando conversamos com os artesãos vemos o entusiasmo de participar dessas feiras. Quero dar os meus parabéns às pessoas que estão movimentando esse mercado”, ressaltou. Falou, ainda, a artesã Aldenize.

A Mesa solene foi composta por: Secretário-executivo de Planejamento e Gestão Interna da Proteção Social, Sandro Camilo, representando neste ato, o Exmo. Governador do Estado do Ceará, Elmano Freitas; Coordenadora de Desenvolvimento do Artesanato/CeArt, Patricia Liebmann; Lennon Martins Sousa, Articulador da Célula de Patrimônio e Material, Representando a SECULTFOR; Angelice Custódio, Presidente da Federação das Cooperativas e Associações de Artesãos do Ceará; Elano Guilherme, ex-Presidente do Sindicato das Confecções.

Dia do Artesão

Trata-se de uma data importante para homenagear todos os profissionais que se dedicam, com afinco e satisfação, à arte de produzir as mais belas peças de artesanato em cerâmica, cera, tecido, palha, madeira, entre outras. Originada do termo bíblico “tekton”, a palavra artesão significa pessoa que trabalha com as mãos, assim como São José o fazia.

Naquele tempo, o trabalho em madeira era artesanal e, como o santo era um marceneiro artesão, tornou-se o padroeiro dos artesãos. Daí a data ser comemorada, todos os anos, em março, no dia 19, Dia de São José. Atualmente, esses profissionais, homens e mulheres, artesãos e artesãs, são divididos em algumas categorias – dentre elas, o artesão-artista e o artesão semi-industrial.

Segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no Brasil, mais de 8 milhões de artesãos e artesãs desenvolvem suas atividades em nível comercial. Quem investe nessa profissão tem muitas chances de alcançar o tão almejado sucesso profissional. Entretanto, a capacitação profissional é fator-chave para que artesãos e artesãs sejam bem-sucedidos tanto no mercado nacional como no internacional.

Foto: André Lima