Proposta sugere criação do Censo Municipal de Pessoas Surdas ou com Deficiência Auditiva

17/03/2023 - Adriana Albuquerque

No Brasil, há mais de 10,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva e entre os brasileiros, 2,3 milhões têm deficiência auditiva severa

O vereador Jorge Pinheiro (PSDB), em proposta apresentada na Câmara Municipal, trata sobre a criação do Censo Municipal de Pessoas Surdas ou com Deficiência Auditiva. O indicativo nº 145/2023, tem como objetivo a identificação, mapeamento e o cadastrado do perfil de pessoas surdas ou com deficiência auditiva, para a elaboração de políticas públicas voltadas ao atendimento das necessidades especiais dessa população.

Conforme o projeto o Censo Municipal de Pessoas Surdas ou com Deficiência Auditiva deverá conter as seguintes informações:

• I — dados quantitativos sobre os tipos e graus de deficiências encontrados e sua distribuição por bairro;
  • II — dados quantitativos sobre faixa-etária, escolaridade, renda e participação em programas sociais;
  • III — dados sobre as políticas desenvolvidas pelo Poder Executivo Municipal voltadas para acessibilidade e inclusão de pessoas surdas ou com deficiência auditiva.

As estatísticas levantadas pelo Censo Municipal de Pessoas Surdas ou com Deficiência Auditiva serão divulgadas na página eletrônica da Prefeitura Municipal de Fortaleza. O Censo Municipal de Pessoas Surdas ou com Deficiência Auditiva deverá contar com mecanismo de atualização mediante autocadastramento. A coordenação do programa criado por esta lei ficará a cargo da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social.

“A presente propositura tem como objetivo a criação do Cadastro Municipal de Pessoas Surdas ou com Deficiência Auditiva, como forma de constituir uma ferramenta que norteie as ações do Poder Público Municipal no cuidado às pessoas surdas ou com deficiência auditiva. No Município de Fortaleza, a Lei 10.668 que consolidou toda a legislação municipal relativa a pessoas com deficiência, sem deixar de dispor sobre as responsabilidades do próprio poder público de garantir a efetivação de políticas públicas voltadas para esse segmento”, justificou Jorge Pinheiro.

O vereador reforça que para elaborar uma política universal voltada para os direitos da pessoa com deficiência, é necessário que o poder público realize um levantamento de informações e traçar assim o perfil socioeconômico, epidemiológico e até mesmo geográfico do segmento. “Desse modo, esperamos construir uma ferramenta poderosa para nortear a atuação da administração”, pontuou.

Dados de 2019, publicados pela EBC/Brasil, alertam para os números que envolvem a deficiência auditiva no Brasil e no mundo segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

• no Brasil, há mais de 10,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva;
  • entre os brasileiros, 2,3 milhões têm deficiência auditiva severa;
  • a surdez atinge 54% de homens e 46% de mulheres;
  • 57% dos surdos têm 60 anos ou mais;
  • apenas 9% dos deficientes auditivos nasceram com essa condição;
  • entre os participantes da pesquisa, 87% não utilizam aparelhos auditivos;
  • até o ano de 2050, estima-se que mais de 900 milhões de pessoas no mundo poderão desenvolver surdez.

A proposta aguarda apreciação na Comissão de Constituição e Justiça sob a relatoria da vereadora Priscila Costa (PL).

Foto: Érika Fonseca