Câmara Municipal realiza Sessão Solene em homenagem aos 75 anos do Sistema Fecomércio

17/03/2023 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo (Fecomércio-CE) foi fundada em 1948, no Ceará, pelo empresário Clóvis Arrais Maia.

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou Sessão Solene, nesta sexta-feira (17/03), em homenagem aos 75 anos da Fecomércio/SESC/SENAC, atendendo o requerimento 0084/2023, de autoria do vereador Eudes Bringel (PSB), aprovado por unanimidade pelo plenário do Legislativo. A solenidade foi presidida pelo vereador Eudes Bringel, em nome do presidente da Câmara Municipal, Gardel Rolim (PDT).

Em sua saudação aos presentes, o vereador Eudes Bringel, falou que mesmo em um momento tão difícil, devido a perda de uma irmã, não poderia deixar de fazer uma homenagem tão justa. “Vejo aqui pessoas de várias entidades prestigiando essa noite. Quero destacar a importância da Fecomércio para o Ceará. Com 75 anos, continua firme, forte e crescendo, porque é bem gerida, o Luiz Gastão está há 25 anos a frente dela e ninguém não fica a tanto tempo em um cargo se não tiver bem servindo ao povo. O Sistema serve muito à sociedade, muitas vezes os programas sociais do governo não alcançam alguns locais, mas os programas do sistema Fecomércio chegam”, disse.

“A Fecomércio tem grandes projetos, como a EJA, a Faculdade do Senac, restaurante popular. Eu acredito muito que o reconhecimento deve ser feito em vida. Lógico que ao homenagearmos os que já foram, vai ficar marcado para a família. Tenho um grande exemplo na minha família, o meu avô Solário, que em Iguatu realizou muitos trabalhos em prol da população, por isso quis ser vereador para fazer o mesmo. O SESC, o SENAC e a Fecomércio fazem a diferença na vida do povo cearense. Parabéns a todos vocês que fazem a Fecomércio!”, pontuou

Em seguida, falou o Secretário de Trabalho do Estado do Ceará, Wladson da Silva Viana. “É com muita alegria que trago hoje o abraço, o reconhecimento e a estima do governador Elmano de Freitas a essa instituição muito importante para os cearenses. Por tudo que ela fez, seja na representação dos segmentos do comércio, seja através dos seus programas sociais. São mais de 800 mil empregos formais e representa 60% do PIB cearense. Tem sido um parceiro importante do Governo do Estado, na gestão de Escola de Gastronomia e projetos como o Superação; nos territórios em situação de vulnerabilidade, com a concessão de cestas básicas para o programa Mais Nutrição. Essas parcerias são fundamentais para complementar os programas do governo federal, vida-longa a essa entidade”, frisou.

Homenageados

Ato contínuo foram feitas as homenagens da noite às seguintes personalidades: Cláudia Maria Meneses Brilhante Maia, chefe de gabinete do Sistema Fecomércio-Ceará; Francisco Bento de Sousa, controlador das Lojas Zenir, representado pelo senhor Gildemar Cavalcante; José Cid Alves do Nascimento, controlador das Casas Alves; Alberto Farias, presidente do Conselho Consultivo da Fecomércio; Celso Nogueira Sobrinho, membro do Conselho Consultivo da Fecomércio, representado por Paulo Bezerra; José Araújo de Oliveira, diretor da Divisão Sindicato da Fecomércio; Benoni Vieira da Silva, vice-presidente da Fecomércio; Francisco Éverton da Silva, conselheiro do SESC Nacional; Ogenis Alves Brilhante (in memoriam), comerciante, vereador de Pacajus e criador da primeira escola da localidade, representado por seu filho Pedro Brilhante; Deputado Federal e presidente da Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt da Silva.

Em nome dos homenageados, o presidente da Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt da Silva, fez os agradecimentos. “Primeiro, quero ser grato a Deus por estar aqui nessa Casa, que é a que mais representa o povo de Fortaleza. O Fecomércio não é só sua diretoria, mas é dos trabalhadores. Quero saudar o Roberto Farias e o Oliveira que nos auxiliaram na fusão das federações do comércio varejista e do comércio atacadista, em 1998, que consolidou o Sistema Fecomércio, tive a hora de ser o primeiro presidente, não poderia deixar de registrar o apoio fundamental do Antônio Oliveira Santos, presidente da Confederação Nacional do Comércio”, destacou.

“Quero saudar os vereadores que subscreveram essa homenagem. Quero fazer uma citação em nome da Rita, uma das funcionárias mais antigas da Fercomércio, e assim saudar todos que trabalham no Sistema. Se o Sistema é o que é hoje, é porque temos um quadro técnico fantástico, que trabalha além de suas obrigações. O Sistema faz parte da história do Ceará. A primeira quadra coberta da cidade de Fortaleza foi a do SESC próximo ao Mercado São Sebastião. O Sistema nasceu em Fortaleza, mas se enraizou em quase todo estado do Ceará. A Federação e seus braços sociais muitas vezes se sobressai, mas é através dos sindicatos onde procuramos ter a participação de colaboração sem deixar de lado nosso princípio de defender a concorrência legal. Não deixamos de ter boas relações com os trabalhadores, para dar segurança jurídica e permitir às empresas de terem uma concorrência justa e saudável e assim gerar as oportunidades e dar autonomia à população”, argumentou.

“Defendo programas sociais, mas que não escravizem o povo, e sim os libertem e os capacitem para terem sua liberdade e independência. Queremos trazer um grupo de deputados que discute a reforma tributária para discutirmos aqui e termos a colaboração dos cearenses, esperamos ser aprovada ainda neste ano. Outra ação é a discussão do pacto federativo. A proposta de criar dois fundos, um federal e outro estadual, reunindo todos que existem para o desenvolvimento do país, que ainda precisa reduzir as desigualdades. Que Deus nos abençoe e quero deixar meu abraço ao vereador Eudes Bringel e que os demais vereadores se sintam abraçados. Aqui me sinto extremamente em Casa, pois é o Legislativo da cidade que me abraçou. Os vereadores são os primeiros e os grandes apoiadores da população!”, concluiu.

A Mesa Solene foi composta por: Wladson da Silva Viana, secretário de Trabalho do Estado do Ceará, representando o governador Elmano Freitas; deputado federal e presidente do sistema Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt da Silva; deputado estadual Renato Roseno; defensora pública e secretária-executiva da Defensoria Pública, Flávia Maria de Andrade Lima, representando a defensora geral do Estado, Elisabete Chagas; presidente do Instituto Centec, Acrísio Sena; vice-presidente da Fecomércio, Luiz Fernando Bittencourt; vice-presidente da Fecomércio, Sérgio Braga Barbosa. Também estiveram presentes os vereadores: Estrela Barros, Stélio Frota, Emanuel Acrízio, Tia Francisca, Ronivaldo Maia, Carlos Mesquita, Danilo Lopes e Fábio Rubens.

História

A Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo (Fecomércio-CE) foi fundada em 1948, no Ceará, pelo empresário Clóvis Arrais Maia. O mundo ainda vivia a pós a Segunda Guerra, e o Brasil passava de país agrícola para industrializado, modificando a dinâmica do campo e a urbanização das cidades. Com esse crescimento, tanto o comércio, como a organização sindical dos trabalhadores, ganharam força. Nesse cenário surge a Federação, com o objetivo de unir lideranças do setor para desenvolver o comércio e contribuir, principalmente, com o desenvolvimento social.

No mesmo ano, nascem os braços sociais da Fecomércio: o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), instituições que educam para o trabalho e oferecem serviços e atividades para o bem-estar de trabalhadores e da sociedade em geral. Ao longo de sete décadas e meia de atuação, a Federação cumpre seu papel de transformar vidas e promover a manutenção da democracia política e econômica, alcançando inúmeras conquistas. Atua em todos os 184 municípios do Estado do Ceará, seja em unidades próprias ou em parcerias com a iniciativa pública e privada. Abriga 35 sindicatos patronais, com estrutura para atender mais de 150 mil empresas do comércio de bens, serviços e turismo através de um sistema moderno e coletivo.

Fotos: André Lima