Pequeno Expediente: educação, saúde e empreendedorismo estão entre temas debatidos nesta quinta (16)

16/03/2023 - Anna Regadas

Na sessão ordinária desta quinta-feira, 16, os vereadores utilizaram o Pequeno Expediente para dar destaque a vários temas de interesse da população. Investimentos na educação, fomento ao empreendedorismo feminino e política de atenção psicossocial foram alguns dos assuntos debatidos pelos parlamentares.

O vereador Adail Júnior (PDT) apontou que Fortaleza é a cidade do país que mais avançou na área da educação e celebrou mais uma escola em tempo integral no bairro Antônio Bezerra.

“Saudar o povo do grande Antônio Bezerra, que hoje será dada a assinatura da ordem de serviço para a construção de mais uma Escola em Tempo Integral. E o que me reporta aqui é o bairro sendo contemplado mais uma vez e só nos resta agradecer a gestão”, destacou o vereador afirmando que a pedido da comunidade pretende nominar o equipamento de São Vicente de Paula.

Destacando a importância de medidas de enfrentamento à violência contra a mulher e o incentivo ao empreendedorismo, a vereadora Professora Adriana Almeida (PT) reforçou o compromisso do Governo do Estado com o programa Ceará Credi Mulher. Segundo a parlamentar serão destinados cerca de R$ 20 milhões para o programa, que irão proporcionar uma independência financeira.

Outro projeto do Governo no auxílio às famílias em situação de vulnerabilidade social é o Vale Gás, benefício concedido para pessoas contempladas no Bolsa Família. “O programa Vale Gás Social tem colocado comida na mesa de várias famílias, atuando no combate à fome”.

O vereador Professor Enilson (Cidadania) também evidenciou a importância do fomento ao empreendedorismo feminino e parabenizou o Governo do Estado pelo programa Ceará Credi Mulher, ressaltando que Fortaleza conta com o programa “Nossas Guerreiras”.

“Fiquei muito feliz com a fala da professora Adriana e quero aqui parabenizar o governador Elmano quando coloca a questão do projeto de incentivo às empreendedoras, e isso é muito bacana pois o Governo do Estado está se espelhando na iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, que é o programa Nossas Guerreiras”, disse.

Os vereadores Danilo Lopes (Avante) e Ana Paula (PDT) solicitaram celeridade na locação de imóvel para garantir o funcionamento do CAPS AD da Regional VI. De acordo com os parlamentares, o equipamento foi interditado, sendo necessário substituir suas instalações.

“As pessoas usuárias de álcool e outras drogas da região que precisam de atendimento estão desassistidos e sem receber medicamentos. Então vamos aguardar a resposta da gestão e a gente espera que urgentemente se alugue uma casa”, afirmou Danilo.

“Meu pronunciamento é para que a Prefeitura possa se debruçar sobre a politica de atenção psicossocial e buscar uma celeridade na alocação dessas casas”, defendeu Ana Paula.

Já o vereador Pedro Matos (PL) falou sobre a aprovação do piso da advocacia  no setor privado pela Assembleia Legislativa, assunto tratado com a Comissão de Acompanhamento Legislativo da OAB/CE em reunião com Dr. Ismael Pinto. O parlamentar ressaltou a importância de debater um piso para os profissionais do setor público, destacando como medida de valorização. Pedro Matos tratou ainda das emendas parlamentares no Congresso Nacional, apontando o o aumento do valor dos recursos e da expansão das atividades da Ambev no Estado, reforçando a política de geração de emprego e renda.

Foto: Érika Fonseca