Comissão de Meio Ambiente aprova implantação de faixa de trânsito alternativa para motocicletas

16/03/2023 - Ana Clara Cabral

Proposta busca reduzir o número de acidentes e óbitos de motociclistas no trânsito de Fortaleza.

A Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente aprovou, na manhã desta quinta-feira (16), o projeto de indicação nº 0019/2022, do vereador Márcio Martins (PROS), que propõe a implementação de faixa de trânsito alternativa para motocicletas, motonetas e outros veículos inseridos nesta categoria, de uso não obrigatório ou exclusivo.

A proposta tem como objetivo prevenir e reduzir o número de acidentes envolvendo estes veículos. “Diante do cenário de elevação dos números de veículos desta categoria e da necessidade de maior celeridade no atendimento das demandas oriundas das atividades que se utilizam destes veículos para entregas, o efeito foi a elevação no número de acidentes”, justificou o parlamentar.

Márcio Martins destacou ainda que, segundo a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), os dados colhidos durante o ano de 2021 constataram que 57% dos óbitos em acidentes de trânsito em Fortaleza eram condutores ou passageiros de motocicletas, demonstrando a vulnerabilidade dos condutores que se utilizam deste meio.

“Faz-se necessário a adoção de medidas efetivas que sanem as lacunas existentes em legislações vigentes que dispõem sobre a matéria, propondo a implementação de melhorias no trânsito para proteção dos condutores destes veículos, com ampliação da fiscalização e educação”, declarou o vereador.

Na reunião, os vereadores Gabriel Aguiar (Psol), Stelio Frota (PDT), Didi Maravilha (PMB), Tia Francisca (PL), Márcio Martins (Pros) e Ronivaldo Maia apreciaram também outros 19 projetos da pauta. Clique aqui para ver a lista completa.

Foto: JL Rosa