Câmara realiza Sessão Solene em homenagem ao Maracatu Nação Palmares

16/03/2023 - Câmara Municipal de Fortaleza

O Maracatu Nação Palmares conquistou o primeiro lugar do Grupo B na categoria Maracatus — Ciclo Carnavalesco 2023 e ascendeu a elite em 2024.

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou Sessão Solene, nesta quinta-feira (16/03), em homenagem ao Grupo de Maracatu Nação Palmares, atendendo o requerimento 1394/2023, de autoria do vereador Márcio Martins, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. A solenidade foi presidida pelo autor do requerimento, em nome do presidente do Legislativo Municipal, Gardel Rolim (PDT).

No início da Sessão, o vereador Márcio Martins pediu um minuto de silêncio em homenagem as pessoas vítimas de desabamentos devido as chuvas no município de Aratuba. Em sua saudação aos presentes o vereador falou das pessoas que ficam nos bastidores e não recebem as homenagens devidas. “Sou um grande observador e enxergando com a cultura é linda e é transformadora, temos aqui o Éder, esse rapaz que está segurando o estandarte do maracatu a noite toda e não está aparecendo como os demais. As vezes a gente tende a valorizar só que está a frente e precisamos reconhecer quem fica nos bastidores. A corte do Maracatu, por exemplo, só brilha porque tem alguém por trás dando o suporte,” disse.

“Temos feito vários eventos no Jardim América, que hoje é um pedacinho de Fortaleza onde a cultura pulsa. Hoje estamos aqui para comemorar o acesso de vocês, a vitória de vocês, comemorar o sangue, suor e lágrimas, mas depois de erguer o troféu e lembrar que no próximo ano estará entre os melhores, sentimos que todo sofrimento valeu a pena. O ser humano é movido pelo reconhecimento. Devemos seguir a vida como um carro, devemos sempre olhar pra frente, mas sem esquecer do retrovisor. Faço oposição ao prefeito, mas resolvi dá um voto de confiança ao prefeito Sarto e ao secretário Elpídio nessa empreitada da Cultura. Estive com o secretário e pedi para que os erros cometidos no carnaval não ocorram no São João e eu creio que não ocorrerão. Aqui concluo minha fala destacando essa homenagem ao Maracatu Nação Palmares,” pontuou.

Em seguida, foram feitas as homenagens da noite com a entrega de certificados às seguintes personalidades: Vanda do Nascimento; Jean Carlos da Conceição Sacramento Filho; João Batista Brasileiro Araújo; Amanda da Silva de Araújo; Francisco Adriano do Nascimento; Antônia Márcia Pereira da Silva, representada por Luís Gustavo da Silva; Eliane de Sousa Feitosa; Gerlândia do Nascimento Barros; José Cláudio Correia Primo; Francisco de Assis Daniel de Moura (Paul Moura), que também representará a Associação Cultural Maracatu Nação Palmares.

Paul Moura fez a entrega de um livro sobre cultura do maracatu e uma blusa do Nação Palmares 2023, ao vereador Márcio Martins e à Gerente da Célula de Patrimônio Imaterial da Secultfor, Graça Viana. Em seguida, teve a apresentação do Maracatu Nação Palmares no plenário da CMFor.

Paul Moura fez então os agradecimentos em nome do Maracatu Nação Palmares, “é uma ideia que tinha desde criança de fundar um Maracatu e estamos nesse trabalho de formiguinha e no final de cada desfile nos dá grande satisfação de recebermos o reconhecimento. A questão de homenagear é muito complicado, pois pessoas acabam ficando de fora. Quero ser grato a Secretaria de Cultura do Município e a do Estado que não nos abandonaram na pandemia. Fizemos lives sobre o Maracatu e só temos que agradecer. A cultura do Maracatu foi muito fortalecida na época da pandemia. No nosso ensaio falo sempre no apoio do vereador Márcio Martins. Com seu apoio subimos do Grupo B para o Grupo A, além de grandes agora estamos na elite. Muito obrigado Márcio Martins quero contar com seu apoio pra sempre!” concluiu.

A Mesa Solene foi composta pela gerente da Célula de Patrimônio Imaterial da Secultfor, Graça Martins, representando o secretário Elpídio Nogueira; Cláudio Correia, representando a Comissão de Folclore do Ceará e pelo presidente do Grupo Maracacatu Nação Palmares, Francisco de Assis Daniel de Moura (Paul).

História

No dia I° de outubro de 2013, um grupo de amigos se reuniram na Rua Pre 9 n° 141, no Jardim América, e criaram a ASSOCIAÇÃO CULTURAL MARACATU NAÇÃO PALMARES, com a finalidade de realizar um sonho de seu presidente, Sr. Francisco de Assis Daniel de Moura, conhecido como “PAUL” que também desfilou por vários anos por outros grupos, tais como: Maracatu Az de Ouro, Nação Fortaleza e também no Solar, com isso foi constituída a primeira diretoria do Maracatu Nação Palmares.

A partir disso, o grupo solicitou através de ofício sua filiação a Associação Cultural das Entidades Carnavalescas do Ceará (ACECCE), órgão que comanda o carnaval de rua de Fortaleza, visando participar dos desfiles de carnaval e competir na categoria Maracatu. Este ano, o grupo Maracatu Nação Palmares conquistou o primeiro lugar na categoria Maracatus — Ciclo Carnavalesco 2023.

Fotos: André Lima