Confira os destaques do Grande Expediente desta quarta-feira, 15

15/03/2023 - Rochelle Nogueira

Os vereadores inscritos no Grande Expediente tem o tempo de até 10 minutos para repercutir as pautas relevantes ao povo fortalezense.

Saúde

O vereador Júlio Brizzi (PDT) utilizou seu tempo pelo grande expediente na tarde desta quarta-feira, 15, dando destaque a saúde pública na cidade de Fortaleza. De acordo com o vereador, Fortaleza vem enfrentando uma crise na saúde pública intensificada pela pandemia.

“A gente tem uma crise na saúde pública de Fortaleza que não é de hoje, muito intensificada pela pandemia que dificultou os custeios, a estrutura e hoje a gente tem uma saúde em Fortaleza deficitária. Não basta somente ter as unidades de saúde, nem equipar somente, mas o custeio para contratar profissionais e ter os medicamentos. É preciso uma gestão que se conecte com toda Rede de Saúde seja municipal, estadual e federal e dê vazão a demanda do povo”, disse o vereador.

Júlio Brizzi também parabenizou a senadora Augusta Brito que recebeu na noite de ontem (14), na Câmara Municipal de Fortaleza, a medalha Boticário Ferreira, maior comenda do município de Fortaleza. Congratulou a eleição do deputado Eduardo Bismark novo comandante da bancada dos deputados federais do Ceará, que são 22, em Brasília. Cobrou a apuração da morte da vereadora Mariele Franco morta há 5 anos na cidade do Rio de Janeiro com tiros de fuzil. “Se aconteceu com ela pode acontecer com qualquer um. Esse é um fato marcante na história política do país”, disse.

Ações federais

O vereador Dr. Vicente (PT) elencou em plenário as ações realizadas pelo atual Governo Federal liderada pelo presidente Lula (PT). O parlamentar frisou medidas apresentadas pela gestão em dois meses de atuação.

Dr. Vicente citou: Diesel e gás com impostos federais zerados por um ano, novo bolsa família no valor de R$ 600,00, mais R$ 150 por criança de até 6 anos e R$ 50 por cada membro da família. Na educação serão 25 bilhões a mais que em 2022. Na saúde acréscimo de R$ 23 bilhões em relação ao ano anterior e na infraestrutura serão investidos ao todo R$ 25 bilhões. “Esse é o governo do Partido dos trabalhadores. A democracia voltou”, finalizou o vereador comentando sobre 30 pontos importantes em ação do mandatário federal.

Abordagem policial

O vereador Julierme Sena (União Brasil) trouxe uma pauta que repercutiu nas redes sociais e até na imprensa local sobre restrição ao trabalho policial. O vereador apresentou críticas ao influenciador Leo Suricate e disse que os policias agiram de acordo com procedimento da instituição.

“O Leo Suricate reclama de abordagem violenta da Polícia Militar na entrada da própria casa. Quero dizer a ele que a abordagem ´é um procedimento operacional inerente a profissão policial e ela é necessária. Não está escrito na testa de ninguém quem é cidadão e quem é bandido. Se assim fosse, pouparia o trabalho da polícia”, declarou.

Foto: Érika Fonseca