O Estado na Construção: as dimensões democráticas do poder foi tema de palestra na CMFor

14/03/2023 - Rochelle Nogueira

As próximas rodadas de palestras acontecem na próxima segunda e quinta-feira, 27 e 30. Confira os temas na matéria 👇

Escola do Parlamento - palestra “O Estado na construção de Justiça e Cidadania”

A Escola do Parlamento de Fortaleza ofertou palestra virtual intitulada de “O Estado na Construção: as dimensões democráticas do poder e foi ministrada pelo cientista social, Mário Henrique Castro Benevides. A exposição abordou o Estado na construção de Justiça, Cidadania e o surgimento do Estado moderno e como vem sendo organizado no Brasil.

“As principais questões sobre o Estado é a sua atualidade. A reflexão do Estado enquanto uma criatura, uma entidade atual. Ela existe agora, ela existe sobre nós e conosco. O Estado é essa entidade, esse conjunto de forças que nos transpassa. Nos perpassa. Nós estamos frequentemente vivenciando a dimensão do Estado ainda que não de maneira direta”, atentou Mário Henrique.

A palestra foi ministrada por Mário Henrique Castro Benevides, o cientista social também é mestre e doutor em sociologia pela Universidade Federal Ceará. O momento trouxe provocações sobre o papel das instituições democráticas na promoção dos direitos e na garantia de uma justiça impessoal sob diversos pensamentos.

“O quanto nós sabemos sobre as estruturas que nos cercam e determinam as coisas mais banais como o preço da gasolina, a discussão sobre recessão, inflação, o preço dos alimentos, a educação, tudo isso atravessa essa entidade, esse conjunto de entidades que a gente aprendeu a chamar de Estado, esse Estado com “E” maiúsculo e que muito frequentemente a gente confunde com os governos que são essas experiências transitórias do Estado”, explicou o especialista.

Próximas palestras online

✔ Data:  27/03/2023
✔ Tema: Violência sexual contra a criança e o adolescente e a naturalização da gravidez precoce
✔ Ministrada por: Márcia Maria Pinheiro Monte – Assistente Social (Visão Mundial), Especialista (Enfrentamento a violências domésticas contra crianças e adolescentes – USP) e Professora (Unifametro)
✔ Horário: das 18h às 20h

✔ Data: 30/03/2023
✔ Tema: Entre a Ciência e a Arte NTRE A CIÊNCIA E A ARTE – Experiências exitosas no mundo acadêmico
Ministrada por: Abda Medeiros – Doutora em Sociologia e Professora (Uninta)
✔ Horário: das 18h às 20h

Para maiores informações basta acessar o portal da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de Fortaleza – EPFOR. >> CLIQUE AQUI

Com informações da TV Câmara Fortaleza