Eleição para agentes de cidadania e controle social vai até 28 de março

14/03/2023 - Rochelle Nogueira

Eleição para agentes de cidadania e controle social - Foto: PMF

Iniciou nesta segunda-feira (13/03) a eleição para escolha dos Agentes de Cidadania e Controle Social (ACCS) de Fortaleza, para o biênio 2023/2024. Ao todo, 598 candidatos estão aptos para receberem votos no processo eleitoral, que vai até o dia 28 de março, em 54 locais de votação. Serão preenchidas até 481 vagas para atuação nos 39 territórios da cidade, que estão distribuídos nas áreas das 12 Regionais de Fortaleza.

O primeiro dia de votação aconteceu entre 14h e 20h, em cinco locais de votação nos territórios pertencentes à Regional 1. Nos próximos dias, a votação continua nesse mesmo horário seguindo este calendário: 14/03 (Regional 2), 15/03 (Regional 3), 16/03 (Regional 4), 17/03 (Regional 5), 20/03 (Regional 6), 21/03 (Regional 7), 22/03 (Regional 8), 23/03 (Regional 9), 24/03 (Regional 10), 27/03 (Regional 11) e 28/03 (Regional 12).

“O agente de cidadania tem um papel fundamental no desenvolvimento da cidade, pois ele tem a oportunidade de apontar necessidades do seu território, juntamente com a Coordenadoria de Participação Social, que tem essa missão de interagir com a sociedade civil e o poder público, protocolando essas demandas, além de planejar com eles o desenvolvimento da nossa cidade”, explicou o titular da Coordenadoria de Participação Social (CPS), Bruno Ximenes.

Quem pode votar?

Podem votar todos os cidadãos que comprovarem domicílio no município de Fortaleza, com idade igual ou superior a 16 anos, e estiverem quites com a Justiça Eleitoral. É necessário apresentar documento de identificação com foto e título de eleitor.

Os ACCS são membros da sociedade civil eleitos para representar o território no qual residem, buscando melhorias para as respectivas comunidades e informando as reais necessidades da área à Prefeitura de Fortaleza. Eles também mobilizam e participam de fóruns territoriais e do planejamento dos trabalhos da gestão, por meio do Ciclo de Planejamento Participativo, ocasião em que são escolhidas as propostas prioritárias de cada território da cidade para análise na Câmara Municipal de Fortaleza.

>> Confira a lista com todos os candidatos

O processo eleitoral dos agentes de cidadania é organizado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Participação Social (CPS). Foi formada uma comissão eleitoral com dez membros, sendo cinco da sociedade civil e cinco do poder público, indicados pelo Conselho Municipal de Planejamento Participativo. E, pela primeira vez, a votação é realizada por meio das urnas eletrônicas, utilizando o mesmo banco de dados de eleitores do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). Essa parceria resultou na disponibilidade de mais de 200 urnas eletrônicas para estas eleições.

Consulta aos locais de votação

Para saber onde os eleitores irão votar, basta consultar o material preparado pela CPS contendo os lugares de votação.

>> Acesse a lista com todos os locais de votação

Outra opção é consultar o local de votação para agentes de cidadania diretamente no site do TRE-CE. Após acessar a página, o eleitor deve informar o número do título de eleitor ou a zona e a seção eleitorais.

>> Acesse a página do TRE

Canal de atendimento

A CPS instalou um canal de atendimento para tirar todas as dúvidas sobre o processo eleitoral. Basta ligar para os telefones (85) 3452-6780 ou 3452-6792. Também foi disponibilizado o contato de WhatsApp (85) 99921-1577. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

O Disque Eleitor do TRE também foi disponibilizado para tirar dúvidas sobre a votação. Para atendimento, basta ligar para o 148. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Com informações da Prefeitura Municipal de Fortaleza.