Câmara outorga a Medalha Boticário Ferreira à senadora Augusta Brito

14/03/2023 - Câmara Municipal de Fortaleza

Na Assembleia ela foi a primeira mulher líder do Governo na história daquela Casa e posteriormente foi também vice-líder do Governo na Casa.

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou Sessão Solene, nesta terça-feira (14/03), para a entrega da Medalha Boticário Ferreira à Senadora da República, Augusta Brito de Paula. A comenda foi proposta pelo requerimento 3884/2022, de autoria da então vereadora Nega do Henrique Jorge, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. A solenidade foi realizada por iniciativa do vereador Michel Lins (Cidadania23), que por sua vez presidiu a sessão em nome do presidente do Legislativo, Gardel Rolim (PDT).

A saudação aos presentes e à homenageada foi feita pela autora da homenagem, Nega do Henrique Jorge: “recebo hoje nessa Casa a senhora como senadora, mas são mais de 10 anos trabalhando juntas, e sou testemunha de seu trabalho na Assembleia, com suas pautas, principalmente em prol das mulheres quando esteve à frente da Procuradoria da Mulher. Essa medalha ultrapassa a pessoa da senadora Augusta Brito, pois ela representa as mulheres nordestinas, principalmente as cearenses. Sou grata por você Senadora sempre dizer que as mulheres podem fazer o que elas quiserem. Com você nesse cargo, tenho certeza que a luta por melhorias vão ser intensificadas. Conquistamos muitas vitórias e é com honra e determinação que sempre estarei com você nessa luta. Essa homenagem representa todo carinho, admiração e respeito que tenho por você. Sou grata pelo apoio ao meu trabalho no Henrique Jorge e te agradeço por tudo que realizamos e por tudo que vamos realizar ainda juntas”, afirmou.

Após receber a Medalha Boticário Ferreira e o diploma da mesma, a senadora Augusta Brito fez seus agradecimentos: “Me sinto muito feliz com a presença de todos. Fiquei feliz vereador Michel Lins por essa proposição ter vindo da minha querida amiga Nega do Henrique Jorge e o senhor ter acolhido. Na minha primeira campanha recebi o apoio da Nega, que acreditou em meu trabalho e estamos até hoje nessa parceria. Essa honraria é entregue a pessoas que realizam relevantes serviços à Capital cearense, Me sinto honrada, pois Fortaleza sempre teve sua existência atrelada a movimentos libertadores. A beleza de nossa Fortaleza não se deve apenas a natureza mas a atuação de grandes gestores”, ressaltou.

“Fui prefeita e hoje sou senadora e estou agradecida pela medalha, pois me sinto inspirada ainda mais para continuar lutando. Minhas raízes políticas estão na Ibiapaba, mas como todo cearense minha história passa por Fortaleza. Entrei na política e 2005 e nunca mais sai, fui prefeita de Graça onde revolucionamos a educação, depois fui eleita deputada e a primeira mulher a assumir a liderança do Governo, quebrando um paradigma. Muito obrigado Ministro Camilo Santana pela confiança. Na Procuradoria Especial da Mulher conseguimos chegar a 105 câmaras municipais. Não é fácil ser mulher no Brasil. Um estudo mostrou que entre 2015 a 2019 tivemos queda de 95% nos recursos destinados aos programas para as mulheres, quem mais perde é a sociedade. Conclamo homens e mulheres para ampliarmos as mulheres na política,” pontuou.

Segundo ela, a proposta de paridade dos salários entre homens e mulheres hoje é pauta do governo federal, e frisou que existem várias outras propostas pensadas pelos movimentos sociais que em breve serão debatidas nas casas legislativas, “estou em Brasília lutando pelo meu Ceará, mas continuo vindo aqui e visitando as pessoas, pois entendo que política não pode ser feita longe das pessoas. Peço a todas as mulheres aqui presentes que fiquem em pé e quero dizer que essa homenagem é para todas nós. Quero no Senado representá-las, pois depois de 20 anos voltamos a ter uma mulher no Senado. Quero fazer o melhor mandato beneficiando todos os cearenses,” concluiu.

A mesa solene foi composta pelas seguintes autoridades: secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio; comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Ceará, coronel Cláudio Barreto; comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Klênio Sávio de Sousa; deputado estadual Álisson Aguiar; coordenadora especial de Programas Integrados, Manuela Nogueira, representando o prefeito de Fortalezxa, José Sarto; delegada titular do 27º Distrito Policial, Ana Vitória; autora do requerimento a então vereadora Nega do Henrique Jorge; secretário de Articulação Política do Estado do Ceará, Waldemir Catanho, no ato representando o Governador Elmano Freitas.

Perfil

Augusta Brito de Paula foi deputada estadual por dois mandatos e no último pleito concorreu como suplente de senadora na chapa quee elegeu Camilo Santana. Com a licença deste para assumir o Ministério da Educação no Governo Lula, Augusta foi guindada a titularidade. Na Assembleia ela foi a primeira mulher líder do Governo na história daquela Casa e posteriormente foi também vice-líder do Governo na Casa.

Augusta é natural de Fortaleza, mas tem como berço político a região da Ibiapaba, em especial a cidade de Graça, onde foi prefeita por duas vezes, em 2005 e 2009. Em seguida, ocupou o cargo de secretária de Educação em São Benedito. Em 2014 foi eleita deputada estadual pela primeira vez, sendo reeleita em 2018.

Filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT), Augusta Brito foi Procuradora Especial da Mulher (PEM), onde buscou informar e formar a sociedade civil em torno da equidade de gênero, empoderamento da mulher e enfrentamento do discurso sexista, visando contribuir para o aumento da participação das mulheres na política em todas as regiões do estado. Foi responsável pela ampliação das ações da PEM na Assembleia Legislativa e pela implantação de Procuradorias da Mulher nas Câmaras Municipais.

Augusta tem formação em Enfermagem e Direito. Destacou-se na Assembleia Legislativa na luta em defesa dos direitos das mulheres, da enfermagem, da juventude, da democracia e pelos direitos do povo, do campo e da cidade. Ela também foi presidente do Comitê de Estudos de Divisas e Limites Territoriais do Ceará, vice-presidente da Comissão de Saúde, titular da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e atuou em mais 12 pastas na Assembleia Legislativa.

Fotos: André Lima