Março lilás: mês de conscientização sobre o câncer de colo do útero

13/03/2023 - Câmara Municipal de Fortaleza

O câncer do colo de útero está relacionado à infecção por HPV, que é uma doença sexualmente transmissível.

O mês de março é marcado pela campanha de combate ao câncer do colo uterino. A campanha é representada pela cor lilás e traz luz a uma doença silenciosa e frequente entre as brasileiras causada pelo HPV (Papilomavírus Humano). A vacina contra HPV está disponível gratuitamente em 117 postos de saúde de Fortaleza e tem como público-alvo, em especial, meninos e meninas entre 9 a 14 anos.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) destaca a importância da vacinação precoce com o objetivo de diminuir o índice de câncer de colo do útero e sua letalidade. O HPV também causa câncer no pênis, orofaringe e anal. Inicialmente a vacinação era somente para meninas e, desde setembro de 2022, o Ministério da Saúde ampliou também para o público masculino.

“Quanto mais precocemente receberem a vacina, maior a efetividade desta”, diz a coordenadora de Imunização da SMS, Vanessa Soldatelli, que acrescenta que tão importante quanto a precocidade da imunização é o intervalo entre as doses, isto é, seis meses entre a primeira e a segunda dose. Além dos meninos e meninas de 9 a 14 anos, homens e mulheres imunossuprimidos, até os 45 anos, que vivem com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos ou médula óssea e pacientes oncológicos, também podem tomar a vacina.

Para a professora Raquel Autran, da Universidade Federal do Ceará (UFC), a maioria das pessoas que contraem HPV o eliminam em um a dois anos, mas uma minoria persiste com a infecção, podendo então haver progressão a câncer. “Isso ocorre principalmente na presença de fatores de imunossupressão, fumo e mesmo outros agentes infecciosos como a Clamydia, que é uma DST”, disse.

Ela destaca que a prevenção pode ocorrer de duas formas: através da vacina, que protege contra 4 tipos virais responsáveis por verrugas genitais e câncer, e pelo rastreio de lesão precoce, que é realizado principalmente pela coleta periódica do papanicolaou.

Outras formas são: a educação em saúde e a distribuição de preservativos que ocorre gratuitamente nos postos de saúde da Capital. O preservativo feminino traz autonomia e protege a mulher. Segundo especialistas, em cada cinco mulheres, quatro terão HPV ao longo da vida.

Programação

O Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará (IPC) equipamento do Governo do Estado realiza programação especial para colaboradoras e pacientes do equipamento gerido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). No próximo dia 15, a partir das 9h, haverá uma oficina criativa sobre a temática. Já no dia 22, das 8h às 14h, será disponibilizado no local o serviço de esmaltação de unhas na cor lilás, em referência ao tom da campanha. No dia 29, às 8h, o Instituto receberá apresentação musical. Também haverá exposição, em stand, de materiais utilizados para o exame de prevenção do câncer de colo uterino e atividades de educação em saúde com a participação de colaboradores do Serviço Social.

Serviço

Instituto de Prevenção do Câncer (IPC) foi criado em 14 de abril de 1969. Mantém, em parceria com o município de Fortaleza, coleta sistemática do exame primário de prevenção do câncer do colo do útero, tornando-se um centro de treinamento para profissionais dos mais distantes municípios do Estado que precisam se aperfeiçoar nessa técnica.

Rua Walter Bezerra de Sá, nº 58 – Dionísio Torres – Contato: (85) 3101-1458

Centro Regional Integrado de Oncologia (CRIO) realiza 30 atendimentos de pacientes oncológicos mensalmente. Os usuários têm como porta de entrada as Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS), sendo encaminhados para o centro de oncologia para tratamento após realização de exames.

Rua Francisco Calaça, 1300 – Álvaro Weyne – Contato: (85) 3521-1515

Endereço dos postos de saúde

Endereço nas Policlínicas

Foto: Prefeitura de Fortaleza