Estão abertas as votações para escolha dos agentes de cidadania e controle social de Fortaleza

13/03/2023 - Ana Clara Cabral

Os agentes atuam em busca de melhorias para as comunidades. Qualquer cidadão com mais de 16 anos pode votar.

Agente de Cidadania - Foto: PMF/Arquivo

Começam nesta segunda-feira (13) as eleições para a escolha dos Agentes de Cidadania e Controle Social (ACCS) de Fortaleza, para o biênio 2023/2024. A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Participação Social (CPS), dispõe de até 481 vagas para atuação nos 39 territórios da cidade, distribuídos nas áreas das 12 Regionais de Fortaleza. Ao todo, são 598 candidatos aptos ao processo. Clique aqui para ver a lista completa.

As eleições acontecem até 28 de março, em 54 locais de votação, que acontecerá pela primeira vez através das urnas eletrônicas, utilizando o mesmo banco de dados de eleitores do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).

De acordo com a Coordenadoria, a iniciativa possibilita uma maior aproximação entre a sociedade civil e a administração pública municipal, promovendo espaços de diálogo e criando condições favoráveis ao debate plural, para que a gestão governamental seja o reflexo da pactuação da sociedade com o poder público.

Qual o papel dos agentes de cidadania?

Os Agentes de Cidadania e Controle Social (ACCS) representam o território no qual residem junto à Prefeitura Municipal de Fortaleza. Atuam em busca de melhorias para suas comunidades, informando à gestão as reais necessidades da área.

Além disso, são responsáveis por mobilizar e participar de fóruns territoriais e do planejamento dos trabalhos da gestão, por meio do Ciclo de Planejamento Participativo, ocasião em que são escolhidas as propostas prioritárias de cada território da cidade para análise na Câmara Municipal de Fortaleza.

Quem pode votar?

Todos os cidadãos que comprovarem domicílio no município de Fortaleza, com idade igual ou superior a 16 anos, e estiverem quites com a Justiça Eleitoral.

Qual a documentação necessária?

É preciso apresentar documento de identificação com foto e título de eleitor.

Locais e horários de votação

Os locais de votação funcionarão das 14h às 20h, de segunda a sexta-feira. Cada dia da semana, as urnas serão levadas para os locais de votação das 12 Regionais, de acordo com o calendário abaixo.

Clique aqui para conferir a lista com todos os locais de votação. Ou consulte o local de votação para agentes de cidadania diretamente no site do TRE-CE. Após acessar a página, o eleitor deve informar o número do título de eleitor ou a zona e a seção eleitorais.

Confira o calendário:

13/03: Regional 1
14/03: Regional 2
15/03: Regional 3
16/03: Regional 4
17/03: Regional 5
20/03: Regional 6
21/03: Regional 7
22/03: Regional 8
23/03: Regional 9
24/03: Regional 10
27/03: Regional 11
28/03: Regional 12

Dúvidas

Em caso de dúvidas sobre o processo eleitoral, basta ligar para os telefones (85) 3452-6780 ou 3452-6792, ou entrar em contato pelo WhatsApp (85) 99737-1191 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h).

O Disque Eleitor do TRE também foi disponibilizado para tirar dúvidas sobre a votação. Para atendimento, basta ligar para o 148. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Foto: PMF