Inscrições para as bolsas do Fies podem ser feitas até as 23h59 de hoje

10/03/2023 - Ana Clara Cabral

São 67 mil vagas disponíveis para o primeiro semestre.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Termina nesta sexta-feira às 23h59 o prazo das inscrições para as bolsas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Através do programa do Ministério da Educação (MEC), estudantes sem condições financeiras de pagar mensalidades em faculdades públicas tem a oportunidade de cursar o ensino superior na rede privada.

Por se tratar de um empréstimo, o beneficiário deve pagar a dívida ao concluir o curso. Segundo o MEC. São oferecidas 67 mil vagas no primeiro semestre, de um total de 112 mil para este ano.

Como se inscrever?

O candidato deve acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e indicar três opções de cursos de graduação. O local também reúne informações e resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni).

Requisitos

• Ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 a 2022, com média nas notas igual ou superior a 450;
  • Não pode ter zerado a redação;
  • Comprovar renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa.

Estudantes que têm bolsa parcial do Prouni podem participar do processo seletivo do Fies e financiar a parte da mensalidade não coberta pela bolsa, desde que se enquadrem nas condições previstas no edital do processo seletivo.

Consulta das vagas disponíveis

Para verificar as instituições e vagas disponíveis, basta acessar o Portal Acesso Único e clicar no botão “Consultar oferta de vagas”. Serão exibidas as vagas disponíveis por estado, município, nome do curso, conceito do curso no MEC e, opcionalmente, é possível escolher a instituição de ensino e o local de oferta.

Confira o calendário do Fies:

Inscrições: 7 a 10 de março
Resultados (pré-selecionados): 14 de março