Vereadores repercutem entrega de praça no Siqueira e ações da Prefeitura na periferia

09/03/2023 - Anna Regadas

Empreendedorismo feminino, reforma de clínica veterinária no Passaré e a oferta de assistentes sociais em equipamentos públicos também foram destaques no Pequeno Expediente desta quinta-feira (9)

Vereadores de Fortaleza destacaram, durante o pequeno expediente desta quinta-feira (9), ações da Prefeitura para as mulheres, a entrega de equipamentos públicos e o fomento ao empreendedorismo. Temas como a redução da fila de espera do INSS, Zona Azul e o atendimento de assistentes sociais também estiveram em discussão.

Didi Mangueira - Foto: André LIma

O vereador Didi Mangueira (PDT) fez uso da tribuna para ressaltar a entrega das obras de requalificação da Praça Salviano Felipe do Carmo, no Residencial Miguel Arraes, no Siqueira, realizada pelo prefeito José Sarto. O parlamentar também destacou, durante a fala, a execução dos programas “Meu Bairro Empreendedor”, “Costurando para o Futuro”, “Nossas Guerreiras” e “Mulher Empreendedora”, que tem impactado positivamente a vida das moradoras do Grande Bom Jardim.

Sessão plenária Vereador Professor Enilson Data: 02.02.2021 Foto: Érika Fonseca

A requalificação da Praça Salviano Felipe do Carmo também foi destacada no pronunciamento do vereador Professor Enilson (Cidadania), que também ressaltou outras ações do prefeito José Sarto (PDT). “Ontem visitou o Centro do Empreendedor no Dia da Mulher, onde muitas depositaram seu sonho de empreender. Hoje entregará a requalificação da Areninha do Pirambu e, amanhã, na Comunidade Bonsucesso, entregará mais uma praça nova com playground, futmesa e academia ao ar livre”, elencou.

“Mais de 90% dos investimentos estão sendo colocados nas periferias de Fortaleza. Com a ajuda dos vereadores, solicitando o Executivo, estamos trabalhando para melhorar a condição de vida dos munícipes que moram em áreas mais fragilizadas socialmente”, concluiu Professor Enilson.

Carlos Mesquita - Érika Fonseca

O líder do Governo, Carlos Mesquita (PDT), reafirmou o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da política pública de proteção e bem-estar animal por meio da assinatura da ordem de serviço para a ampliação da Clínica Veterinária Jacó, no bairro Passaré, que contará com novos centros cirúrgicos, enfermarias e consultórios. A clínica é a maior unidade pública veterinária entre as capitais do Nordeste, de acordo com o parlamentar, que também registrou a entrega de novas viaturas para Grupamento Especializado Maria da Penha (GEMP), da Guarda Municipal de Fortaleza.

Danilo Lopes (Avante) pediu “sensibilidade” à Secretaria Estadual do Esporte para investir mais no Centro de Formação Olímpica (CFO), localizado ao lado da Arena Castelão. “A gente tem que ficar atento sobre o que é construído, a efetividade do equipamento, o recurso que é aplicado e fazer com que o equipamento funcione”, frisou.

O parlamentar defendeu ainda a necessidade de assistentes sociais 24 horas no Hospital da Criança para acolhimento dos pacientes. Segundo ele, atualmente os profissionais trabalham apenas no expediente comercial.

Adriana Nossa Cara - André Lima

Adriana Nossa Cara (Psol) concordou com a importância da presença dos assistentes sociais nas unidades de atenção secundária da Capital, apontando uma carência dos profissionais na unidade de saúde. Ela solicitou ao Executivo a contratação de novos assistentes sociais para cobrir o atendimento em todos os turnos.

Júlio Brizzi (PDT), ainda no pequeno expediente, destacou visita feita à Brasília junto com os vereadores Ana Paula (PDT) e Léo Couto (PSB), com o objetivo de dar celeridade para algumas demandas da população de Fortaleza. Dentre eles, a situação dos profissionais que aguardam a concessão da aposentadoria. O tema foi discutido junto ao ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT).

Segundo o parlamentar, há esforço e compromisso do Governo Lula em resolver a fila do INSS, que hoje possui 5 milhões de brasileiros aguardando a análise pelo instituto e cerca de 1 milhão esperando a perícia médica.

As vagas da Zona Azul foram tema do pronunciamento do vereador Jorge Pinheiro (PSDB), que sugeriu tolerância de uma hora para utilização do estacionamento. “A finalidade dela é exatamente o uso de maneira racional e universal das vagas públicas para que todos utilizem. A Zona Azul garante a rotatividade. No entanto, diante do valor que se paga, se perde um pouco a característica”, afirma.

Michel Lins (Cidadania) foi à tribuna para destacar o Dia Internacional da Mulher e os entraves ocasionados pelo machismo. “O Parlamento era colocado como se não fosse um lugar de mulheres. Ao longo do tempo, a gente tem crescido o número de mulheres representando a cidade de Fortaleza. Lugar de mulher é onde ela quiser”, defendeu.

Ronivaldo Maia usou o pequeno expediente para parabenizar os DJs pelo Dia Mundial do DJ, celebrado nesta quinta-feira. “Nesse dia se homenageia os profissionais responsáveis por tocar músicas gravadas. A celebração resultou no trabalho de instituições de caridade que usam música para ajudar no tratamento de doentes. Me parece que nobre já se tornou quando surgiu essa tarefa”, declarou.

Com colaboração de Ana Clara Cabral
Fotos: Érika Fonseca