Comissão de fiscalização da Câmara Municipal se reúne com Cagece e órgãos de defesa do consumidor

09/03/2023 - Ana Clara Cabral

O encontro foi solicitado pela Comissão Temporária que fiscaliza serviços prestados pela Enel, Cagece e operadoras de internet. As prestadoras lideram reclamações no Procon Fortaleza.

Conta de água - Foto: Divulgação/Cagece

A Comissão Temporária para fiscalizar os serviços da Enel, Cagece e operadoras de internet solicitou reunião com representantes da Companhia de Água e Esgoto do Ceará e órgãos da administração pública e de fiscalização. A data da reunião ainda será marcada.

Além de representantes da Cagece e do Consórcio PPP Cagece , foram convidados para a reunião as seguintes entidades: Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza), Ministério Público do Ceará (MPCE), Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (Acfor), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Ordem dos Advogados do Brasil seção Ceará (OAB-CE) e Defensoria Pública do Estado do Ceará.

Formação da comissão temporária para acompanhar e fiscalizar a prestação de serviços ofertados pela ENEL, CAGECE e operadores de internet .

Esta é a primeira iniciativa da comissão, após a instalação do colegiado no dia 3 de março. Os vereadores buscam acompanhar os serviços que lideram os registros de reclamação no Procon Fortaleza e encontrar soluções para melhorar o serviço prestado aos fortalezenses.

A comissão, formada oficialmente no último dia 3 de março, tem como presidente e vice-presidente os vereador Lúcio Bruno (PDT) e Adail Júnior (PDT), respectivamente. Compõem a comissão, como membros, os parlamentares Júlio Brizzi (PDT), Cláudia Gomes (PSDB), Tia Francisca (PL), Jorge Pinheiro (PSDB) e Gabriel Aguiar (Psol).

Conforme o Procon Fortaleza, o número de reclamações registradas pelo órgão cresceu 18% no ano passado. Em 2022, o órgão registrou 18.183 reclamações, enquanto em 2021 esse número foi de 15.366 registros. Enel e Cagece estão entre os quatro prestadores de serviço com o maior número de reclamações.

A maioria das queixas diz respeito a problemas com energia elétrica, água e esgoto, bancos, telefonia celular, cartão de crédito e, ainda, agências e operadoras de viagem. Cobrança indevida ou abusiva lidera o ranking de problemas mais citados pelos consumidores fortalezenses.

Assuntos mais reclamados no Procon Fortaleza em 2022 :

1. Energia Elétrica – 3.887
2. Banco comercial – 2.070
3. Telefonia Celular – 1.378
4. Água / Esgoto – 1.315
5. Cartão de Crédito – 1.003
6. Financeiras – 580
7. Telefone ( Convencional, Celular, Interfone, etc. ) – 507
8. Outros Contratos – 483
9. Agências e Operadoras de viagens (pacotes turísticos) – 472
10. Telefonia Fixa (Plano de Expansão / Compra e Venda / Locação ) – 303

Principais reclamações registradas pelo Procon em 2022