Câmara outorga a Medalha Edson Queiroz ao empresário Aluísio da Silva Ramalho

09/03/2023 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza, em sessão solene realizada nesta quinta-feira (09/03), fez a entrega da Medalha do Mérito Industrial Edson Queiroz ao empresário Aluísio da Silva Ramalho, atendendo Requerimento de número 1755/2022, de autoria do vereador Marcelo Lemos (União Brasil), que foi aprovado por unanimidade pelo Plenário da Casa Legislativa. A solenidade foi presidida pelo vereador Dr. Luciano Girão (PP), em nome do presidente do Poder Legislativo da Capital, Gardel Rolim (PDT).

Em sua saudação ao homenageado e aos convidados, o vereador Marcelo Lemos destacou que a homenagem é muito importante para o empreendedorismo do município, “quando eu assumi como vereador disse que só faria uma homenagem a quem merecesse. Quando disse que traria ele aqui para ser homenageado foi uma dificuldade, pois ele não queria. Mas dedico essa medalha não por ele ser meu tio, mas pelo seu trabalho, por ser um grande empresário, pai e cidadão. Não vejo há tanto tempo aqui na Casa uma solenidade com tantas pessoas importantes presentes. O que demonstra seu prestígio e reconhecimento. Eu, graças a Deus que posso dizer que sou autor de uma das homenagens mais justas que essa Casa já prestou. Que seu legado fique para sempre com seus filhos e netos. Parabéns! boa noite a todos vocês!”, concluiu.

Após receber a Medalha Edson Queiroz, e o certificado da mesma, o empresário Aluísio da Silva Ramalho fez seus agradecimentos. “Sinto-me um homem feliz e digo isso com muita humildade por entender que não é o fim, mas uma maneira escolhida de servir a vida, dia a dia, voltando-se para os outros, sendo abraçado pela família, celebrando a amizade e a fé em Deus. Me encontro aqui bastante emocionado, por ter o privilegio de receber essa honraria do mérito industrial Edson Queiroz, agradeço a todos que fazem essa Casa Legislativa, na pessoa do vereador Marcelo Lemos e do presidente da Câmara, vereador Gardel Rolim,” pontuou.

“Essa honraria leva o nome de um grande empresário, Edson Queiroz, uma referência para todos nós. E uma frase ele me inspira que diz: ‘Se algum dia vocês forem surpreendidos pela injustiça ou pela ingratidão, não deixem de crer na vida, de engrandecê-la pela decência e construí-la pelo trabalho”. Construí minha vida pelo trabalho junto com meu pai Pedro Ramalho e meu irmão José, com quem trabalhei lado a lado por mais de 30 anos. Dedico a eles essa homenagem. E meu filho Emílio, dá continuidade, a esse trabalho. E a visão empreendedora se faz presente na minha família. Para mim e meus familiares essa é uma noite muito especial. À minha família dedico todo amor e gratidão neste mês chegamos a 58 anos de casados.

Ele falou ainda da Fiec, “uma entidade pelo qual nutro profunda gratidão e respeito. Pois, com o seu apoio, o Ceará avançou, avança e avançará rumo ao desenvolvimento econômico. Expresso meu apreço e gratidão ao presidente Ricardo Cavalcante. A todos amigos do Sindredes que ajudei a criar. Mantive bom relacionamento do Senai, Senac e IEL. Concluo minha fala com coração cheio de alegria e peço a Deus a capacidade e lucidez para continuar. A todos meu muito obrigado!”

Falaram ainda a filha do homenageado Cláudia Ramalho; o 1º Vice-presidente da Fiec, Carlos Prado e o empresário José Antunes. A Mesa Solene foi composta pelas seguintes autoridades: vereador Marcelo Lemos; 1º Vice-presidente da Fiec, Carlos Prado, representando presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante; vice- presidente da Fiec, André Montenegro de Holanda e o ex-presidente da Fiec, Roberto Macedo, representando todos os ex-presidentes e a deputada federal Fernanda Pessoa.

Perfil

Aluísio da Silva Ramalho, natural de Fortaleza, Ceará, nasceu no ano de 1938. Casado com Esther Ramalho. Pai de cinco filhos, 10 netos. Estudou no colégio Castelo Branco até o ensino médio, concluído no ano de 1959. Desde muito jovem decidiu seguir com o pai, sr. Pedro da Silva Ramalho, a vela empreendedora. Ao lado do sr. Pedro e do irmão José, dedicou-se a produção e ao comércio da tradicional rede de descanso, com duas lojas no centro de Fortaleza, ativas ate a década de 80.

Ao perder, em curto espaço de tempo o pai e o irmão, se dedicou exclusivamente a industrialização das redes, dando um passo importante na época quando iniciou ao fim dos anos 70, de forma pioneira, a exportação da tradicional ‘Redes Ramalho’ para países europeus. Sendo a França o primeiro destino. Um caminho desbravado e hoje consolidado por meio da marca Denaná, que atualmente segue exportada para os principais países da Europa e mais Estados Unidos, Canadá e Japão.

Os desafios da industrialização e principalmente das vendas ao mercado internacional levaram Aluísio Ramalho a buscar apoio na Federação das Indústrias do Ceará e no seu Centro Internacional de Negócios. Como ele costuma dizer, a casa que o acolheu abrindo oportunidades de negócios e fornecendo apoio mediante os desafios da sua vida empreendedora. Onde também encontrou os grandes amigos da vida.

Aluísio da Silva Ramalho participou ativamente de várias gestões da Federação das Indústrias do Estado do Ceará. Foi secretário e tesoureiro do Sindicato de Fiação e Tecelagem (nas gestões dos presidentes Carlos Pinheiro e José Pompeu. Na presidência de Fernando Cirino, assumiu o cargo de tesoureiro ate a gestão de Jorge Parente. Foi membro do Conselho Fiscal da Fiec na gestão de Beto Studart. Exerceu vários mandatos por eleição nos conselhos do Sesi/Senai. Atualmente segue como presidente do Sindredes e membro dos conselhos do IEL e Senai.

Fotos: André Lima