Vereadores celebram o Dia Internacional da Mulher durante o Pequeno Expediente

08/03/2023 - Câmara Municipal de Fortaleza

O pequeno expediente contou com o pronunciamento de oito parlamentares.

Durante o pequeno expediente (pinga-fogo) da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Fortaleza, nesta quarta-feira (08/03), o tema principal foram as homenagens pelo Dia Internacional das Mulheres. A vereadora Adriana Nossa Cara (PSOL) abriu os pronunciamentos destacando que mulheres da CMFor refletem a sociedade fortalezense, que fazem a cidade funcionar e pulsar. “Por outro lado as mulheres são as que mais sofrem opressões e preconceitos. Ainda existem muitas desigualdades que precisamos enfrentar,” disse.

Segundo ela, se o país tivesse mais mulheres a frente das decisões políticas em todas esferas, a cara do nosso país seria diferente. “Sou casada com uma mulher e a divisão de tarefas, o cuidado, o carinho e afeto é feito de outra maneira, de forma mais igual. O horizonte que queremos é permanentemente feito por mulheres. Dizer que nós mulheres vereadoras queremos respeito. Toda semana envio ofício para secretários que não me respondem. E hoje recebi várias congratulações dos mesmos secretários pelo dia da Mulher,” criticou.

O vereador Danilo Lopes (AVANTE) disse saber a importância da mulher em ocupar todas as tarefas que os homens cumprem também. “Lembrar que nesse dia estamos aprovando a redação final na mudança de um nome do bairro, o Bairro Dendê que fica próximo ao Itaperi. Através de audiência pública e projeto conseguimos mudar para Raquel de Queiroz, esse é o primeiro bairro que vai homenagear uma figura histórica mulher, contra 30 que homenageiam homens,” pontuou.

Vereador Dr. Vicente (PT), por sua vez, homenageou cada vereadora citando o trabalho de cada uma. “Esse dia é muito importante para a gente lembrar a luta das mulheres trabalhadoras que lutaram e morreram por dias melhores.

O vereador Jorge Pinheiro (PSDB), parabenizou todas as mulheres e falou de sua proposta que se tornou lei – a boca de lobo inteligente, um dispositivo com tampa removível que facilita a limpeza das bocas de lobo em período chuvoso. Também destacou a realização do evento Renascer durante o período do Carnaval, que chegou aos 40 anos.

O vereador PPCell (PSD) destacou as mulheres de sua família ao homenagear todas as mulheres e deu destaque a administração do prefeito José Sarto, “o que ele vem fazendo em Fortaleza não é pouco. Ele já investiu cerca de 97% dos recursos na periferia e quero destacar que teremos um pacote de obras no Jangurussu e Conjunto Palmeiras. O Secretário da Regional 9, Ésio Feitosa me deu essa grande notícia e o povo já pode comemorar essas melhorias”, frisou.

A vereadora Adriana Almeida celebrou as mulheres e afirmou que reconhece os desafios que ainda existem, “nos tempos atuais tivemos algumas conquistas, mas os dados ainda são alarmantes. Segundo o Fórum Econômico Mundial, o Brasil fica na 22ª posiçãoo entre os países da América Latina, em desigualdades entre os gêneros, e esse é o retrato de um país que ainda luta contra as desigualdades econômicas e desigualdades sociais. As mulheres ainda encontram um grande abismo salarial, violência doméstica e feminicídios. Neste ano, já foram 21 mortes de mulheres, sendo seis feminicídios”, disse.

O vereador Raimundo Filho (PDT) parabenizou as mulheres e comentou sobre uma reunião que teve com representantes da ZEIS Pici, Comunidade Amora, Planalto Pici e do entorno da Capela São Francisco, com o objetivo de discutir a implantação pelo prefeito Sarto a seu pedido, de uma escola areninha, no terreno ao lado da capela São Francisco. “O secretário Samuel (Dias) já mandou equipe lá, tem projeto feito, foram feitos alguns contatos com os moradores, mas ainda falta apresentar o projeto para a comunidade. Essa reunião foi no sentido de organizarmos um momento onde a Seinf poderá ir à comunidade apresentar o projeto”, detalhou.

O vereador Pedro Matos disse que todos precisam levantar a bandeira pelo fim da violência contra as mulheres. “Precisamos levantar essa bandeira de fim da violência contra a mulher. Toda mulher precisa estar consciente das leis”, disse. Ele falou ainda do péssimo estado do gramado da Arena Castelão, “não justifica o estádio ficar fechado quatro meses e termos um resultado desses”. Outra critica foi com relação a falta de internet no Estadio que inviabilizou que os torcedores baixarem seus ingressos online. Por fim, falou das “lamentáveis cenas de depredações e violência ocorridas no último clássico rei, entre os times do Fortaleza e Ceará”.