Câmara Municipal de Fortaleza recebe demandas de conselheiros tutelares

08/03/2023 - Anna Regadas

Os profissionais entregaram ao chefe do Legislativo um documento com sugestões de mudanças na infraestrutura de trabalho, a fim de garantir o pleno exercício de suas funções.

Uma comissão de parlamentares liderada pelo presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Gardel Rolim (PDT), recebeu na manhã desta quarta-feira, 8, conselheiros tutelares e ouviu as demandas da categoria. Os profissionais entregaram ao chefe do Legislativo um documento com sugestões de mudanças na infraestrutura de trabalho, a fim de garantir o pleno exercício de suas funções.

Dentre as reivindicações apresentadas, destacam-se as solicitações de melhores condições de trabalho, por meio da instalação de uma sede própria que ofereça seguranças aos profissionais e criação de uma procuradoria jurídica para dar suporte à atuação dos conselheiros.

Outro ponto levantado foi o reconhecimento da função e da relevância pública do conselheiro tutelar nos seus benefícios, por meio da implantação da gratificação por relevância e mudanças na legislação referente ao vale-alimentação. Os profissionais também solicitaram a desvinculação ao IPM-Saúde, dando o direito de escolha aos servidores. Também pediram alterações no edital de eleição dos conselheiros, permitindo a escolha de local de atuação.

O momento também contou com a mediação dos vereadores Bruno Mesquita (PROS), Adail Júnior (PDT), Iraguassú Filho (PDT) e Didi Mangueira (PDT), que se somaram aos profissionais e se colocaram à disposição para buscarem junto ao prefeito José Sarto (PDT), o acolhimento das demandas apresentadas.

Foto: Érika Fonseca