Câmara Municipal de Fortaleza celebra Dia Internacional da Mulher

08/03/2023 - Rochelle Nogueira

As vereadoras Kátia Rodrigues (Cidadania), Cláudia Gomes (PSDB), Ana Aracapé (PL), Adriana Gerônimo do Nossa Cara (PSOL), Ana Paula (PDT), Priscila Costa (PL), Tia Francisca (PL), Estrela Barros (Rede) e Adriana Almeida (PT) comandaram a sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

A sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrada nesta quarta-feira, 8, na Câmara Municipal de Fortaleza, no Plenário Fausto Arruda, trouxe pautas importantes em torno das lutas travadas pelas mulheres. Temas como igualdade, violência de gênero, doméstica, política, respeito, dentre outros assuntos, foram evidenciados pelas vereadoras.

A mesa da solenidade foi composta pelas parlamentares do Legislativo Municipal. A vereadora Kátia Rodrigues (Cidadania) presidiu a reunião e teve ao seu lado como vice-presidente a vereadora Cláudia Gomes (PSDB), Ana Aracapé (PL), Adriana Gerônimo (Psol), Ana Paula (PDT), Priscila Costa (PL), Estrela Barros (Rede), Tia Francisca (PL) e Adriana Almeida (PT).

>> As vereadoras destacaram:

🌺 A vereadora Ana Paula (PDT) iniciou sua fala com destaque a frase: As rosas da resistência nascem no asfalto. Ela disse “essa é a frase que mais identifica nossa luta junto ao parlamento que é a palavra resiliência. Local onde sua maior composição é de homens, esse cenário é extremamente desafiador. No dia 8 de março a gente comemora, recebe abraços, carinhos, mas na verdade queremos receber respeito nessa Casa. No ano de 2022, 425 mulheres foram vítimas de feminicídio, além dela a violência doméstica física, moral, psicológica ainda é realidade dentro dos lares. No entanto, hoje, nesse momento, estamos aqui mas em algum lugar no Brasil tem alguém sofrendo violência. A violência de gênero existe, é real, e existe na política”, complementou.

Homenageadas pela vereadora Ana Paula 👇

  • Isabelita de Luna Batista Rulim: Casada, mãe de dois filhos, Enfermeira, Mestranda pela Faculdade de Medicina do ABC Paulista (FMABC) em Ciências da Saúde, especialista em Enfermagem Clínica e Auditoria em Saúde, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), especialista em Urgência e Emergência pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE). Graduada pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Servidora pública (licenciada) da atenção básica no município de Barbalha. Já atuou como coordenadora na Central de Regulação do município de Barbalha. Tem experiência em Terapia Intensiva adulto, onde coordenou a UTI no Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo (HSMSVP) em Barbalha e no Hospital e Maternidade São Francisco, no Crato. 09 Atualmente exerce o cargo de Conselheira efetiva do COREN-CE. E é Membro da Organização de Procura de Órgãos (OPO) no Hospital Regional do Cariri, onde atua com doação e captação de múltiplos órgãos, pela Central Estadual de Transplantes do Ceará.
  • Francisca Lidiane Paiva de Souza Terto: Especialista em urgência e Emergência, em saúde pública, em saúde da família, em psiquiatria e saúde mental. Pós-graduanda em dermatologia e obstetrícia. Empreendedora com qualificação em saúde da mulher. Formada há 8 anos, Mãe do Rian e da Maria; Apaixonada pela atenção primária a saúde.
  • Sandra Valesca Vasconcelos Fava: Enfermeira especialista em Terapia Intensiva, Mestre em Cuidados Clínicos pela Universidade Estadual do Ceará; Atuação profissional atual: Enfermeira Assistencial na UTI NEONATAL do Hospital Infantil Albert Sabin; Fiscal do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará, ambos como servidora pública. Já atuou profissionalmente em diversos hospitais públicos e privados, como SOPAI, Gênesis, HGF, Nossa Senhora da Conceição, UNIMED, Hospital Haroldo Juaçaba (ICC), sempre com foco na pediatria/neonatologia. Membro da Câmara Técnica de Fiscalização do Conselho Federal de Enfermagem de 2018 a 2021. Com experiência no ensino como professora e coordenadora de cursos de pós-graduação em enfermagem e como membro e/ou coordenadora de comissão científica de congressos regionais e nacionais de enfermagem, como Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem – CBCENF e Congresso Brasileiro de Educação Especial – CBEE.
  • Edna Pontes dos Reis: Técnica de enfermagem; Bacharel em direito; Servidora pública da Secretária de Saúde do Estado do Ceará, lotada no Hospital Infantil Albert Sabin, setor UTI pós operatória, desde 2008; Servidora pública municipal, lotada no Hospital Instituto de José Frota, setor UTI, desde 2010.

🌺 A vereadora do mandato Nossa Cara, Adriana Gerônimo (Psol), acolheu todas as mulheres presentes nessa data especial. Adriana celebrou junto com as mulheres, movimentos e entidades que vieram prestar essa homenagem. “O dia de hoje é dia de emoção e quem dera para nós vereadoras que a Casa estivesse sendo ocupada por tantas mulheres. Nós somos minoria neste parlamento e meu desejo é que a gente ocupe com mais vigor os parlamentos do Brasil e na nossa Capital. Nesse momento, queremos destacar também os 5 anos de luta pela morte de Mariele Franco, vereadora do Rio de Janeiro, assassinada. Infelizmente nós mulheres passamos por opressão e não é justo que nesse 8 de março sermos homenageadas e no resto dos dias sermos esquecidas”, atentou Adriana.

Homenageadas pela vereadora Adriana do Nossa Cara 👇

  • Zuleide Fernandes de Queiroz: Graduada em Pedagogia, Mestra e Doutora em Educação pela UFC. Estágio de Pós Doutoramento em Educação pela UFRN. Pesquisadora em Educação, Gênero, Negritude e Violência. Atua no Mestrado Profissional em Ensino de História e no Mestrado Profissional em Educação – URCA. É 2a. Vice – Presidenta do Sindicato Nacional dos Docentes da Educação Superior-ANDES/SN. É membro do Fórum Permanente Educação das Relações Étnico-raciais do Ceará. É membro do Fórum Estadual de Educação do Ceará na suplência, representando a ANPED – Associação Nacional de Pós-Graduação. Membro da COORDENAÇÃO OPERATIVA DA CAMPANHA NACIONAL FAZER VALER AS LEIS 10.639- 11.645. Atua nos movimentos sociais: MNU – Movimento Negro Unificado, GRUNEC – Grupo de Valorização Negra do Cariri, Frente de Mulheres e Resistência Feminista.
  • Stefany Mendes: Travesti, moradora do grande Bom Jardim, multiartista: atriz, cantora, compositora, produtora cultural, artista plástica, figurinista e integrante do I Conselho Estadual de Combate a LGBTfobia, idealizadora e coordenadora do Coletivo Polo Trans que surge em 2017 no Pólo de Lazer do Conjunto Ceará, promovendo ações que afirmam a cultura e cidadania de pessoas TLGB+ nas periferias e em espaços da cidade.
  • Cícera da Silva Martins: Pedagoga e pós graduada em direitos da criança e adolescentes, moradora atuante na comunidade Planalto do Pici (zeis pici); Educadora na biblioteca comunitária Espaço de Leitura – GDFAM; articuladora no coletivo de mulheres da rede Jubileu Sul Brasil. Militante na Frente de Luta por Moradia Digna; movimento dos conselhos populares; comunidades eclesiais de base e pastoral do menor. Está junta com as mulheres na luta por direitos, entre estes a moradia, porta de entrada de todos os outros direitos.
  • Francisca Flávia Soledade de Almeida: Filha de Vicença Soledade e Manoel Ferreira de Almeida. Nascida e criada no Bom Jardim, Flávia é sapatão negra (como ela mesmo se identifica), percussionista, luthier, licencianda em Música pela Universidade Estadual do Ceará. É regente, professora, fundadora e membro dos grupos Bloco Cola Velcro, Tambor Para Mulher – TPM e Professoras no Samba, fundadora e professora do grupo Tambores de Safo por 12 anos. Integra os grupos de samba Essas Mulheres e Terreiro Tradição na cidade de Fortaleza e é professora de música no Centro Cultural Bom Jardim desde 2014. Pesquisa ritmos de matriz africana e sua utilização na cultura popular brasileira, com foco e afeição pela história do samba. Atualmente desenvolve o projeto Samba da Vicença, que é uma grande roda de samba da vida para reconhecer, agradecer e reafirmar todas as mulheres negras que sustentam a vida neste país desde a sua fundação colonial escravagista.

🌺 A vereadora Ana Aracapé (PL) destacou sua alegria em ver a Câmara Municipal repleta de figuras femininas. “Estou aqui neste momento relembrando como era difícil ter espaço para as mulheres nos espaços de poder. Antes a gente não tinha espaço e hoje as mulheres vencem a cada dia, a cada batalha. Todos os anos, desde o século passado, comera-se o Dia Internacional da Mulher repercutindo nossas lutas e vitórias que travamos por igualdade e direitos. Precisamos aumentar a visibilidade de projetos realizados por mulheres e para as mulheres”, disse.

Homenageadas pela vereadora Ana Aracapé 👇

  • Verônica Galvão de Sousa: Nasceu em Fortaleza, no dia 09 de outubro de 1954, casada com Raimundo Nonato de Sousa, com quem tem 3 filhos. Verônica é uma pessoa bastante solidária e prestativa, pertence a uma das famílias mais antigas do Aracapé e através dos seus sogros, João Batista e Raimunda Nonata de Sousa, realizaram a doação do terreno onde fica a Igreja São João Batista e a Associação Comunitária do Aracapé. Sempre dedicada a igreja católica, dava aulas de catecismo, faz parte da Legião de Maria e é organizadora da Coroação de Nossa Senhora, no mês de maio e na sua mocidade contribuiu para alfabetização de muitas crianças e adolescentes do bairro Aracapé.
  • Francisca Fernanda Oliveira dos Santos: Nasceu no dia 13 de fevereiro de 1955, natural de Guaiúba-CE, viúva do Sr. João Machado dos Santos, com quem tem 4 filhos, atualmente moradora da comunidade Cidade Nova, desde 1985, militou nas lutas comunitárias, com a vereadora Ana Aracapé, na época líder comunitária. Dona Fernanda traz consigo um legado de grandes lutas e conquistas e além desta homenagem hoje, ela e sua família foram agraciados através do Projeto de Decreto Legislativo da vereadora Ana Aracapé, homenageando o Sr. João Machado dos Santos, com o nome do Posto de Saúde da comunidade Cidade Nova.
  • Maria Zizi Pena da Silva: Nasceu em Fortaleza, no dia 14 de agosto de 1938, casada há 56 anos com o Sr. Augusto Gomes da Silva e reside no bairro Aracapé, há 83 anos, onde cresceu e criou seus 12 filhos e colhe os frutos dessa família numerosa, com 23 netos, 21 bisnetos e 11 tataranetos. Dona Zizi conciliava arduamente os afazeres diários, como dona de casa, funcionária da educação e nas horas vagas arranjava tempo para costurar roupas. Hoje, ela se orgulha de toda dedicação ao trabalho e a família através de muito amor e carinho.
  • Ozana Fernandes do Nascimento: Nasceu no dia 22 de abril de 1945, na cidade de Maracanaú, é viúva do Sr. Luciano do Nascimento, com quem tem 5 filhos. Começou a ensinar quando ainda era adolescente numa sala improvisada na Capela São João Batista no bairro Aracapé, e o amor pela educação a fez com que dedicasse sua vida ao magistério. Moradora do Aracapé desde seus 18 anos, Ozana construiu suas raízes familiares e mesmo após morar por um tempo no município de Maracanaú, decidiu voltar para o bairro onde cresceu e onde vive até hoje por mais de 6 décadas.

🌺 A vereadora Cláudia Gomes (PSDB) repercutiu no plenário a voz das mulheres, as suas peculiaridades e as principais bandeiras femininas. “Vocês que estão aqui representam uma parcela da população. Cada uma de nós podemos dizer que a nossa vida não é nada fácil, nunca foi. Cada uma tem o seu jeito e suas peculiaridades. Quando a gente fala dos nossos direitos, estamos aqui para lutar por eles, pela valorização da mulher na sociedade. Como foi difícil chegar nessa Casa como vereadora de Fortaleza, principalmente quando a gente assume lugar de liderança. Tudo pra gente é superação precisamos estudar muito, trabalhar muito mais para mostrarmos que somos capazes. Nós estamos lutando pelo básico que é igualdade”, relatou Cláudia.

Homenageadas pela vereadora Cláudia Gomes 👇

  • Kamyla Castro de Oliveira: É bacharel em Direito pela Estácio FIC (2015-2020), possui pós-graduação em Direito Público e especialização em Teoria Política e Gestão Pública pela Universidade Miguel de Cervantes – Santiago do Chile (2006), é graduada em Analista de Sistemas pela FGF. Foi coordenadora de políticas públicas voltadas para juventude na Secretaria de Esporte e Juventude (Sejuv) do Governo do Estado do Ceará (2003-2007), assessora política da Prefeitura Municipal de Piquet Carneiro (2008-2015) e assessora do Senado Federal (2015-2022). Atualmente, é titular da Secretaria Regional 1 da Prefeitura Municipal de Fortaleza desde setembro de 2022. Foi presidente estadual e nacional da Juventude do PSDB e atualmente é tesoureira do PSDB Mulher e secretária geral do PSDB Ceará.
  • Lia Gomes : Deputada estadual, eleita com 67 mil votos, vicepresidente da Ação da Mulher Trabalhista do Ceará (AMT/PDT-CE) e médica com atuação em dermatologia estética. Foi assessora especial da Prefeitura Municipal de Fortaleza, coordenadora adjunta da Participação Social e ex-secretária executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos.
  • Maria Emília Pessoa de Lima Carneiro: Natural de Caucaia (CE), sua base eleitoral. O irmão Eduardo Pessoa, já falecido, foi presidente da Câmara Municipal, e disputou a prefeitura nas eleições de 2016. No final de 2019, como vereadora de Caucaia, presidiu a comissão paramentar de inquérito (CPI) que apurou irregularidades na prefeitura do município.
  • Carolina Cunha Bezerra: Psicóloga Clínica, graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. Bacharel em Administração de Empresa pela Universidade de Fortaleza. Participou do Lemann Visiting Scholars Program at Teachers College, Columbia University (USA). Cursou o Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento pela Primeira Infância em Harvard – Cambridge (USA). Como Primeira-Dama da cidade de Fortaleza, no período de 2013 a 2020, participou da Gestão Municipal como voluntária, articulando e coordenando a Gestão de Políticas Públicas pela Primeira Infância. Mobilizou segmentos da sociedade civil, órgãos governamentais municipais, estadual e federal para construir e aprovar em Lei, o Plano Municipal pela Primeira Infância de Fortaleza (PMPIF), Lei Nº10.221/2014, levando Fortaleza ao status de primeira capital do país a possuir um Plano com base legal. Articulou o Marco Legal pela Primeira Infância de Fortaleza, Lei n° 11.070/2020, pelo qual perpassam as políticas públicas contínuas e permanentes para as crianças de zero a seis anos. Consultora do Instituto da Infância (IFAN) na prestação de serviços no Projeto Planos Primeira Infância, com participação técnica no Grupo de Trabalho para a Sustentabilidade dos Planos Municipais pela Primeira Infância, em parceria com a Fundação Bernard Van Leer (BVLF). Consultora no Conselho Externo do Programa de Aprimoramento Sistêmico (PAS), da Prefeitura Municipal de Barretos – São Paulo, através do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES).

🌺 A vereadora Estrela Barros (Rede) falou do enorme prazer em representar todas as mulheres presentes no evento. “Parabenizo a todas as mulheres maravilhosa que aqui estão. Sou filha de mãe solteira com muito orgulho e para a glória do Senhor Jesus eu estou aqui nessa Casa Legislativa”, contou. A parlamentar citou cada uma de suas homenageadas e fez a leitura de um pronunciamento citando figuras importantes da bíblia na figura feminina.

Homenageadas pela vereadora Estrela Barros 👇

  • Laura Jucá: É fortalezense, mãe da Maria Luiza, de 15 anos, e do Joaquim, de 12 anos. Profissional vocacionada para a gestão e desenvolvimento de políticas públicas, com efetivas contribuições para a nossa cidade. E graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Trabalhou na iniciativa privada por mais de 12 anos. Integrou a equipe de consolidação da criação da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), acumulando experiências, desde 2016, nas funções de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e de superintendente interina da Agefis. Em 2021, aceitou convite do Prefeito José Sarto, para assumir a Superintendência da Agefis, sendo a primeira mulher a ocupar esse cargo.
  • Cláudia Maria Meneses Brilhante Maia : É natural de Fortaleza, mas morou boa parte da vida na cidade de Pacajús, na Região Metropolitana, onde se destacou na sua profissão. É formada em Fisioterapia com especialização em Educação e Saúde Pública. Foi a primeira mulher candidata ao Governo do Estado do Ceará. É casada, mãe de duas filhas e atua como articuladora política institucional no Sistema Fecomércio Ceará.
  • Eneylandia Rabelo: Nasceu na cidade de Morada Nova, no Ceará. Aos 17 anos, mudou-se para a Capital cearense. É formada em enfermagem, com pós – graduação nas áreas de Saúde da Família, pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), Vigilância Sanitária, pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) e Gestão da Vigilância Sanitária, pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. Eneylândia Rabelo é fiscal da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis). No período de janeiro de 2021 até janeiro de 2023, dirigiu o Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor o (Procon Fortaleza).
  • Isaura de Melo Viana: Nasceu em Sobral, mas com menos de um ano de vida, sua família mudou-se para Fortaleza. Trabalhou em empresas no ramo de confecção, bem como laborou também de forma autônoma, como manicure. Concluiu o Ensino Médio por meio do Enem já por volta dos seus 35 anos. Dona Isaura formou com muito esforço e dedicação dois filhos, sendo um advogado e o outro professor universitário e servidor público do Estado do Ceará da Polícia Militar.

🌺 A presidente da sessão, vereadora Kátia Rodrigues (Cidadania), falou da felicidade e privilégio de poder prestar a justa homenagem a cada uma das presentes na sessão solene. “Quero que fique gravado em nossos corações este momento. A política é lugar de mulher sim! A mulher é mais humilde, é acolhedora, é exigente e tem uma visão mais ampliada da sociedade. Somos nós que temos conhecimento sobre pautas como assédio, maternidade, violência, salários desiguais. Mesmo diante de todas adversidades podemos realizar qualquer função. Eu, inclusive, enfrentei muita dificuldade para chegar nessa Casa. Como sair da 5ª posição mundial de violência contra a mulher? Nós devemos participar da politica sim, pois somos apenas 15% do legislativo quando no mundo são de 30%”, questionou a vereadora.

Homenageadas pela vereadora Kátia Rodrigues 👇

  • Francisca Coelho de Almeida: Nasceu em 12 de março de 1933, é natural de Caucaia – Ceará. É Filha de Vicente Coelho e Maria José Coelho Maia. Foi casada por 50 anos, com o Sr. Francisco de Assis Almeida (em memória), e tiveram 18 filhos. Em 1967, a família se mudou para Fortaleza, firmando moradia no Bairro Vila Manoel Sátiro. Hoje, após 56 anos, Dona Francisca é uma das moradoras mais antigas do Bairro, onde passou a maior parte da sua vida, criou e educou seus filhos, netos e enteados. A Sra. Francisca Coelho de Almeida está prestes a completar seus 90 anos. Ela segue firme e forte. Uma verdadeira guerreira!
  • Maria Olga dos Santos Porfírio Aqui representada por Francisca Elsenir Porfírio dos Santos: Nasceu em 18/06/1930, é natural de Acarape/CE. Ela sempre gostou de ensinar, lutou incansavelmente pela educação dos seus 7 filhos, e manteve em sua casa, no bairro Jardim América, durante anos, um vasto acervo bibliográfico que ficava disponível aos jovens que precisavam realizar pesquisas. Todos os dias ela costumava receber em sua casa, jovens da vizinhança, os quais ensinava a ler e a escrever. Como empreendedora, também montou uma pequena empresa, na área da costura, para ajudar na economia da família, além de gerar empregos para outras mulheres. Hoje, aos 92 anos, Maria Olga dos Santos Porfírio continua a ser exemplo de força e determinação para a sua família.
  • Maria Cavalcante de Oliveira: Nasceu em Ipueiras – Ceará, em 06 de Janeiro de 1938. Filha de pequenos agricultores, aos 20 anos de idade, casou-se com Apolônio Nunes de Oliveira, e teve nove filhos. Em 1971, saíram do município de São Benedito e mudaram-se para Fortaleza, onde inicialmente moraram no São João do Tauape. Em seguida mudaram-se para o Montese, onde reside até hoje, e tiveram um pequeno comércio ao lado. Foram anos difíceis, mas a tenacidade de mulher cearense, lapidada na vida rigorosa de nosso interior deu-lhe força suficiente para, ao lado do seu esposo alcançarem essa vitória exemplar: verem os nove filhos diplomados em grau superior. Dona Maria ainda sente saudade eterna do seu esposo, Senhor Apolônio, que partiu há 3 anos.
    Hoje, com os filhos já realizados, 21 netos e 6 bisnetos, podemos afirmar que D. Maria Oliveira travou o bom Combate! Foi e é vencedora como mãe exemplar, esposa dedicada e avó carinhosa. Dona Maria Oliveira é exemplo vivo da força, fé e da coragem da mulher cearense!
  • Maria Rosália Belarmino Lopes: É natural de Brejo Santo – Ceará, e veio para Fortaleza aos 6 anos, sendo acolhida no orfanato Dr. Rocha Lima e adotada pelo casal José Torquato Praxedes Pessoa e Carlota Saboya Pessoa. Aos 19 anos, casou-se com José de Lucena Lopes (em memória) e tiveram 10 filhos, 23 netos e 32 bisnetos. Rosália é moradora do bairro Colônia, na Barra do Ceará, há mais de 50 anos. Na década de 1990, sendo muito católica, engajou-se na Paróquia Cristo Redentor, e foi fundadora da pastoral do Batismo, Ministra da Sagrada Eucaristia por mais de 25 anos, e diretora do Centro Comunitário Cristo Redentor. Maria Rosália Belarmino Lopes é uma mulher realizada, amada e respeitada por toda a comunidade, familiares e amigos. Hoje, no dia Internacional da Mulher, esta guerreira, completa seus 91 anos.

🌺 A vereadora Priscila Costa (PL) fez um discurso frisando a figura de Deus como o senhor acolhedor. “Sempre quando vou falar no Dia Internacional da Mulher eu me sinto desafiada. Eu sempre peço para Deus para que eu fale sobre a mulher com o meu coração. Cresci sempre perto da minha mãe e minha vó e elas marcaram minha formação como pessoa. Quando a gente vê a sociedade com tantas coisas para lamentarmos como aviolência, as injustiças, eu lembro da minha mãe e minha vó falando de um Deus que elas acreditavam piamente. Nesse momento, que a gente faz uma reflexão da sociedade, mesmo que não nos reconheçam, lembrem de um Deus que não nos deixa só e não nos abandona”, a vereadora citou a história bíblica de Ester.

Homenageadas pela vereadora Priscila Costa 👇

  • Débora Leite: Débora Lúcia Lima Leite Mendes, natural de Fortaleza, é a primeira filha de um casal de simples trabalhadores, zelosos pelos valores cristãos. Teve sua vida ser transformada através da Educação. Formou-se em Pedagogia (2000) e concluiu seus estudos de Mestrado e Doutorado na Universidade Federal do Ceará, onde é Docente da Faculdade de Educação da UFC. Servidora pública do Executivo Federal desde 2010, já atuou como professora na UFPI e UNILAB-CE. A Profª Dra. Débora Leite é pesquisadora na Área de Autismo e Avaliação Educacional. Casada e mãe de dois filhos, também atua na área social há mais de 20 anos com a liderança de jovens, mulheres e famílias junto a diferentes igrejas evangélicas e bairros da grande Fortaleza e Região Metropolitana. Fundadora do Projeto Caminho do Bem, que funciona em Pavuna – Pacatuba- CE, trabalha no apoio a Pessoas com Autismo e suas famílias, mantendo sua luta incansável.
  • Vera Cavalcante: Pastora Vera Cavalcante é professora de Língua Portuguesa e Literatura, formada pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, atuou por 11 anos em colégios e cursos preparatórios, também como Coordenadora da área de Línguas. Professora do Rhema Brasil, formada pelo Centro de Treinamento Bíblico Rhema Brasil há 22 anos e também formada na Escola de Ministros Rhema no ano de 2011. Conferencista em temas bíblicos, tem pregado e palestrado por diversas cidades no Brasil. Em março de 2012, recebeu o título “Mulher Cristã” concedido pela Assembleia Legislativa do Ceará, como uma entre as dez personalidades femininas que mais se destacaram naquele ano. Em 2013. Consagrada Ministra do Evangelho pela AMVV – Associação Ministerial Verbo da Vida, Vera Cavalcante é autora de livro, também é compositora, cantora com várias obras gravadas e publicadas desde 1995.
  • Cristiane Eleutério: Cristiane Eleutério Pinheiro, 57 anos de idade, nascida em Fortaleza, casada com Cláudio Regis Pinheiro há 32 anos, mãe de dois filhos dentistas: Igor Eleutério Pinheiro e Ingrid Eleutério Pinheiro Maia. Professora Efetiva e Educadora da Rede pública do Estado do Ceará, formada em Letras pela UECE, Especialista em Psicopedagogia e Mestre em Ciências da Educação pela UFRJ. Curada de câncer no reto, há 28 anos atrás, decidiu após receber esse milagre de Jesus, abrir as portas de sua casa semanalmente e orar por famílias, pessoas enfermas do corpo e da alma e várias outras causas independente da fé que essas pessoas professam.
    Pastora, Pregadora da Palavra de Deus e Comunicadora, tem também todos os sábados um Programa de rádio, onde leva uma Palavra de fé a todos os seus ouvintes. Teve sua ordenação pastoral em 2018, juntamente com seu esposo pela ORMECE e atualmente serve a Deus na Comunidade Cristã Videira. É uma Mulher de Fé como se chama seu programa de rádio.
  • Isabel Gouveia: Isabel Gouveia é cantora, compositora e bispa evangélica. Nascida em um lar católico, é filha única de sua mãe Zelma e seu pai o sanfoneiro DEDIM GOUVEIA. Além de pai, Dedim Gouveia foi seu grande incentivador, sua maior referência musical, o que fez com que Isabel Gouveia crescesse no meio artístico, fazendo carreira ao lado de seu pai DEDIM GOUVEIA durante 7 anos (desde os seus 14 anos), como cantora e também compositora. Aos 21 anos, através da descoberta de uma enfermidade que acometeu a sua filha Mariah, encontrou na fé em Jesus esperança e fortaleza, tendo a partir dali mudado o rumo da sua vida para dedicar-se a obra do Evangelho de Cristo.

🌺 A vereadora Tia Francisca (PL) também deixou sua mensagem destacando o poder de Deus na vida de muitas mulheres. “Gostaria de falar e dizer para cada um de nós que só Deus tem o poder do amor e de transformar. Sabe de uma coisa, não é só no dia 8 de março o dia das mulheres mas sim todos os dias. Quando nós queremos fazer algo, ´fazemos bem feito. Somos guerreiras, mulheres que produz, e que muitas vezes nem os homens são capazes. o homem faz um, a mulher faz mil. A mulher nasceu para ser amada”.

Homenageadas pela vereadora Tia Francisca 👇

  • Dalila Saldanha Mulher: Esposa, mãe e educadora! Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc) e em Educação Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Bacharel em Ciências Contábeis e Licenciada em Matemática pela UVA. Desde 1998, é professora de Matemática da rede estadual de ensino do Estado do Ceará, exercendo o cargo de Secretária – Executiva da Educação do Ceará de julho de 2014 a dezembro de 2017. Ocupou, ainda, o cargo de coordenadora administrativo e gerente de projetos na Secretaria Estadual da Educação (Seduc), além de coordenadora pedagógica e docente em unidades escolares da rede estadual. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em planejamento, gestão e formação de professores.
    Concluiu recentemente o Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância (Insper) – Universidade de Harvard, Cambridge, Massachusetts (EUA). Desde 2017 ocupa o cargo de Secretária da Educação de Fortaleza, onde promove a formulação e execução de diretrizes e políticas públicas educacionais.
  • Rosinha de Jesus dos Anjos Sousa: É mulher simples, batalhadora, assim como as mulheres já homenageadas aqui. Filha da cidade de Aurora, no interior de Juazeiro do Norte, no Ceará, mas residente em Fortaleza há 52 anos. Casada há 34 anos com o Pastor Antônio Iris, com quem construiu e educou seus três filhos: Camila, Antônio e Lucas, e avó de quatro crianças: Efraim, Josué, Ada e a pequena Olívía que está a caminho para alegrar ainda mais a casa. Rosinha fez carreira na arte de costurar e além do trabalho, dá pontos de amor e solidariedade servindo na Igreja Pentecostal Manancial Resgatando Vidas, fundada há 13 anos, por ela e o marido, onde além dos cuidados com o templo, tem cuidado da comunidade, no Parque Santa Rosa, prestando serviços de assistencialismo, visitando e entregando cestas básicas aos mais necessitados da região.
  • Maria Irimar da Silva Andrade: É conhecida como Tia Irimar por todo o Parque São José. Natural de Fortaleza, nasceu em de 20 de agosto de 1965. Casada com o senhor Antônio Laudenir de Andrede Rodrigues, mãe do Rafael e do Daniel, e avó do Luan, da Stephane e da Pietra. Iniciou sua trajetória na educação dentro da comunidade aos 12 anos, como professora de reforço escolar, no contraturno escolar. Concluiu os estudos com o Magistério e fez licenciatura em História e Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Foi professora da educação infantil, alfabetizadora, professora de ensino religioso para alunos do fundamental, e atua como monitora de correspondência, acompanhando crianças, adolescentes e jovens da periferia no seu cotidiano. Mesmo aos 57 anos, ela ainda almeja cursar Serviço Social, para aprimorar sua habilidade com o trabalho social, que tem exercido na Associação do Bem-Estar Social do Ceará (ABEMCE) há 30 anos. E sua maior realização é ver seus alunos conseguindo quebrar as barreiras da pobreza e se destacar nos estudos.
  • Tatiana Colares Moraes de Oliveira: É natural de Fortaleza, pastora, empresária e vicepresidente da Igreja Cristã Família e Louvor. Casada há 16 anos com o Pastor André, é mãe de André Victor e Júlia Ellen. Graduada em administração pela Estácio de Sá, com conhecimentos em finanças e vendas, atualmente, estudando Psicologia, pelo Centro Universitário Maurício de Nassau. Como a maioria das mulheres fortalezenses, se divide diariamente entre as múltiplas missões diárias, de ser mãe, esposa, dona de casa, profissional e em dar assistência às famílias membras da congregação, existente há 14 anos, fundada por ela, o esposo e amigos, na comunidade da Maraponga. Atua em ações sociais no desenvolvimento social de crianças, no empoderamento de mulheres e no fortalecimento familiar, através do acompanhamento de casais. Mulher disponível a servir.

🌺 A vereadora Adriana Almeida (PT) reforçou que assumiu o seu mandato ontem, 7, como vereadora de Fortaleza um dia antes do dia de luta das mulheres e que isso é muito significativo para ela. “Precisamos fortalecer nossa participação para que as decisões caibam a nós também. Estou feliz e fortalecida nessa Casa somando luta com essas mulheres no sentindo de fazermos mais pelas mulheres. Sou professora e sei das dificuldades de muitas mães que muitas vezes não tem uma creche para deixar seus filhos”, disse Adriana citando pautas como respeito, políticas públicas permanentes de combate ao feminicídio, igualdade salarial”.

Érika Fonseca foi homenageada em nome de todas as servidoras da Câmara Municipal de Fortaleza.

Em nome das homenageadas, Carol Bezerra, ex-primeira dama e coordenadora da Gestão de Políticas Públicas pela Primeira Infância, falou da honra de representar todas as presentes. “Que emoção. Obrigada por essa homenagem. Muitas mulheres que estão aqui eu militei e conheço muito de perto e me sinto segura por essa representação. Eu tenho muito orgulho dessa bancada linda que está aqui. Sou mãe de duas mulheres e eu entrei para a causa da criança mas o dia a dia me ensinou a militar pela mulher. Queria dizer que a sua liberdade seja sua essência, pois só nós sabemos traçar o nosso caminho, cada uma carregada de uma história de vida, nossa singularidade, nossa força para a batalha diária, como foi falado aqui. Que sejamos muito felizes. Nós merecemos todas as homenagens”, finalizou Carol Bezerra.

>> A sessão solene contou com a presença dos vereadores Eudes Bringel (PSB) e Iraguassu Filho (PDT).

976A2037

Fotos: Érika Fonseca e André Lima