8 de Março: Socorro França apresenta conquistas e desafios para as mulheres em palestra na Câmara Municipal

08/03/2023 - Ana Clara Cabral

No Dia Internacional da Mulher, Secretária dos Direitos Humanos do Ceará refletiu sobre os avanços na legislação e apresentou os entraves para superar o machismo estrutural na sociedade brasileira

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou o evento “Inspira Mulher”, na manhã desta quarta-feira (8), em celebração ao Dia Internacional da Mulher. A ocasião contou com uma série de atividades para a valorização das servidoras do Legislativo, além de um momento de reflexão com a palestra da secretária dos Direitos Humanos do Ceará, Socorro França, que abordou o tema “A trajetória da mulher nos últimos 60 anos após sua capacidade civil absoluta”.

Durante a palestra, Socorro França evidenciou que “apenas em 1988 tivemos a Constituição Cidadã, que além dos princípios fundamentais, elenca a igualdade de gênero com muita força para que nós pudéssemos estar aqui conversando com vocês. E somente no dia 27 de agosto de 1962 a mulher se tornou livre no Brasil. Só tem 60 anos que nós fomos consideradas capazes”, recordou.

“Quando a mulher começou a estudar, a ir para o mercado de trabalho, mostrar que é igual perante a Lei e o Brasil se tornou inclusivo, aquilo que já estava estruturado dentro das consciências de pai pra filho se tornou presente”, disse sobre o machismo estrutural.

Ela explicou: “Nós fomos criadas e gestadas em um ordenamento jurídico que só favorecia o homem. A mulher, de tanto sofrer, se anula e não se sente mais pertencente à própria família e ao lar. É isso que a gente tem que reverter, idealizar um contexto para que nós possamos ser efetivamente aquilo que a constituição nos garante”.

Apesar da legislação existir e as delegacias estarem preparadas como mecanismo de defesa da mulher, a secretária acredita que o machismo será resolvido através da educação de crianças de 0 a 6 anos de idade. “Segundo os neurocientistas, é o momento mais importante do ser humano para chegar junto. Creio que se nós trabalharmos essa questão nas escolas, teremos um futuro promissor na equidade de gênero. Podemos colocar toda a polícia do mundo, todo o poder judiciário. Vamos continuar com as mesmas mazelas porque o problema é estrutural”.

Leia mais: Gardel Rolim autoriza estudo para criação de Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal de Fortaleza

Ao final, ela encorajou as mulheres presentes. “Vou completar 80 anos e concluí agora o MBA de Empreendedorismo Social. O conhecimento é libertário. Vamos estudar, vamos à luta. Desejo que vocês entendam que todas tem seus valores, são efetivamente filhas de Deus, dotadas de sabedoria, amor e beleza. Explorem o que tem dentro de vocês para serem felizes”.

Procuradoria da Mulher

Gardel Rolim (PDT) parabenizou as servidoras presentes. “Nós certamente não faríamos a Câmara Municipal como ela é se não fosse o desempenho e entusiasmo de cada uma de vocês. O nosso papel aqui é continuar debatendo e criando condições para que as mulheres possam ter cada vez mais protagonismo não só no Legislativo, mas na sociedade que a gente vive, onde a gente percebe que muitos retrocessos persistem”.

Durante o pronunciamento, que antecedeu a palestra, o presidente anunciou que a Casa está preparando um estudo técnico para a implantação de uma Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal de Fortaleza. “Queremos que a mulher tenha cada vez mais vez e mais voz e que ela possa ocupar o espaço que ela queira ocupar”, destacou o presidente.

O evento contou com a participação do presidente da Casa, vereador Gardel Rolim (PDT), além da Kátia Rodrigues (Cidadania), Cláudia Gomes (PSDB), Ana Aracapé (PL), Gabriel Aguiar (Psol), Michel Lins (Cidadania), Estrela Barros (Rede) e da coordenadora da Escola do Parlamento (EPFOR), Ticiana Mota.

Confira o pronunciamento das vereadoras

Kátia Rodrigues (Cidadania)

Katia Rodrigues - Foto: Érika Fonseca

“Estou muito feliz de participar desse momento. Desejo que toda mulher lute por seus sonhos e que mova o mundo com sua força e a forma que pensa. Nossa caminhada por direitos iguais continua. Nós ainda temos muito o que conquistar”.

Cláudia Gomes (PSDB)

“É um dia de luta. Nós ainda vemos muitas de nós sofrendo violência de todo tipo. Não podemos esquecer o quanto é importante nossa união, a nossa força e garra. Há pouco tempo a gente nem votava, nesse momento em que estamos, pouquíssimas mulheres ocupam cargos de tomada de decisão. Enquanto não tivermos nesse poder, não teremos nossos direitos garantidos”.

Ana Aracapé (PL)

“Nós mulheres somos fortes e empoderadas. Nós vemos ainda o machismo, o feminicídio, isso é muito triste. É preciso que nós estejamos sempre de cabeça erguida, mostrando a nossa fortaleza, nossa força de mulher. Sempre ressalto que o parlamento precisa de mais mulheres. Nós somos 52% do eleitorado e ainda vemos mulheres deixando de votar em mulheres. Vamos cuidar de nós e das outras. Precisamos fazer isso com urgência”.

Professora Adriana Almeida (PT)

“Chegar na Câmara na véspera do 8 de março é muito significativo para mim e para todas as mulheres que compreendem a importância de ocupar espaços de poder dentro da sociedade. Nós já sabemos da violência que as mulheres vem sofrendo, o problema de feminicídio, as desigualdades sociais, o número de mortes crescente. Isso tudo faz com que eu chegue nesta Casa com ainda mais energia e força para lutar contra toda forma de violência”.

Estrela Barros (Rede)

“Nasci de 7 meses em um pau-de-arara e não existia incubadora em Acaraú. Minha mãe trabalhava comprando piabinha. Venho de um lar muito humilde, mas muito feliz. Filha de mãe solteira, no Grande Pirambu, comunidade a qual me orgulho muito. Muito obrigada, Socorro França, pela inspiração da vontade de saber, de lutar, da humildade e do carinho. Parabéns a todas as mulheres. Nós todas somos especiais aos olhos do Pai”.

Foto: Érika Fonseca e Evilázio Bezerra