Câmara de Fortaleza emite moção de pesar pela morte da vereadora Yanni Brena

07/03/2023 - Câmara Municipal de Fortaleza

Os vereadores fizeram um minuto de silêncio em homenagem a memória da vereadora.

Um minuto de silêncio - Foto: Érika Fonseca

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Gardel Rolim (PDT), apresentou requerimento 1390/2023 solicitando o envio de moção de pesar aos familiares da presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, Yanny Brena Alencar Araújo, falecida recentemente. O documento foi subscrito pelos vereadores Bruno Mesquita, Adriana Nossa Cara, Paulo Martins, Jorge Pinheiro Lúcio Bruno, Júlio Brizzi, Danilo Lopes, Ronivaldo Maia, Léo Couto, Veríssimo Freitas, Cláudia Gomes e Ana Paula. Durante a Sessão Ordinária foi feito um minuto de silêncio em memória da parlamentar juazeirense.

A vereadora Cláudia Gomes falou sobre o assunto e destacou que o caso de feminicídio da vereadora Yanni se soma aos demais casos ocorridos neste ano tendo como agressor uma pessoa próxima. “Ela achava que tinha ao seu lado um grande amor, mas este tirou-lhe a vida. Temos que combater esse tipo de violência e temos que começar na escola, por isso tenho um projeto de criar uma campanha de combate a violência contra crianças de 02 a 17 anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1 bilhão de crianças são violentadas, não só sexualmente, mas a psicologicamente e moralmente. Queremos aprovar essa campanha para que com as informações sobre os tipos de violência as pessoas possam combatê-las e denunciá-las”, disse.

O vereador Bruno Mesquita pediu um minuto de silêncio pela morte da vereadora. Após a votação do requerimento, alguns vereadores se pronunciaram. A vereadora Adriana Nossa Cara, afirmou que todo mundo ficou muito consternado com a morte da vereadora Yanni Brena. “Esse assunto toca profundamente a nós mulheres e também deveria causar comoção em todo estado, Em Juazeiro, em 10 mortes ocorridas oito tem perfil de feminicídio. A gente precisa alterar essa cultura para salvar a vida das mulheres. É importante repercutir esse caso e pedir a responsabilização”, disse.

A vereadora Ana Paula destacou que a vereadora Yanni vinha em ascensão e tinha grande poder de articulação. “Não tenho noção do tamanho da dor que a família está sentindo. Clamo as autoridades para que as investigações ocorram de forma célere e tenhamos a elucidação dessa tragédia. Todos nós ficamos abalados, passamos momentos difíceis com essa notícia. Me solidarizo com familiares e amigos e com o povo de Juazeiro. Recebam nosso abraço nesse momento de dor!”.

Pesar

Falaram ainda, o vereador Bruno Mesquita, que rogou a Deus para que abrande a dor no coração dos familiares da vereadora. O vereador Júlio Brizzi disse que foi com muita tristeza e perplexidade que recebeu a notícia e que fica o pesar pelo ocorrido. O vice-presidente da Câmara, Paulo Martins, prestou solidariedade à família, na pessoa do deputado Yuri do Paredão. “Um episódio lamentável. Yanni era presidente da terceira maior cidade do Ceará, estava no seu primeiro mandato, médica, com apenas 26 anos. Que Deus possa conformar o deputado Yuri. Vinhamos a proximidade que ele tinha com a irmã, a ele meus votos de pesar,” frisou.

Falou ainda o vereador Jorge Pinheiro que se solidarizou também com a família, “que padece com esse grande momento de dor, por todo o acontecido. Nós aqui prestamos essa homenagem a essa colega de Juazeiro, terra de minha família. Ela que estava presidindo a Câmara ia completar 27 anos e teve a vida ceifada de forma trágica e absurda, causando uma grande comoção ao povo de juazeiro e todo o ceará. Nós queremos unir o nosso coração a toda família. Nós nos solidarizamos com o deputado Yuri, clamando a Deus que tenhamos paz, e que esses absurdos, loucuras violências desenfreadas parem. Que Nosso Senhor por sua graça atinja os corações e faça frear o mal,” afirmou.