Bairro Amadeu Furtado recebe serviços veterinários do VetMóvel

06/03/2023 - Câmara Municipal de Fortaleza

Desde 2018 quando foi inaugurado em junho de 2018, o VetMóvel já realizou mais de 180 mil procedimentos.

Os tutores de pets do bairro Amadeu Furtado têm acesso, desde a última sexta-feira (03/03), dos serviços do VetMóvel, equipamento da Prefeitura de Fortaleza que realiza consultas, castrações e vacinação antirrábica. A Unidade Móvel está estacionada na Praça Monsenhor Linhares e está atendendo das 7h30 às 12h e das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira.

O local atende cães e gatos. As castrações acontecem sob agendamento, já a vacinação antirrábica é condicionada às consultas, que ocorrem por meio de distribuição de senhas nos turnos da manhã e da tarde. Outra unidade do projeto está atendendo no bairro Cocó, de 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, na Praça Francisco Rodrigues Sancho. Já a unidade fixa, que fica ao lado da Clínica Veterinária de Fortaleza – Jacó, bairro Passaré realiza as castrações.

Desde 2018 quando foi inaugurado em junho de 2018, o VetMóvel já realizou mais de 180 mil procedimentos, sendo 40 mil castrações, 34 mil consultas clínicas, 26 mil vacinas antirrábicas aplicadas, 16 mil exames de triagem para calazar e 54 mil materiais educativos distribuídos. A Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa) coordena o serviço.

Atendimento

As castrações de cães e gatos são feitas a partir de cadastro pelo telefone 156 (opção 6). O tutor deve aguardar o retorno telefônico da equipe da Coepa para agendamento. As consultas ocorrem diariamente, a partir das 7h30 começa a distribuição de senha, sendo 20 fichas pela manhã e 20 à tarde, a partir das 13 horas.

A vacina contra a raiva, por sua vez, é condicionada à consulta e pode ser aplicado a partir dos quatro meses de idade, em cães e gatos, anualmente. Não pode ser aplicados em fêmeas prenhes, lactantes ou no cio. O tutor de ter em mãos o cartão de vacinação do animal no ato da vacinação, mas quem não possuir o documento, recebe no local. De velar ainda seu RG, CPF e comprovante de endereço de Fortaleza para o atendimento. Cães devem estar com guia, coleira e focinheira, enquanto gatos precisam ser levados dentro de caixas de transporte adequadas.

Foto: André Lima