Câmara instala Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa Autista

02/03/2023 - Anna Regadas

A Frente tem o objetivo de ampliar as discussões e garantir a tramitação de projetos em benefício da população autista na Capital.

Na sessão ordinária desta quinta-feira, 2, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Gardel Rolim (PDT) oficializou a instalação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista. A instalação ocorre após a aprovação do Requerimento nº 1035/23, de autoria do vereador Márcio Martins (PROS). O momento contou com a presença de diversas autoridades.

Por ser autor do requerimento, o vereador Márcio Martins (PROS) atuará como presidente da Frente Parlamentar. Também vão compor o colegiado, os vereadores Bruno Mesquita (PROS), Carlos Mesquita (PDT), Eudes Bringel (PSB), Pedro Matos (PL), Priscila Costa (PL) e Professor Enilson (Cidadania).

Destacando o engajamento do Parlamento Municipal na causa das pessoas com TEA, o presidente Gardel reforçou o compromisso dos vereadores que vão compor o colegiado. “Nesta Frente, inclusive, há vários vereadores que são pais de autistas, que conhecem a realidade, do que é conviver, lidar, e que sabem as reais necessidades para que o Município caminhe no acolhimento da pessoa que tem o Transtorno do Espectro Autista”, afirmou.

O presidente da Frente, Márcio Martins (PROS), defendeu a necessidade da disseminação de informação sobre o assunto para a quebra de rótulos e preconceitos em relação às pessoas com autismo e apontou que embora ainda haja muito a ser feito na área de educação, saúde e outros setores, a cidade já avançou muito na causa.

“A palavra que resume hoje é perseverança. Em 2017 quando comecei a falar nesta tribuna era um solitário e hoje a gente vê a quantidade de autoridades do mais diversos poderes que lutam pela causa. Então nosso agradecimento ao Gardel por oferecer total condição política e estrutura para a atuação dessa Frente”, destacou.

Engajado na causa, o vereador Bruno Mesquita (PROS) relatou a luta para a instalação do projeto Mundo Azul na Assembleia Legislativa do Ceará, pedido que foi atendido pelo então presidente na época, Sarto Nogueira (PDT) e reafirmou o compromisso em trabalhar para ampliar as ações e políticas públicas para os autistas.

Garantia de políticas públicas para os autistas

Com o objetivo de ampliar as discussões e garantir a tramitação de projetos em benefício da população autista na Capital, a Frente deverá formar parcerias com os familiares e instituições que priorizam o desenvolvimento e inserção das pessoas com autismo na sociedade.

Debates, audiências públicas, reuniões, visitas técnicas e apresentação de projetos que culminem em políticas públicas efetivas voltadas para o autismo em Fortaleza são algumas das linhas de atuação da Frente. O colegiado também deverá produzir relatórios das atividades e eventos na sede da Câmara Municipal de Fortaleza e em outros espaços da cidade, mobilizando sociedade e entidades do terceiro setor para discutir a temática.

Cronograma de atividades

O presidente da Frente ´Parlamentar, Márcio Martins (PROS) adiantou que o colegiado já possui algumas ações programadas. Dentre elas, a realização de uma caminhada para sensibilizar a população, a proposição de um selo de incentivo às empresas que estiverem preparadas para atender e incluir pessoas com autismo. Além de um mutirão para que os projetos voltados para a população com Transtorno do Espectro Autista (TEA) sejam aprovados e executados pela Prefeitura de Fortaleza.

Foto: Érika Fonseca