Educação e saúde foram temas debatidos no Grande Expediente

02/02/2023 - Rochelle Nogueira

O vereadores utilizam o tempo de 10 minutos para repercutir as principais demandas da sociedade fortalezense.

Servidores Habitafor

A vereadora Adriana do Nossa Cara (PSOL) utilizou o seu tempo pelo grande expediente para destacar a criação de cargos destinadas a Habitafor. Adriana reforçou que a matéria de criação desses cargos requer celeridade, haja vista que a secretaria não detém de nenhum servidor de carreira na instituição.

“Quero chamar atenção para essas nomeações já que a secretaria não tem nenhum servidor. É urgente a contratação deles. No projeto enviado pelo executivo serão destinadas seis pessoas para a pasta. Essas nomeações dará inicío uma nova configuração a instituição”, contou Adriana.

Repasse na saúde

O vereador Danilo Lopes (Avante) deu destaque para o anúncio do governador Elmano de Freitas (PT) destinando R$ 100 milhões à área da saúde. “Fique extremamente feliz. Estive em uma visita no Instituto José Frota e a gente sabe que 50% de quem se encontra lá são irmãos nossos vindos do interior. Se ele conseguir equipar com recursos humanos, principalmente os Hospitais Regionais, isso vai ser um ponto muito positivo no Governo dele. Será uma vitória para o Estado do Ceará se for colocado em prática”, atentou Danilo. O vereador finalizou seu discurso alertando para a temática da saúde mental que necessita de profissionais.

Educação

Pelo tempo da liderança partidária do Partido dos Trabalhadores (PT), o vereador Guilherme Sampaio deu destaque ao piso salarial nacional de professores expedido pelo ministro Camilo Santana (PT). Na ocasião, o vereador citou a vinda de professores à Casa Legislativa solicitando apoio dos vereadores para que o piso seja dado aos profissionais do Município.

“A Câmara ontem recebeu servidores, professores e professoras, que vieram reivindicar o apoio na garantia de uma conquista de política pública imprescindível na qualidade da educação desse país. A educação é o principal instrumento de justiça social e que não se fará uma educação pública de qualidade sem a valorização de professores”, afirmou Guilherme.