Prefeito José Sarto faz balanço das ações de governo na abertura dos trabalhos da Câmara Municipal

01/02/2023 - Ana Clara Cabral

Entre os destaques, estão os investimentos na Educação, Infraestrutura, Juventude, Emprego e renda.

Fortaleza, 1/02/23 - Sessão Solene de abertura do 1° Período Legislativo da 19ª Legislatura - prefeito Sarto- Foto: Mateus Dantas

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, na manhã desta quarta-feira (1º), a Sessão Solene de Abertura do Primeiro Período Legislativo de 2023, da 19ª Legislatura. Na ocasião, o prefeito Sarto Nogueira (PDT) discursou: “é um prazer e uma honra voltar aqui para dialogar, prestar contas e ouvi-los sempre atento. Além de legislar e fiscalizar, o parlamento tem o papel fundamental de representar o povo”.

De acordo com o prefeito, 88 projetos enviados pelo governo à Câmara Municipal, nas mais diversas áreas, foram aprovados pelos vereadores para o desenvolvimento da cidade de Fortaleza. “Sei que esse resultado é fruto da boa interlocução do governo com esta Casa. disse Sarto Nogueira. Visando aprimorar o diálogo, ele assumiu ainda o compromisso de fazer os secretários municipais mais presentes no Parlamento dando esclarecimentos, prestando contas e atendendo às demandas da população.

O gestor aproveitou o momento para fazer um balanço das ações de 2021-2022, destacando avanços e desafios. Segundo ele, 64% das metas do plano de governo já foram cumpridas. “Estamos a cada dia melhorando a vida dos fortalezenses, garantindo dignidade com infraestrutura, educação de qualidade, uma saúde mais eficiente, geração de emprego e renda, respeito ao meio ambiente e políticas públicas voltadas principalmente para os jovens, nossas crianças e as mulheres chefes de família”.

Veja os destaques da gestão do prefeito Sarto:

Fortaleza, 1/02/23 - Sessão Solene de abertura do 1° Período Legislativo da 19ª Legislatura - prefeito Sarto, vice Elcio Batista e Gardel Rolim - Foto: Mateus Dantas

Retomada econômica

“Nos últimos dois anos, a Prefeitura enfrentou a pandemia, vacinou a população, promoveu o retorno às aulas, a retomada econômica e os grandes eventos. Fomos bem-sucedidos nessas tarefas, transformamos esses desafios em conquistas. Fortaleza é hoje o primeiro PIB do nordeste e também a primeira capital da região em geração de empregos. O turismo voltou a crescer, no período de final de ano tivemos mais de 90% de ocupação hoteleira”, pontua Sarto.

Educação

Além de todos os benefícios concedidos aos professores, a rede de ensino foi expandida e qualificada:

• Inauguradas sete novas escolas, sendo cinco de tempo integral. E outras sete em construção.
  • Entregues para a população 23 Centros de Educação Infantil. Até o fim da gestão, serão entregues ao todo 50. 11 estão em construção e mais 16 em fase de licitação ou projeto.

Meio Ambiente

• Foi entregue a primeira etapa do Parque Rachel de Queiroz, o Parque Passaré, e a Cidade da Criança.
  • Em curso um plano de arborização para o plantio de 30 mil mudas e 5 mil árvores de grande porte na cidade.
  • Dadas as ordens de serviço para a requalificação e reurbanização de dois importantes pontos da cidade, a Lagoa da Messejana e a Lagoa do Opaia.

“Fortaleza está mais verde. Ganhou novos espaços de convívio. Está avançando para se tornar uma referência em sustentabilidade, como se tornou na mobilidade urbana”, pontuou.

Obras e infraestrutura

“A gente fala em obra e pensa muitas vezes apenas no concreto, em prédio. Mas nós estamos promovendo saúde quando entregamos um hospital. Nós estamos promovendo dignidade, quando fazemos drenagem, saneamento e pavimentação nas vias”, falou.

• 200 obras em andamento que serão concluídas em 2023 e 120 novas obras serão iniciadas. 97% dessas obras estão nas áreas mais vulneráveis da cidade.
  • Volume de 945 milhões de reais em investimentos nas áreas que mais precisam.

Juventude

• Em 2022 foram aplicados R$ 48 milhões de reais. Ao todo, são cerca de 30 projetos em execução voltados para os jovens.
  • Bolsa jovem tem 3 mil contemplados.
  • Recorde de inscrições no academia Enem com 12 mil vagas.
  • Inauguração do novo Cuca Pici.
  • Para 2023, o orçamento para a juventude é de R$ 55,4 milhões.
  • Será construído o novo Cuca do Vicente Pinzon.
  • Formados mais de 15 mil jovens na área de tecnologia da informação com o programa juventude digital.
  • Até 2024 vamos formar 40 mil jovens na área e transformar Fortaleza num polo de capital humano em economia digital.

Saúde

“Não há um dia sequer em que não acorde cedo, faça reuniões durante todo o dia, e durma já tarde da noite, que não seja pensando em formas de garantir o financiamento do custeio da saúde em Fortaleza”, comunicou. Segundo o prefeito, apenas o IJF custa R$ 46 milhões por mês. Consome todo o IPTU arrecadado e gasta mais 60 milhões de reais.

• Foram reformados sete postos de saúde.
  • Entregue o novo Gonzaguinha do José Walter.
  • Iniciadas as obras do novo Gonzaguinha de Messejana.
  • Entregue o CAPs Infantil no Rodolfo Teófilo e três novas bases do Samu.

Emprego e renda

• Promoção de ações de capacitação. Com o Fortaleza Capacita, mais de 37 mil pessoas foram beneficiadas com cursos gerenciais em convênio com o Sebrae Ceará.
  • Outras 4.302 pessoas foram contempladas pelo Fortaleza Mais Futuro, com cursos profissionalizantes em parceria com o Senai e Senac.
  • Lançado o programa Nossas Guerreiras, que já beneficiou 5.112 empreendedoras com
  • crédito orientado de até R$ 3 mil.

“Fizemos muito, mas há ainda um outro bocado para realizarmos. Nossa equipe que trabalhou forte até aqui vai seguir adiante ainda mais motivada para elevarmos a qualidade do serviço público em Fortaleza. Contem com todo meu empenho para garantir uma Fortaleza cada vez mais próspera, justa, igualitária e sustentável”, finalizou o prefeito Sarto Nogueira.

Foto: Mateus Dantas