Assembleia retoma atividades e elege nova Mesa Diretora

01/02/2023 - Rochelle Nogueira

As atividades na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará ocorreu nesta quarta-feira (1), com a eleição da nova mesa diretora. A Alce terá a frente por mais 2 anos o presidente Evandro Leitão (PDT). Confira nova composição.

Na abertura das atividades, os deputados estaduais se reuniram nesta quarta-feira, 1, no Plenário da Assembleia Legislativa, tendo como primeira ação a eleição em voto aberto para a nova composição da Mesa Diretora da Casa biênio 2023-2024.

A eleição contou com chapa única que foi eleita por unanimidade com 46 votos favoráveis, tendo o deputado Evandro Leitão (PDT) reeleito presidente. Instalada a 31ª Legislatura da Casa, a nova mesa diretora seguirá de 2023 a janeiro de 2027. Além da eleição o governador Elmano de Freitas fará a leitura da Mensagem Governamental no Plenário 13 de Maio nesta quinta-feira (02).

O presidente eleito, deputado Evandro Leitão, evidenciou a importância do poder legislativo como impulso que induz decisivamente na elaboração e aplicação das políticas públicas e de governo para a sociedade cearense. Evandro abordou temas que foram preponderantes durante seu dois anos à frente da Casa e atentou para o futuro na Assembleia Legislativa.

“Marca dessa e da gestão que se inicia será a manutenção de canais permanentes de interlocução com o povo, destinatário de todo o nosso trabalho e razão de ser da vida pública. Aqui neste plenário, deputadas e deputados, meus colegas, continuaremos a trabalhar com afinco, dispensando tratamento equânime a todas e todos, independentemente de coloração partidária ou preferências ideológicas. Manteremos o diálogo altivo e harmônico com os poderes constitucionais— Executivo e Legislativo, com o Ministério Público, com os órgãos de imprensa, com todas as instâncias da sociedade civil, fortalecendo e ampliando as parcerias existentes e estabelecendo outras, numa grande ciranda em defesa da gente cearense”, contou.

Eleita pela primeira vez como deputada estadual, Larissa Gaspar (PT) adiantou as pautas em que pode atuar na nova Casa. “Posso adiantar minhas predileções, pois quero dar minha contribuição junto a procuradoria da mulher da Assembleia, Comissão de Direitos Humanos onde já vinha fazendo um trabalho a partir da Câmara Municipal de Fortaleza. Também quero contribuir nas comissões de cultura, de meio ambiente e em muitos outros espaços que forem possíveis. Nossa atuação é marcado por muita dinamicidade, pluralismo e é importante ocupar os espaços e deixar nossa contribuição para que esse conjunto de políticas públicas fortaleça e favoreça o povo do Ceará”, atentou a deputada.

Composição da mesa:

Presidente; Evandro Leitão, 1º vice-presidente; Osmar Baquit (PDT) como 2º vice-presidente; Danniel Oliveira (MDB), como 1º secretário; Juliana Lucena (PT), como 2ª secretária; João Jaime (PP), como 3º secretário; e Oscar Rodrigues (União), como 4º secretário. Os deputados David Durand (Republicanos), Emília Pessoa (PSDB) e Luana Ribeiro (Cidadania) ocuparão, respectivamente, os postos de 1º, 2º e 3º suplentes.

Parlamentares eleitos para 31ª Legislatura

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) empossou os 46 deputados eleitos para a 31ª Legislatura (2023-2027). A renovação da composição da Alece conta com 24 deputados estaduais reeleitos, enquanto 22 assumem mandato pela primeira vez no Legislativo estadual.

Os parlamentares que reconquistaram assento são: Evandro Leitão (PDT), Fernando Santana (PT), Sérgio Aguiar (PDT), Romeu Aldigueri (PDT), Zezinho Albuquerque (PP), Dra. Silvana (PL), Renato Roseno (Psol), Osmar Baquit (PDT), David Durand (Republicanos), Guilherme Landim (PDT), João Jaime (PP), Marcos Sobreira (PDT), Jeová Mota (PDT), Agenor Neto (MDB), Queiroz Filho (PDT), Danniel Oliveira (MDB), Moisés Braz (PT), Salmito (PDT), Leonardo Pinheiro (PP), Davi de Raimundão (MDB), Lucílvio Girão (PSD), Júlio César Filho (PT), Fernando Hugo (PSD), e apóstolo Luiz Henrique (Republicanos).

Tomam assento no Parlamento cearense pela primeira vez os deputados Carmelo Neto (PL), Marta Gonçalves (PL), Gabriella Aguiar (PSD), Cláudio Pinho (PDT), Alcides Fernandes (PL), Antonio Henrique (PDT), Lia Gomes (PDT), De Assis Diniz (PT), Firmo Camurça (União), Alysson Aguiar (PCdoB), Dr. Oscar Rodrigues (União), Luana Ribeiro (Cidadania), Jô Farias (PT), Juliana Lucena (PT), Missias Dias (PT), Sargento Reginauro (UB), Larissa Gaspar (PT), Felipe Mota (UB), Emilia Pessoa (PSDB), Lucinildo Frota (PMN), Oriel Filho (PDT), e Stuart Castro (Avante).

Suplentes

Três suplentes também foram empossados com a licença dos deputados Moisés Braz (PT), Salmito (PDT), Zezinho Albuquerque (PP), que assumem secretarias do Estado. Prestaram compromisso de posse para ocupar seus assentos os suplentes imediato, deputados Nizo Costa (PT), Bruno Pedrosa (PDT), e Antonio Bie (Progressistas), respectivamente.

Foto: JL Rosa
Com informações da Agência de Notícias da Alece.