Fórum Participativo para a elaboração do Plano Diretor reúne comunidades do Conjunto Ceará e Genibaú

27/01/2023 - Câmara Municipal de Fortaleza

O Fórum do Território 38 foi realizado na Escola Municipal de Ensino Integral Prisco Bezerra, no Conjunto Ceará.

A Prefeitura de Fortaleza deu início aos Fóruns Participativos. Ao todo serão 39 encontros que acontecerão nos diversos bairros. Nesta quinta-feira, (26∕01) foram realizados os Fóruns dos territórios: 36 (Pici, Bela Vista, Demócrito Rocha, Couto Fernandes e Panamericano); 37 (Autran Nunes, Dom Lustosa, Henrique Jorge, João XXIII e Jóquei Clube); 38 (Conjunto Ceará I, Conjunto Ceará II e Genibaú) e 39 (Bom Jardim, Bonsucesso, Granja Lisboa, Granja Portugal e Siqueira).

O Fórum do Território 38 foi realizado na Escola Municipal de Ensino Integral Prisco Bezerra, no Conjunto Ceará. A ideia desses encontros é que as comunidades apresentem as demandas locais dos seus territórios elencando as prioridades. O vereador Emanuel Acrízio, esteve presente ao Fórum do Território 38, representando o Poder Legislativo, e destacou a importância da participação popular, “temos a ampliação dos territórios. Na revisão anterior foram 14 e agora 39. Portanto, quanto mais pessoas participarem desse momento, melhor para a cidade. A cidade é viva e está sempre em movimento, e o plano diretor irá ouvir todas as angústias, da Aldeota ao Pirambu, do Conjunto Ceará ao José Walter. É importante essa escuta da população porque é ela que sente na pele os reais problemas de cada localidade”, ressaltou.

Com relação as principais demandas da região, o vereador destacou a melhoria urbana das vias do Conjunto Ceará, principalmente com relação aos canteiros centrais que estão precisando de reformas e ordenamento. “Sei que o emprego é um ponto importante, mas os canteiros centrais estão cheios de comércios e precisam ser ordenados para que a população possa aproveitar esses espaços públicos”, comentou.

O secretário da Regional 11, Sócrates Cabral, esteve na abertura do encontro e disse que está motivado com esse processo e que a Secretaria estará participando ativamente da elaboração do Plano Diretor, “estou vendo o esforço e dedicação de vocês. Os facilitadores estão aqui e vão motivar vocês a produzir as propostas necessárias para o Plano Diretor e enfim estou honrado e feliz com a presença de todos vocês. Quero ressaltar também a presença da Câmara Municipal, através do vereador Emanuel Acrízio, o que é muito importante para esse debate”, disse.

As comunidades devem apresentar as demandas locais elencando as prioridades dentro dos eixos: Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico Sustentável, Cultura, Educação, Pesquisa e Inovação e Governança. Os presentes também avaliaram as transformações que o território sofreu nos últimos 10 anos e o que necessita ser reformulado e melhorado, por parte do Poder Público.

Fotos: André Lima