Praia de Iracema: obras de requalificação devem iniciar em abril

24/01/2023 - Marcelo Raulino

Entre as mudanças está a reformulação do trecho desde a avenida Rui Barbosa até o Poço da Draga, próximo da antiga Ponte Metálica.

A Prefeitura de Fortaleza lançou, nesta terça-feira (24/01), o projeto de requalificação, paisagismo e urbanização da Praia de Iracema. Entre as mudanças está a reformulação do trecho desde a avenida Rui Barbosa até o Poço da Draga, próximo da antiga Ponte Metálica. O investimento será de R$ 27 milhões. As obras devem iniciar somente em abril deste ano e estão a cargo da Secretaria Municipal da Infraestrutura.

O prefeito José Sarto pontuou que o projeto vem sendo maturado desde o início da gestão, através de reuniões com a Comunidade do Poço da Draga e com empresários da região. Ele afirma que o objetivo é resgatar a Praia de Iracema, preservando a cultura local e reformando os 2 km de sua orla. “Queremos um projeto semelhante ao que fizemos na Beira-Mar, com paisagismo moderno, pracinhas, piso intertravado e implantação de coqueiros e árvores”, frisou.

O Secretário Municipal da Infraestrutura (Seinf), Samuel Dias, afirmou que a obra será realizada buscando um impacto mínimo para a população. “A obra complementa as intervenções que fizemos na Beira-Mar, em mais 2 km, desde a avenida Rui Barbosa, até o Poço da Draga,. Buscaremos realizar as intervenções com o mínimo transtorno possível,” prometeu.

O vice-prefeito de Fortaleza e superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Élcio Batista, observou que a Praia de Iracema será regenerada e terá um design urbano mais acessível. “Será uma obra de grande impacto, para toda Fortaleza. A orla tem uma grande importância para o fortalezense e pudemos ver isso após a urbanização do Projeto Beira-Rio, na Barra do Ceará, quando as pessoas passaram a frequentar o local antes esquecido”.

Veja as mudanças

Praia de Iracema

A Praia de Iracema receberá obras de construção de novo calçadão, minipraças, caramanchões, ciclovia, iluminação em LED, banheiros públicos, 50 novas vagas de estacionamento e paisagismo com o plantio de 1.566 árvores e coqueiros em toda a sua extensão.

Calçadão da Praia de Iracema (aterro)

O calçadão receberá sombreamento, mais acessibilidade com a reforma de todo o calçadão. Os passeios ganharão novo piso, mobiliários urbanos e serão contornados com o plantio de arbustos e árvores de grande porte, com áreas de sombreamento para amenizar a temperatura e criar um ambiente mais agradável em qualquer hora do dia.

Poço da Draga

O trecho que compreende o Poço da Draga e a Praia do Havaizinho, voltará a ser integrado. Com o recuo do canteiro de obras do Aquário foi possível um ganho de mais de oito metros de calçadas, especificamente nesse ponto, possibilitando a integração entre regiões. Com isso a região ganhará um corredor de passagem com mobiliários urbanos, paisagismo e calçadão.

Pavilhão Atlântico

Haverá a reforma de todo o seu entorno, com a substituição de pisos, bancos e iluminação, tornando-se uma ampla praça com espaço propício para feiras, projetos culturais e gastronômicos.

Foto: PMF