Vereadores debatem sobre a gestão de resíduos sólidos

07/12/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

Outros assuntos como prevenção ao câncer de pele, reforma do Polo de Lazer da Av. Sargento Hermínio e o salvamento do sargento Jairo do Corpo de Bombeiros, foram destaques no Pequeno Expediente

Durante o Pequeno Expediente desta quarta-feira (7), os vereadores Danilo Lopes (Avante), Guilherme Sampaio (PT), Gabriel Aguiar (Psol) e Jorge Pinheiro (PSDB) ocuparam a tribuna para repercutir o PLO nº 437/22, que trata da gestão de resíduos sólidos na Capital. A matéria visa atender a regra prevista no Novo Marco Legal do Saneamento, aprovado em 2020, que determina que os titulares dos serviços de saneamento básico, ou seja, as prefeituras, devem garantir a sustentabilidade econômico-financeira dos serviços de manejo dos resíduos sólidos.

Danilo ressaltou que a pauta é delicada, podendo afetar a economia. Pontuou que desde o ano passado protocolou um pedido de audiência pública para debater a limpeza urbana e política de resíduos sólidos. “Se agente tivesse tido uma audiência pública em que a população pudesse debater os prós e contras, a gente não teria tanto desgaste”, disse.

Guilherme Sampaio (PT), se posicionou contra a iniciativa, que segundo ele, foi rejeitada em momentos anteriores pela Câmara, pela justiça e pela a sociedade. O vereador destaca que o momento não é ideal, pois a economia ainda sofre na recuperação. “Não criemos mais essa sobrecarga para as famílias em Fortaleza. Não é o momento”, pontuou.

Gabriel Aguiar (Psol) também se posicionou contrário ao projeto e lamentou que a coleta seletiva dos resíduos sólidos não funcione bem na Capital. “Somos contrário a taxa do lixo e vamos apresentar emendas para tentar amenizar o texto que está sendo colocado. Do jeito que está não dá”, explanou.

O vereador Jorge Pinheiro (PSDB) também destacou que o momento não é o ideal para aprovar a iniciativa. “Quero deixar registrado que voto contrário a essa tarifa do lixo”, pontuou.

O vereador Julierme Sena (União Brasil) também se pronunciou sobre o assunto no tempo do Grande Expediente. Para o parlamentar, a proposta é bem parecida com a que não foi aprovada na época do então prefeito Juracy Magalhães, e discorda sobre a obrigatoriedade dos município criarem cobranças ao serviço de coleta do lixo.

Reforma do Polo de Lazer

Ainda pelo Pequeno Expediente, o vereador Júlio Brizzi (PDT) relatou a situação do Polo de Lazer da Av. Sargento Hermínio, no bairro São Gerardo, que se encontra com problemas estruturais. O vereador espera que a Prefeitura de Fortaleza possa realizar as obras de requalificação daquele espeço público que oferta esporte, lazer e cultura. “Solicito mais uma vez atenção para que o Polo seja reformado e entregue para a população”, disse.

Dezembro Laranja

A vereadora Cláudia Gomes (PSDB), chamou atenção para a campanha do Dezembro Laranja que trata sobre a prevenção do câncer de pele e alertou para os cuidados com a pele. Claudia aproveitou repercutiu um projeto de sua autoria, aprovado pela Câmara, e já publicado no Diário Oficial, onde obriga a fixação de cartazes informativos nas barracas de praia alertando sobre os riscos de câncer de pele. Informou ainda que semana passada o Hospital Walter Cantídio realizou atendimentos gratuitos da população para diagnósticos de câncer de pele.

Salvamento

Sargento Reginauro (União Brasil), agradeceu as orações pela vida do Sargento Jairo, do Corpo de Bombeiros, que ficou à deriva no mar da Praia de Jericoacoara, após o salvamento de um praticante de kite surf. Segundo o vereador, o militar ficou desaparecido de 18h, depois que sua moto aquática deu problemas.

Na ocasião, Reginauro lamentou que não foi destacada nenhuma aeronave para realizar as buscas e salvamento do militar. Ressaltou que as buscas foram realizadas pelos pescadores locais e outros companheiros de farda que foram ao local para o salvamento. “Nosso muito obrigado a todos que se empenharam nessa missão, Prefeitura da Jijoca, comunidade local, pescadores e bombeiros que foram em busca de nosso irmão”, disse.

Foto: Érika Fonseca