Projeto que cria o Programa de Apoio ao Aposentado é enviado às Comissões

07/12/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

O programa abrangerá tanto o servidor municipal que esteja na iminência da aposentadoria, como o servidor já aposentado.

Começou a tramitar na Câmara Municipal de Fortaleza, o Projeto de Lei Complementar nº 048/2022, de autoria do Executivo Municipal, que institui o Programa de Apoio ao Aposentado (PROSA), com a proposta de fomentar ações voltadas ao bem-estar e a qualidade de vida dos servidores públicos municipais que já possuem os requisitos para aposentadoria e os já aposentados.

Segundo a matéria, o objetivo do programa é promover o conhecimento e estimular o compartilhamento de vivências que possibilitem o desenvolvimento de competências para a promoção do planejamento financeiro, do lazer, da ocupação, do estimulo aos processos cognitivos, do fortalecimento de vínculos socioafetivos, dentre outros temas identificados como relevantes para os servidores aposentados ou próximos a se aposentarem.

O Programa de Apoio ao Aposentado compreenderá dois eixos temáticos de atuação, são eles:

I – Valorização e Integração:
a) Programa de preparação para aposentadoria: orientação psicossocial e previdenciária;
b) reconhecimento e homenagem aos servidores próximos da aposentadoria;
c) atividades de estímulo ao empreendedorismo, ao voluntariado e ao compartilhamento de experiências profissionais;
d) divulgação das atividades de capacitação e desenvolvimento.
II – Bem estar:
a) promoção de atividades culturais e artísticas;
b) organização de ciclo de palestras e oficinas relacionadas à qualidade de vida;
c) celebração de parcerias com organizações que promovam atividades esportivas e de lazer.

O Programa de Apoio ao Aposentado (PROSA), será de responsabilidade da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), onde formará em sua estrutura administrativa uma equipe para articular, implementar, acompanhar e gerenciar todas as áreas de atuação do programa.

Trâmite – O projeto foi enviado à Comissão Conjunta de Legislação e Orçamento, para apreciação do colegiado. Sendo aprovado, ele retorna para votação no plenário.

Foto: Érika Fonseca.