Políticas municipais de incentivo ao empreendedorismo feminino são destaque no Pequeno Expediente

06/12/2022 - Anna Regadas

O bloqueio de contas de parlamentares nas redes sociais e o limite de idade para ingresso na polícia por meio de concurso público também foram assuntos no Pequeno.

O vereador Luciano Girão (Progressistas) destacou matéria veiculada no jornal O Povo, que fala sobre o protagonismo das mulheres na economia e no empreendedorismo, comandando cerca de 47% dos negócios da Capital. Conforme o parlamentar, as políticas municipais voltadas para as mulheres têm sido fundamentais para garantir esse espaço de destaque no mercado.

“O setor que mais se destaca é o de serviço com mais 27 mil mulheres empreendendo e para mim é muito gratificante saber que dos 5 projetos de incentivo às mulheres, 3 são da Prefeitura de Fortaleza. Nós temos o Nossas Guerreiras que concede crédito orientado, de até R$ 3 mil, o programa Mulher Empreendedora que oferta um crédito de até R$ 15 mil, além de capacitação e consultorias. E por último o projeto Costurando Futuro, que oferece espaços compartilhados e gratuitos para as mulheres que sabem costurar e não possuem máquina. Ali elas podem utilizar e levar alguma renda para casa. Parabéns à politica empreendida pelo prefeito Sarto de apoio e valorização das mulheres”, afirmou.

O vereador Ronivaldo Maia também parabenizou a Prefeitura de Fortaleza por ter ajuizado ação de indenização junto ao Governo Federal para receber as diferenças do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), pagos em valor menor nos anos de 2017 a 2020. “Ao fazer isso ela está reivindicando um direito que foi tomado do Munícipio e 60% desse recurso será destinado aos professores. Por isso a Prefeitura está de parabéns por ter ajuizado a ação”, destacou.

Já o vereador Carlos Mesquita (PDT) parabenizou a gestão municipal, em especial, a Secretaria de Cultura, comandada pelo secretário Elpídio Nogueira pela política de valorização dos artistas locais, elogiando o trabalho que vem sendo realizado pela pasta e as ações desenvolvidas para os músicos, cantores e atores.

Concurso Público

O vereador Sargento Reginauro (União Brasil) criticou o limite de idade de 30 anos para o ingresso na Polícia Penal do Estado do Ceará, determinado por meio de mensagem encaminhada à Assembleia Legislativa pela governadora Izolda Cela.

“Queria neste momento falar em nome de todos aqueles que se dedicam a se preparar para concurso público no Estado do Ceará, principalmente aqueles que aguardam ansiosamente os editais relacionados à segurança pública. E lamentar a mensagem da governadora Izolda limitando a idade para o ingresso na polícia penal em 30 anos. A expectativa de vida aumentou e espero que os deputados votem contrário a este projeto”, afirmou.

O vereador Bruno Mesquita (PROS) manifestou apoio ao vereador Reginauro, citando emenda apresentada pelo então à época deputado Roberto Mesquita que ampliava o limite de idade para até 35 anos em um dos concursos da polícia. “Nós fomos procurados por um grupo de pessoas que estavam dentro do limite de idade quando prestaram o concurso público, mas que só foram chamados para assumir 3 anos depois e acabaram sendo impedidos por terem mais de 30 anos e lá colocamos emenda aumentando a idade para até 35 anos. Então vossa excelência está de parabéns por trazer este tema”, manifestou.

Abuso sexual

A vereadora Enfermeira Ana Paula (PDT) prestou solidariedade à jovem do Parque Santa Rosa, que sofreu abuso sexual por parte de um tatuador e destacou a importância do acolhimento às mulheres pela sociedade em geral.

“Faço uso desse momento para me solidarizar com a jovem do Parque Santa rosa que sofreu abuso sexual por parte de um tatuador. Ela está passando por uma situação de muita debilidade, emocionalmente abalada e assim como ela muitas jovens passam por isso diariamente. Essa prática deixa a mulher tão fragilizada a ponto dela se sentir culpada pelo abuso. Infelizmente as mulheres que passam por esta situação ainda têm muita dificuldade de encontrar o acolhimento da sociedade. É muito importante que a sociedade não seja conivente com esse tipo de postura”, defendeu.

Bloqueio das redes sociais

O vereador Carmelo Neto (PL) afirmou que parlamentares federais tiveram a liberdade cerceada por meio de ação que bloqueou suas redes sociais. “Hoje venho falar de um assunto extremamente grave e importante. É fato que desde março de 2019, o Brasil vive uma democracia às avessas, um estado policial comandado pela Suprema Corte Brasileira. Nós hoje, temos de volta o medo da mordaça e o temor à liberdade”, ressaltou.

O vereador Jorge Pinheiro (PSDB) concordou e afirmou “o que temos visto é um imenso absurdo. Parlamentares sendo caçados, censurados sem o devido processo legal. É por isso que me preocupa muito e vamos estar aqui sempre parlando sempre que for possível e não nos calando diante desse abuso de autoridade e de poder”.

Já o vereador Guilherme Sampaio (PT) apontou que há uma diferença entre o direito à liberdade de expressão e o atentado à Constituição Federal. “O que temos assistido no Brasil são parlamentares defenderem abertamente o golpismo, a intervenção militar, tortura, ditadura e quando as instituições começam a dar limites, as pessoas se desesperam. As instituições estão se recuperando e fazendo com que se sinta a diferença entre liberdade de expressão e atentados contra a base que sustenta o exercício de um mandato parlamentar”, afirmou.

Foto: Érika Fonseca