Câmara Municipal promove campanha Dezembro Laranja de prevenção ao câncer de pele

06/12/2022 - Ana Clara Cabral

Com a proximidade das comemorações de fim de ano e temporada de férias, Câmara enfatiza o cuidado com o sol.

Com o tema “Cuidado com a pele é fator de proteção à vida”, a Câmara Municipal de Fortaleza promove a Campanha Dezembro Laranja de prevenção ao câncer de pele. Na manhã desta terça-feira (6), o Departamento de Saúde da Câmara iniciou a entrega do material informativo para vereadores, servidores e visitantes.

A médica da Câmara Municipal, Érika Matos, explicou: “o Dezembro Laranja é uma campanha de conscientização da prevenção do câncer de pele, um dos cânceres mais frequentes no Brasil e no mundo. É importante porque o efeito do sol é cumulativo. Um sol que a gente pegou na infância, adolescência, início da idade adulta vai acumulando e aumentando o risco”.

“A função do Departamento de Saúde é também de conscientizar as pessoas. A pele é uma parte muito sensível do nosso corpo. Não devemos nos expor ao sol, também é importante ficarmos atentos às manchas do nosso corpo. O Departamento de Saúde orienta que as pessoas procurem um dermatologista para verificar essas situações”, declara a coordenadora Lúcia Baima.

A Ana Lúcia Oliveira, servidora do setor de Protocolo da Câmara Municipal, recebeu o folheto informativo e apoiou a iniciativa: “é muito importante conscientizar as pessoas na Casa do Povo, pelo perigo do câncer. Principalmente em dezembro, época que iniciam as férias. Esse sol está muito quente, às 8h já parece 12h”.

Atenção às dicas de prevenção:

• Use protetor solar nas áreas expostas ao sol
  • Evite exposição ao sol nas horas de pico: entre as 10h da manhã e às 16h da tarde.
  • Use chapéu ou boné de aba larga para proteger o rosto

Veja quais são os fatores de risco:

• Histórico familiar de câncer de pele
  • Pessoas de pele e olhos claros com cabelos ruivos ou loiros
  • Pessoas que trabalham frequentemente expostas ao sol sem proteção adequada
  • Exposição prolongada e repetida ao sol na infância e na adolescência

Fique de olho nos sintomas:

• Uma lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente.
  • Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho.
  • Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

Foto: Érika Fonseca