Aumento de casos de Covid-19 em Fortaleza pede atenção redobrada

02/12/2022 - Ana Clara Cabral

Usar de máscara em locais fechados e evitar aglomerações continuam sendo recomendados pelas autoridades da Saúde.

De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, no início de novembro ocorreu um novo aumento de casos de Covid-19 em Fortaleza. A média entre 22 e 28 de novembro (118,1 casos) foi aproximadamente 15% maior do que a registrada duas semanas antes (100,4 casos).

No período avaliado no boletim, o percentual de positividade das 1.519 amostras (RT-PCR) de residentes de Fortaleza, analisadas pelos laboratórios da rede pública, foi de 31,2% (475/1.519).

“O cenário atual é de circulação viral elevada, embora com menor velocidade de crescimento. A introdução e posterior dominância da sublinhagem da ômicron BQ.1 é, provavelmente, o principal fator associado ao aumento de casos neste novo ciclo”, informa a Coordenadoria de Vigilância em Saúde – Célula de Vigilância Epidemiológica.

Conforme os dados mais atualizados da plataforma de transparência IntegraSUS, do início de novembro até hoje, Fortaleza registrou 11.142 notificações de casos, com a confirmação de 6.125 e 4.298 ainda em investigação.

Já no Ceará, 32.084 casos foram notificados, sendo 17.039 confirmados e 10.637 em investigação. Nenhuma morte foi registrada.

Fonte: IntegraSUS e Secretaria Municipal da Saúde (SMS)

Foto: Rodrigo Carvalho