Vereador Gardel Rolim é eleito presidente da Câmara Municipal de Fortaleza para o biênio 2023/2024

01/12/2022 - Ana Clara Cabral

A nova Mesa Diretora toma posse em 1º de janeiro.

Gardel Rolim - Foto: Mateus Dantas

Os Vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza elegeram, na manhã desta quinta-feira (1º), Gardel Rolim (PDT) como o novo presidente da Casa Legislativa. Ele sucede o vereador Antônio Henrique (PDT), eleito deputado estadual no último pleito. Também foi eleita a nova Mesa Diretora para o biênio 2023-2024. A chapa única, que conquistou o voto favorável dos 43 parlamentares, tomará posse no dia 1º de janeiro.

Na ocasião, o presidente eleito discursou: “preciso também agradecer aos 5.107 eleitores que me deram a oportunidade em 2016 de chegar nesta Casa pela primeira vez e aos 11.552 que renovaram meu mandato em 2020. Agradeço de forma muito especial ao prefeito Sarto que no início do mandato me convidou para ser seu líder na Câmara. Liderança que me trouxe mais experiência, mais maturidade, mais compromisso com o diálogo. Me preparou mais para estar aqui hoje e poder conduzir o Legislativo Municipal”.

“Agradeço aos 42 vereadores que me conferiram o voto hoje para presidir esta Câmara. Esses últimos dois anos tive a oportunidade de sentar para conversar com todos, discutindo matérias e temas importantes para a cidade. Estamos aqui apostando e decidindo os próximos dois anos do Poder Legislativo. A vocês eu devo esse momento, essa responsabilidade e esse compromisso de fazer da Câmara Municipal a maior e mais expressiva representação da cidade que tanto precisa do nosso trabalho”, garantiu o parlamentar.

Ainda presidente da Câmara Municipal até 31 de dezembro, o vereador Antônio Henrique (PDT) foi incluído nos agradecimentos: “Vossa excelência será em breve e já por mim reconhecido como um dos maiores presidentes que essa Casa já teve. Deixou marcas que a mim cabe superá-las, e não será fácil, como a humildade, diálogo, sensibilidade, construção coletiva”, pontuou Gardel.

Por fim, o parlamentar concluiu: “A nós da nova Mesa Diretora fica o sentimento de responsabilidade, diálogo e zelo, ouvindo os vereadores e servidores desta casa. Minha oração é que nós todos tenhamos muita humildade e entusiasmo para que a gente possa fortalecer o Poder Legislativo. O que fica de mim é o compromisso com os 42 vereadores e com a população de Fortaleza de que nós trabalharemos muito para entregar o melhor à cidade”.

O vereador Antônio Henrique (PDT) finalizou a sessão desejando sorte ao novo presidente eleito: “eu tenho certeza que vossa excelência, ao longo de sua trajetória, se preparou para ocupar esse lugar. Eu não tenho dúvida de que a Câmara Municipal estará bem representada por vossa excelência e por todos aqueles que compõem a Mesa Diretora. Fico muito feliz de estar aqui participando desse processo, não só presidindo a sessão, mas votando e apoiando esse projeto para a cidade de Fortaleza e para o Poder Legislativo”.

Veja a composição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Fortaleza

Presidente: Gardel Rolim (PDT)
1º vice-presidente: Paulo Martins (PDT)
2º vice-presidente: Renan Colares (PDT)
3ª vice-presidente: Cláudia Gomes (PSDB)
1º secretário: Bruno Mesquita (PROS)
2º secretário: Fábio Rubens (PSB)
3ª secretária: Kátia Rodrigues (Cidadania)
1ª suplente: Ana Aracapé (PL)
2º suplente: Luciano Girão (PP)
3ª suplente: Estrela Barros (Rede)

Todos os cargos da nova Mesa Diretora serão ocupados a partir do dia 1º de janeiro, quando acontecerá a cerimônia de posse.

Foto: Mateus Dantas