Câmara elege Mesa Diretora para o biênio 2023/2024 nesta quinta-feira, 1º

30/11/2022 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza, em sessão extraordinária a ser realizada nesta quinta-feira, 1º de dezembro, às 10 horas, vai eleger a nova Mesa Diretora para o biênio 2023-2024. Até o presente momento só uma chapa foi anunciada tendo o vereador Gardel Rolim (PDT) como candidato a sucessão do vereador Antônio Henrique (PDT), eleito deputado estadual no último pleito. A chapa é formada ainda pelos seguintes membros: 1º vice: Paulo Martins (PDT); 2º vice: Renan Colares (PDT); 3ª vice: Cláudia Gomes (PSDB); 1º secretário: Bruno Mesquita (PROS); 2º secretário: Fábio Rubens (PSB); 3ª secretária: Kátia Rodrigues (Cidadania); 1ª vogal: Ana Aracapé (PL); 2º vogal: Luciano Girão (PP) e 3ª vogal: Estrela Barros (Rede).

Conforme o Regimento Interno, mesmo com apenas uma chapa inscrita, a Mesa Diretora deverá ser eleita em votação nominal. Segundo o diretor do Departamento Legislativo da CMFor, Francisco Alcântara, a votação acontecerá através da chamada nominal de cada vereador feita pelo secretário da sessão com a manifestação oral do vereador chamado de sua bancada indicando seu voto. A eleição da Mesa Diretora para o segundo biênio acontece na primeira sessão ordinária do mês de dezembro da segunda sessão legislativa de cada legislatura, às 10 horas. A sessão será presidida por um dos membros da Mesa Diretora.

O pedido de registro das chapas ocorre no início da sessão e deverá ter os nomes e os respectivos cargos, assinado ao final pelos parlamentares participantes, cabendo ao Presidente suspender os trabalhos pelo tempo necessário ao deferimento do registro. Deferido o registro, o Presidente determinará ao Departamento Legislativo que organize a votação. Reaberta a sessão, a votação será realizada, por escrutínio aberto, considerando-se eleita a chapa que atingir a maioria absoluta dos votos. Por fim, o resultado da apuração dos votos será proclamado pelo Presidente. Os eleitos tomarão posse no primeiro dia de janeiro da sessão legislativa subsequente.

Foto: Evilázio Bezerra